O documento do carro se tornou eletrônico e você já consegue cadastrar o CRLV Digital do seu veículo direto no seu celular. A partir de agora, todo proprietário pode baixar e imprimir o documento veicular de porte obrigatório em todo o país através do app Zul+, aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”, pelo portal do Detran do seu estado ou pelo site do Denatran.

Para ter acesso ao CRLV Digital, é necessário, primeiro, que o motorista realize o licenciamento 2021 e quite todos os débitos pendentes relacionados ao seu carro, como multas e IPVA atrasados.

baixe o crlv digital no app Zul+

O app Zul+ permite que o proprietário pague e parcele (em até 12 vezes) todos esse débitos de maneira muito prática e segura. Dessa maneira, o licenciamento do carro é liberado e o motorista consegue cadastrar seu CRLV Digital.

A opção de parcelamento do licenciamento também já está disponível no app. Baixe o Zul+ nas versões para iPhone ou Android e fique por dentro das novidades do principal app para quem dirige no Brasil.

O que fazer para licenciar o carro?

Para realizar o licenciamento do carro, o proprietário deve se atentar a dois fatores: o calendário de pagamento do seu estado e aos débitos pendentes do seu veículo.

Ao seguir o calendário oficial, o motorista não corre o risco de pagar a taxa de licenciamento com juros por conta de um atraso. Já, ao quitar todos os débitos ainda em abertos do seu carro, o condutor não é impedido de realizar o licenciamento.

1. Consulte o calendário de pagamento do seu estado;

Cada unidade federativa do Brasil tem um calendário oficial para o pagamento da taxa de licenciamento. Para não acumular multas e juros por atraso no pagamento, o proprietário deve se basear nas datas previstas pelo Detran e Secretaria da Fazenda do seu estado.

Em São Paulo, por exemplo, o calendário de pagamento do licenciamento começa no mês de abril com veículos de placas com final 1 e termina em dezembro com placas de final 0.

Calendário de Pagamento do Licenciamento 2021 – Estado de São Paulo

Placa Quando pagar?
Final 1 Abril
Final 2 Maio
Final 3 Junho
Final 4 Julho
Final 5 e 6 Agosto
Final 7 Setembro
Final 8 Outubro
Final 9 Novembro
Final 0 Dezembro

Fonte: Detran-SP.

2. Pague todos os débitos relacionados ao veículo (Multas, IPVA…)

A condição fundamental para a realização do licenciamento é o pagamento de todos os débitos pendentes do veículo, como: multas de trânsito, IPVA e seguro DPVAT. Caso o proprietário tenha qualquer um desses débitos em aberto, ele não conseguirá licenciar seu carro.

Entenda a diferença entre IPVA e licenciamento em nosso blogpost completo sobre o assunto.

O app Zul+ permite que o motorista consulte e pague multas e IPVA atrasados do em até 12x. Basta cadastrar o veículo no aplicativo e realizar uma rápida consulta desses débitos. Se existirem multas não pagas ou IPVA atrasados, o motorista poderá escolher a melhor forma de quitá-los. O Zul+ oferece atualmente a mais diversificada gama de meios de pagamento do mercado.

banner licenciamento com Pix ou em até 12x no Zul+ baixe o app

Baixe já o aplicativo nas versões para iPhone ou Android e conheça todos os serviços automotivos que você pode ter na palma da mão e tornar o seu carro muito mais completo.

3. Consulte o valor e pague o licenciamento através do Renavam do seu veículo.

A consulta e o pagamento do valor da taxa de licenciamento do carro pode ser feita em agências bancárias, caixas eletrônicos ou pelo internet banking dos bancos credenciados.

Basta o motorista acessar sua conta bancária e procurar pela opção de licenciamento. Logo depois, o condutor deve digitar o número do Renavam do seu carro para encontrar o valor da taxa do seu licenciamento e quitar o débito. O número do Renavam pode ser encontrado na parte superior do atual documento do veículo.

O Zul+ também já disponibiliza a consulta e o pagamento do licenciamento pelo aplicativo. Tudo de maneira fácil, rápida e segura em até 12 vezes. Baixe já o Zul+ na App Store ou Google Play e fique por dentro da nova funcionalidade do super app para carros mais completo do Brasil.

Como cadastrar CRLV Digital?

telas do app zul+ em crlv digital

Após pagar a taxa de licenciamento, o motorista pode cadastrar o CRLV Digital do seu carro de três maneiras: pelo celular com o app Zul+, com o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito, ou pelo computador, através do portal do Detran do estado onde o veículo foi emplacado.

