O IPVA atrasado SP pode complicar a vida do motorista. Ao não quitar o imposto dentro do prazo de vencimento, a taxa passa a acumular juros, aumentado a cada dia. Além disso, o IPVA atrasado SP impossibilita o licenciamento do veículo e a emissão do documento o que pode ocasionar retenção do veículo pela polícia, pode ser retido pela polícia. 

Porém, o motorista encontra diversas alternativas que o ajudam a quitar o IPVA atrasado SP. Uma dessas soluções é o aplicativo Zul+ que permite o pagamento parcelado em até 12x. Tudo de maneira simples, segura e prática direto pelo celular.

banner telas do app zul+ com pagamento de ipva

IPVA atrasado dá multa? Descubra em nosso blogpost completo sobre o atraso no pagamento do imposto. 

Como pagar IPVA atrasado SP?

1. Baixe o app Zul+ no seu celular;

Busque por “Zul+” na loja de aplicativos do seu dispositivo ou baixe o app aqui com o link direto: Zul+ para iPhone ou Zul+ para Android.

2. Faça seu cadastro pessoal no app;

Insira seu nome, CPF e e-mail para criar uma conta no app.

3. Informe o modelo, a placa e o Renavam do seu veículo;

Adicione seu veículo no app. O número do Renavam, presente no CRLV (documento) do carro, é fundamental para realizar a consulta do IPVA vencido na base de dados do Detran. 

4. Consulte o IPVA atrasado SP do seu carro;

Após realizar o cadastro com sucesso, consulte o IPVA atrasado SP. É muito simples. Basta tocar em “Multas, IPVA & Licenciamento” na home do aplicativo.

5. Escolha a melhor condição de pagamento e deslize para pagar.

Selecione se você deseja pagar o IPVA atrasado SP à vista ou em até 12x no cartão de crédito ou nas carteiras digitais Apple Pay, Google Pay ou Masterpass.

Como gerar boleto do IPVA atrasado?

Outra alternativa para quitar o IPVA atrasado SP é através do site da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP). Em setembro de 2020, o Governo de São Paulo autorizou o parcelamento do IPVA atrasado SP de 2019 e anos anteriores em até 10x no boleto

Para isso, o motorista vai precisar do documento do seu carro. No portal da PGE-SP, ele deve consultar os débitos pendentes do seu veículo e escolher pela opção de “parcelamento”. Depois disso, o motorista é direcionado para a página de “condições de pagamento”.

Lá, ele deve emitir a guia de adesão ao acordo e gerar os boletos de IPVAs atrasados SP. O pagamento poderá ser feito nas agências bancárias, lotéricas ou nas contas de bancos digitais. Em caso de dúvidas, o site da Dívida Ativa oferece manuais de parcelamento além de um canal de atendimento ao motorista. Acesse aqui.

O que acontece se não pagar o IPVA SP?

Caso você não pague o IPVA dentro do calendário de vencimento, o imposto sofre multa de 0,33% do valor por dia de atraso até chegar ao limite de 20%, o que acontece em 60 dias. Depois disso, o IPVA atrasado ou vencido começa a sofrer com juros mensais baseados na taxa Selic.

Com o atraso no pagamento do IPVA, inicia-se também o processo de cobrança da dívida por meio do envio da Notificação de Lançamento ao devedor. A Notificação de Lançamento é publicada no Diário Oficial do Estado e é enviada ao endereço cadastrado do contribuinte e proprietário do veículo, que pode ter o nome inscrito na dívida ativa a qualquer momento dependendo do estado.

Em São Paulo, por exemplo, o débito é inscrito na dívida ativa após 30 dias do lançamento da notificação caso não haja contestação ou pagamento do IPVA atrasado, segundo a Secretaria da Fazenda de São Paulo (Sefaz-SP).

banner pague o ipva com zul+