Já é fato: o IPVA 2022 estará mais caro em comparação com o ano passado. E o principal motivo é a supervalorização dos veículos usados já que o valor do imposto depende diretamente do preço do automóvel.

banner pague o ipva do seu carro em até 12x com o Zul+

Por que o IPVA 2022 estará mais caro?

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é calculado a partir do valor de mercado do veículo. Por esse motivo, carros mais caros têm IPVAs mais caros. E em 2022, o imposto irá acompanhar o encarecimento geral dos veículos no Brasil.

O que resta a fazer é se organizar para que o pagamento do tributo não comprometa o seu bolso.

E para te ajudar, o time do Zul+ traz 5 dicas de como já se preparar financeiramente para pagar o IPVA 2022. São dicas práticas que podem ser adotadas por você a partir de agora.

Entenda por que o valor dos carros usados subiu tanto no Brasil em 2021.

1) Economize o quanto antes!

Não tem jeito: economizar é sempre a melhor opção. Por isso, guarde seu dinheiro para que, amanhã, ele faça a diferença. E com o IPVA mais caro, ele com certeza fará. 

Se ainda não começou a fazer uma poupança, não se preocupe. Apenas tente começar o quanto antes para que sua vida financeira não seja tão afetada.

Acesse nosso post completo sobre o IPVA e entenda melhor como o imposto funciona.

2) Saiba quanto custa o seu IPVA e quando você deve pagar;

Outra dica fundamental é saber exatamente quanto custa o imposto para o seu carro. Conhecer as datas de vencimento, também. 

O valor do IPVA varia de acordo com o preço do veículo e o estado onde foi emplacado.

Por exemplo, em São Paulo, o valor do IPVA 2022 é de 4% sobre o valor de mercado e o imposto deve ser pago entre janeiro, fevereiro e março.

No Paraná, a alíquota é de 3,5% e o pagamento começa em janeiro e vai até junho.

Já em Santa Catarina, a cobrança é de 2% sobre o valor de venda e ocorre ao longo de acordo com o final da placa.

Como calcular valor do IPVA 2022?

Para descobrir e calcular o valor do seu IPVA, basta multiplicar a alíquota do seu estado pelo valor de mercado do veículo Aí então, você terá o valor do seu IPVA. 

Porém, tem um jeito mais fácil de fazer essa conta. No Zul+, é possível consultar o valor do IPVA em SP, PR e SC de maneira muito mais rápida. 

Agora, caso a consulta esteja indisponível para você, é possível descobrir o valor do IPVA de outra maneira. Basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado, digitar o Renavam e placa do seu veículo e realizar a consulta. 

tela do app Zul+ de pagamento de ipva

Tem o IPVA, mas também tem o licenciamento, o combustível, o seguro e a manutenção. Não é à toa que, por aqui, costumamos falar que o veículo é uma despesa ambulante. Veja quanto custa ter um carro ao longo de um 1 ano e descubra como o Zul+ pode te ajudar nessa conta.

3) Veja se em seu estado existe alguma forma de isenção ou desconto;

É importante entender aqui que a isenção do IPVA não é uma realidade para a maioria dos motoristas. 

Existem poucos casos onde ela é permitida, como quando o proprietário é PcD (Pessoa com Deficiência) ou quando o veículo já atingiu a idade limite para a dispensa do pagamento. Em estados como RJ e BA, veículos com mais de 15 anos de fabricação são isentos do IPVA. 

Infográfico da isenção do IPVA em cada estado do Brasil
Fonte: Senado Federal

Além disso, existem programas estaduais que podem ajudar a reduzir o valor do imposto. Um exemplo é a Nota Fiscal Paulista em São Paulo que permite ao proprietário utilizar seus créditos para abater o valor do IPVA 2022.

Já no Rio Grande do Sul, bons motoristas são recompensados com desconto no IPVA. De acordo com a Sefaz-RS, condutores que não receberem multa nos últimos anos podem garantir uma redução de até 15% no valor do imposto.

4) Se puder, pague à vista e garanta o desconto da cota única;

Se você tiver o dinheiro na mão e o pagamento não vá afetar significativamente sua vida financeira, o melhor a fazer é pagar o IPVA à vista no primeiro mês para garantir o desconto da cota única e regularizar o veículo o quanto antes. Mesmo que o desconto seja muito pequeno, ele pode fazer diferença dependendo do valor do IPVA do seu carro. 

Veja na tabela abaixo os descontos de cota única nos principais estados do país: 

Estado

Desconto em cota única

SP

– 3%

MG

– 3%

RJ

– 3%
SC

Não tem

RS

Não tem
BA

– 10%

CE

– 5%
PE

– 7%

SE

– 10%
GO

Não tem

MS

– 15%

5) Parcele o pagamento IPVA 2022 em até 12x com o Zul+

Agora, embora exista o desconto no pagamento à vista, o parcelamento aparece como uma melhor solução dentro de um cenário de IPVA mais caro. 

Em geral, é possível parcelar o tributo em até 3x seguindo o calendário oficial do estado.

Mas, o app Zul+ permite que o IPVA de SP, PR e SC seja parcelado em até 12x no cartão de crédito, diluindo o valor do tributo ao longo do ano.

O mais importante é não deixar o IPVA atrasar. Mesmo que não gere uma multa de trânsito, o IPVA atrasado acumula juros diários, coloca seu nome na dívida ativa e bloqueia o licenciamento do veículo.

Para entender melhor os perigos de não pagar o imposto, acesse nosso blogpost completo sobre IPVA atrasado.

consulte o CRLV Digital aqui