1. Baixe o app Zul+;

Busque por “Zul+” na loja de aplicativos do seu dispositivo ou baixe o app aqui com o link direto: Zul+ para iPhone ou Zul+ para Android.

2. Faça seu cadastro pessoal e registre seu veículo;

Insira seu nome, CPF e e-mail para criar uma conta no app. Adicione também seu veículo. O número do Renavam, presente no CRLV (documento) atual do carro, será fundamental para realizar a consulta do novo documento na base de dados do Detran. 

3. Toque em “CRLV Digital”;

Depois de concluir o cadastro, toque em “CRLV Digital” na home do Zul+. Ou então, também é possível acessar o documento clicando na aba de “IPVA, Multas & Licenciamento”.

4. Solicite a emissão do CRLV;

Clique em “Solicitar documento” e pague a taxa de emissão do CRLV Digital. O valor varia dependendo de cada Estado (consulte no app). Após o pagamento, o documento ficará disponível no app entre 1 e 5 dias úteis, caso não exista nenhuma pendência para a emissão.

Também é possível anexar o CRLV Digital no Zul+ de maneira gratuita caso você já tenha emitido o documento anteriormente. Para isso, basta você baixar o CRLV no site do Detran ou app CDT, enviar o arquivo para o seu celular e depois anexá-lo no app Zul+.

5. Pronto! Consulte o documento quando quiser.

Depois da emissão do documento no Zul+, você poderá consultar o documento em qualquer horário do dia, mesmo se estiver sem acesso à internet.

Como baixar o CRLV Digital pelo aplicativo CDT?

CRLV Digital SP

1. Faça seu cadastro pessoal no aplicativo Carteira Digital de Trânsito;

O motorista que deseja baixar o CRLV Digital do carro em seu celular deve utilizar o aplicativo CDT. Nele, será preciso realizar o cadastro pessoal na plataforma gov.br. Basta baixar o app na loja de aplicativos do seu celular e seguir as instruções.

2. Acesse a aba de “Veículos”;

Pelo aplicativo da “CDT”, vá em “Veículos” no menu principal.

3. Informe o Renavam e o código de segurança do CRV para cadastrar o CRLV Digital.

Nessa etapa, é fundamental que o motorista já tenha licenciado seu veículo em 2021. Como dito anteriormente, o licenciamento atrasado ou pendência de débitos impossibilita habilitar o CRLV Digital SP.

Com o Renavam e o código de segurança do CRV em mãos, o condutor deve cadastrar seu CRLV Digital pelo aplicativo “CDT”. Vale dizer que esses dois números estão em diferentes documentos. O Renavam fica no CRLV, já o código de segurança está no CRV do carro.

Onde encontrar o código de segurança do CRV?

O código de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo) não está disponível no CRLV. Ele fica localizado na parte superior direita do CRV, antigo DUT (Documento Único de Transferência).

O CRV é conhecido como o documento emitido no primeiro emplacamento e também quando há transferência de propriedade do veículo (compra e venda). Diferentemente do CRVL, o CRV não é de porte obrigatório e não tem validade.

4. Pronto. O documento ficará salvo no app.

Sempre que acessar o aplicativo CDT, o motorista poderá visualizar o documento do seu carro. Mesmo sem acesso à internet, o CRLV Digital também estará disponível para consulta.

Como baixar e imprimir o CRLV Digital pelo computador?

Para quem não encontrar o CRV, antigo DUT, a opção de baixar e imprimir o CRLV Digital pelo computador aparece como uma solução mais prática.

1. Acesse o portal do Detran do seu estado e faça seu cadastro;

O motorista que deseja baixar o CRLV Digital do carro pelo computador deve acessar o portal do Detran do seu estado e realizar o cadastro com seu CPF, senha, número de telefone e e-mail.

Também é possível baixar o CRLV Digital pelo portal de serviços do Denatran. No entanto, o cadastro é semelhante ao do App CDT – Carteira Digital de Trânsito em que é solicitado o Renavam do veículo, a placa e o Código de Segurança do CRV. Pelo Detran, o CRV não é solicitado.

2. Entre na aba de “Veículos” e clique em “Licenciamento Digital”;

No portal do seu Detran, acesse “Veículos” no menu principal para baixar o documento do carro.

3. Informe o Renavam e o código enviado via SMS;

Digite o número do Renavam do seu carro e o código de segurança enviado pelo Detran para o número de telefone cadastrado no departamento de trânsito.

4. Agora é só baixar o documento em PDF;

Após inserir as informações necessárias, basta baixar o CRLV Digital em PDF. É possível enviar o documento para armazenar no celular ou imprimir o CRLV e guardá-lo fisicamente.

banner consulte o seu licenciamento no app