Se as contas do seu carro estão em dia, você já consegue imprimir o CRLV Digital 2021. Para isso, você pode baixar o app Zul+, emitir o documento, enviar o arquivo para o seu e-mail e imprimir o CRLV Digital em qualquer impressora caseira.

baixe o crlv digital no app Zul+

Desde de 2020, o CRLV é eletrônico e pode ser também utilizado no smartphone através do app Carteira Digital de Trânsito (CDT). Porém quem preferir pode imprimir o CRLV Digital 2021 e utilizá-lo como documento físico. 

Vale lembrar que caso o veículo esteja com IPVA atrasado ou multas pendentes, você não irá conseguir imprimir o CRLV Digital 2021. É fundamental quitar todos os débitos do carro para obter o documento.

Como imprimir o CRLV Digital 2021?

1. Baixe o app Zul+;

Busque por “Zul+” na loja de aplicativos do seu dispositivo ou baixe o app aqui com o link direto: Zul+ para iPhone ou Zul+ para Android.

2. Faça seu cadastro pessoal e registre seu veículo;

Insira seu nome, CPF e e-mail para criar uma conta no app. Adicione também seu veículo. 

O número do Renavam, presente no CRLV atual, será fundamental para realizar a consulta do novo documento na base de dados do Detran. 

3. Toque em “CRLV Digital”;

Depois de concluir o cadastro, toque em “CRLV Digital” na home do Zul+. Ou então, também é possível acessar o documento clicando na aba de “IPVA, Multas & Licenciamento”.

4. Emita o CRLV Digital no app;

Clique em “Solicitar documento” e pague a taxa de emissão do CRLV Digital. O valor varia dependendo de cada Estado (confira no app). Após o pagamento, o documento ficará disponível no app entre 1 e 5 dias úteis, caso não exista nenhuma pendência para a emissão.

Também é possível anexar o CRLV Digital no Zul+ de maneira gratuita caso você já tenha emitido o documento anteriormente. Acesse aqui e saiba como.

5. Envie o arquivo para o seu e-mail.

Depois da emissão do documento no Zul+, você deve enviar o arquivo para o seu e-mail.

6. Imprima o CRLV Digital 2021.

Após enviar o arquivo para o seu e-mail, baixe o documento em um computador conectado a uma impressora. A impressão do CRLV Digital deve ser feita em uma folha A4 (sulfite) e você pode utilizar qualquer impressora caseira.

Como imprimir o CRLV Digital 2021 no site do Detran?

moça mexe no computador
Vale dizer que a impressão do CRLV Digital 2021 não é obrigatória e o documento pode ser usado na versão digital. No entanto, imprimir o CRLV é uma solução mais simples para quem tem problemas com tecnologia.

1. Acesse sua conta no portal do Detran;

O primeiro passo para imprimir o CRLV Digital 2021 é acessar o portal do Detran do seu estado. 

2. Procure por “Documento” nos serviços oferecidos;

Na aba de serviços do portal do Detran, busque pelo documento do seu veículo.

3. Informe a placa e o Renavam;

Após encontrar o serviço de consulta do documento do carro, informe a placa do veículo e o código de Renavam. 

4. Imprima o CRLV Digital 2021.

Pronto. Após seguir esses passos, resta apenas você imprimir o CRLV Digital 2021.

O que é o CRLV Digital e pra que serve?

O CRLV Digital é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Ele é o documento que autoriza a circulação do automóvel em todo território brasileiro e deve ser renovado anualmente.

O CRLV é aquele antigo papel verde que o Detran enviava para sua casa após pagar a taxa de licenciamento. Porém, desde 2020, o envio não ocorre mais por conta da digitalização do documento.

Desde então, o CRLV Digital fica disponível para download e impressão no site do Detran e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. 

O que fazer para conseguir o CRLV Digital 2021?

É fundamental pagar todos os débitos pendentes do veículo para conseguir o CRLV Digital 2021. Caso o veículo ainda tenha multas em aberto e IPVA atrasado, você não irá conseguir realizar o licenciamento do Detran. E sem o licenciamento em dia, você não poderá emitir o CRLV Digital 2021.

Em 2022, o IPVA estará, em média, 30% mais caro por conta da supervalorização dos carros usados no Brasil. Veja o vencimento do IPVA 2022 aqui.

Como usar o CRLV Digital?

Há duas maneiras de se usar o CRLV Digital. A primeira opção é imprimir o documento no site do Detran, como comentados anteriormente aqui neste post. Porém, também é possível usar o CRLV Digital direto no celular através do app Carteira Digital de Trânsito (CDT)

Para saber como baixar o documento e utilizá-lo no seu celular, acesse nosso post completo sobre o app CDT.

Posso dirigir sem o CRLV Digital do meu carro?

Não. No Brasil, é proibido dirigir um veículo sem dois documentos: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CRLV. Caso você seja parado por uma autoridade de trânsito e esteja sem o CRLV ou CNH, você será autuado por cometer uma infração leve segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A multa por dirigir sem o CRLV Digital é de R$88,38 e 3 pontos na CNH. Além disso, o veículo fica retido pela polícia até a apresentação do documento. 

Quando vence o CRLV Digital do meu carro?

O CRLV Digital tem validade de 1 ano e vence de acordo com o calendário de licenciamento do seu estado. Ou seja, a partir do vencimento do seu licenciamento, o CRLV Digital do seu carro também estará vencido.

Caso o seu carro seja registrado no estado de São Paulo, veja o vencimento do seu CRLV Digital.

Placa Quando pagar?
Final 1 Abril
Final 2 Maio
Final 3 Junho
Final 4 Julho
Final 5 e 6 Agosto
Final 7 Setembro
Final 8 Outubro
Final 9 Novembro
Final 0 Dezembro

O que acontece se você andar com CRLV Digital vencido?

Você será multado em R$293,47 e 7 pontos na sua CNH caso seja parado em uma blitz com o CRLV Digital vencido,

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo que não esteja devidamente registrado e licenciado é uma infração de trânsito gravíssima. 

Além da multas e os pontos na CNH, o veículo ainda é apreendido pela polícia e levado ao pátio até a regularização do documento.

Veja o que fazer para recuperar o carro apreendido em nossa matéria completa sobre o assunto.

resolve crlv digital com Zul+