O Certificado de Registro do Veículo (CRV) é um documento indispensável para todo proprietário de automóvel. Ele garante a legalidade e a transparência nas transações e alterações do veículo, protegendo tanto o comprador quanto o vendedor. Então, svocê deseja saber como encontrar o código de segurança do , acompanhe este post!
Onde encontrar o código CRV do meu carro?
Para encontrar o código de segurança do CRV, tudo o que você vai precisar é achar o CRV. Trata-se do antigo Documento Único de Transferência (DUT) e você deve ter visto ele pela última vez quando comprou o seu carro. Portanto, procure em pastas de documentos porque ele provavelmente está por lá.
O que é ATPV-e?
Desde 2021, o CRV passou a ser emitido exclusivamente em formato digital, sendo renomeado para Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e). Para emitir um ATPV-e, procure o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) local. Válido ressaltar que quem ainda possui o CRV impresso não é afetado por essa alteração.
Onde fica o código do CRV?
O código CRV é um número de segurança composto por 11 dígitos e está localizado na parte superior direita do CRV nos documentos emitidos a partir de 2007.
Veja abaixo a localização:
Como validar o CRV online
Existe também a possibilidade do motorista validar o CRV no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Clique aqui para acessar a página. Para fazer essa validação, basta logar no portal do governo federal com seus dados pessoais e informar dados do automóvel a ser consultado, tais como placa, número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e CRV.
Onde encontrar o número Renavam
O número do Renavam pode ser facilmente encontrado no “documento do carro”, como o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é chamado popularmente.
Para o quê serve o código CRV?
O código CRV contém informações importantes, como dados do veículo (marca, modelo, ano de fabricação, cor, chassi etc.), dados do proprietário (nome, CPF/CNPJ, endereço), número de registro do veículo e histórico de transferências, e costuma ser usado em ocasiões muito específicas. São elas: transferência de propriedade, solicitação de segunda via ou alterações significativas no veículo (mudança de cor, troca de motor etc).
Aliás, se você está pensando em vender ou comprar um veículo, o curto vídeo a seguir pode te ajudar:
Não confunda CRV e CRLV
Embora sejam siglas parecidas, o CRV e o CRVL são documentos distintos e não devem ser confundidos. Enquanto o CRV deve ser mantido em casa e usado em ocasiões especiais, com destaque à venda de um carro, o CRLV é de porte obrigatória a todos que estiverem ao volante. Chamado popularmente de “documento do carro”, o CRLV comprova que o veículo está quite com as obrigações — licenciamento, multas e IPVA.
Como emitir o CRVL
É indispensável ao motorista ter o CRVL sempre à mão, sobretudo em caso de fiscalização. Com o app Zul+, o acesso ao documento é facilitado.
Basta seguir esse passo a passo:
- Baixe o app (clique aqui);
- Selecione o menu “CRLV Digital”;
- Informe os dados requeridos;
- Clique em “Emitir documento”,
- Pronto! Você pode salvar o documento no celular, enviar para algum familiar por WhatsApp e/ou acessar sempre que quiser.