O licenciamento digital já é realidade em todo o Brasil e o documento do carro não é mais enviado pelo Detran para sua casa após o pagamento da taxa. 

De acordo com o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o licenciamento digital busca desburocratizar a vida do cidadão brasileiro que dirige além de reduzir gastos com o fim da emissão de papel-moeda utilizado na produção do documento, o CRLV Digital.

Como emitir o licenciamento digital?

1. Verifique se existem multas atrasadas ou IPVA vencido;

O primeiro passo para emitir o licenciamento digital é estar com todas as contas do veículo em dia. Não é possível baixar o CRLV Digital se o seu carro estiver com multas atrasadas e IPVA vencido. 

2. Pague a taxa de licenciamento;

Depois de pagar as possíveis multas e o IPVA do seu carro, pague a taxa de licenciamento. Saiba quanto custa o licenciamento do seu carro aqui.

3. Acesse sua conta no portal do Detran;

Após pagar a taxa de licenciamento, acesse sua conta no portal do Detran do seu estado. 

4. Procure por “Documento”;

Na aba de serviços oferecidos pelo Detran, procure por “Documento” ou “Documento do carro”.

5. Informe a placa do veículo e o Renavam;

Depois de clicar em “Documento”, digite a placa do seu carro e o código do Renavam, presente no CRLV do ano anterior.

6. Confirme para emitir o licenciamento digital.

Pronto! Agora é só baixar e emitir o licenciamento digital do seu carro. 

É importante esclarecer que após o pagamento do licenciamento digital, o CRLV pode demorar de 2 a 4 dias úteis para ficar disponível. 

Veja como imprimir o CRLV Digital 2021 em nosso blogpost completo sobre o assunto.

policiais federais fazem blitz em rodovia

Como funciona o licenciamento digital?

Desde junho de 2020, todos os Detrans do Brasil passaram a oferecer o licenciamento digital para simplificar a vida do motorista e também reduzir os gastos com a impressão dos documentos.

Já em 2021, o Contran reforçou o processo de digitalização de seus serviços com o novo CRV (Certificado de Registro do Veículo), que também ficou eletrônico e mudou de nome. A partir de agora, o documento de transferência do veículo passa a ser o ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo). Saiba mais aqui.

A ATPV eletrônico já está valendo para carros registrados a partir do dia 4 de janeiro de 2021. Já os documentos expedidos (em papel-moeda verde) antes dessa data continuam valendo normalmente.

Não conseguiu encontrar o código de segurança do CRV? Deixa que a gente te ajuda! Acesse aqui e encontre o código de segurança do CRV.

Como pagar o licenciamento pela internet?

Há duas maneiras de pagar o licenciamento pela internet. A primeira é através da sua conta bancária digital. Porém, a forma mais rápida de consultar e pagar os tributos do seu carro é com o app Zul+ (caso o seu veículo seja registrado no estado de São Paulo).

Veja como é simples pagar o licenciamento pela internet com o Zul+. Basta baixar o app no seu celular (iPhone ou Android) e realizar o seu cadastro. Depois disso, é só adicionar o seu veículo e tocar em “Multas, IPVA e licenciamento” na home do app. Logo em seguida, você deve selecionar “Licenciamento”.

Caso ainda não tenha informado o número do Renavam, esse é o momento. O código presente no CRLV é fundamental para identificar o veículo na base do Detran.

Após preencher o Renavam, o valor do licenciamento digital do seu carro irá aparecer para você. Aí é só pagar. No app, você pode pagar o licenciamento pela internet utilizando o Pix ou em até 12x no cartão de crédito.

Como usar CRLV Digital?

Você pode usar o CRLV Digital de três maneiras: direto no app Zul+, no app Carteira Digital de Trânsito ou imprimindo o documento. As duas versões (física e digital) contam com o QR Code, que oferece maior segurança e praticidade à fiscalização.

Vale lembrar que a versão eletrônica do CRLV dispensa o porte obrigatório do documento físico em papel. O CRLV Digital impresso só é necessário caso o motorista viaje com o veículo para outro país.

telas do app zul+ em crlv digital

1. Baixe o app Zul+;

Busque por “Zul+” na loja de aplicativos do seu dispositivo ou baixe o app aqui com o link direto: Zul+ para iPhone ou Zul+ para Android.

2. Faça seu cadastro pessoal e registre seu veículo;

Insira seu nome, CPF e e-mail para criar uma conta no app. Adicione também seu veículo. O número do Renavam, presente no CRLV (documento) atual do carro, será fundamental para realizar a consulta do novo documento na base de dados do Detran. 

3. Toque em “CRLV Digital”;

Depois de concluir o cadastro, toque em “CRLV Digital” na home do Zul+. Ou então, também é possível acessar o documento clicando na aba de “IPVA, Multas & Licenciamento”.

4. Solicite a emissão do CRLV;

Clique em “Solicitar documento” e pague a taxa de emissão do CRLV Digital de R$9,90. Após o pagamento da taxa, o documento leva, em média, 1 dia útil para ficar disponível no app.

Também é possível anexar o CRLV Digital no Zul+ de maneira gratuita caso você já tenha emitido o documento anteriormente. Para isso, basta você baixar o CRLV no site do Detran ou app CDT, enviar o arquivo para o seu celular e depois anexá-lo no app Zul+.

5. Pronto! Consulte o documento quando quiser.

Depois da emissão do documento no Zul+, você poderá consultar o documento em qualquer horário do dia, mesmo se estiver sem acesso à internet.

Como incluir o licenciamento no app CDT?

CRLV Digital SP

1. Baixe o aplicativo CDT no seu celular;

Faça o download do app Carteira Digital de Trânsito no seu iPhone ou Android.

2. Na home do app, clique em “Veículos”;

3. Informe o Renavam e código de segurança do CRV para finalizar.

Com o CRV em mãos, digite o número do Renavam e do código de segurança do CRV para cadastrar o CRLV Digital. Veja como encontrar esse código a seguir.

Onde encontrar o número de segurança do CRV?

O número de segurança do CRV não está disponível no CRLV. Ele fica localizado na parte superior direita do CRV, antigo DUT. Clique aqui para saber mais.

Mais de uma pessoa utiliza o mesmo veículo. Posso compartilhar o documento?

Sim, através do aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” é possível compartilhar o documento digital do veículo com até 5 outros motoristas que também tenham o app.

Posso cadastrar mais de um CRLV no app da Carteira Digital de Trânsito?

Sim. Se você dirige mais de um carro, é possível adicionar dois ou mais documentos em sua conta no app.

Tenho débitos pendentes do meu veículo. Posso baixar o CRLV Digital?

Não. Para obter o documento do carro digital, é necessário estar com o licenciamento 2021 em dia. Dessa maneira, veículos com IPVA, multas e outros débitos pendentes não conseguirão emitir o documento.

Se eu for parado em uma blitz mas estiver sem internet, consigo acessar o documento no meu celular?

Sim. O aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” permite que o usuário acesse o documento do carro mesmo se estiver sem internet em seu celular.