Uma das principais mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 2021 foi a autorização para furar o sinal vermelho em conversão à direita. 

De acordo com a Nova Lei de Trânsito, qualquer motorista pode “ignorar” o semáforo vermelho caso vá virar à direita em um cruzamento. No entanto, é fundamental que exista sinalização na via indicando a possibilidade da manobra. Caso contrário, você poderá ser multado em R$293,47.

Neste artigo, o time do Zul+ te explica exatamente em que situações você pode furar o sinal vermelho e o que acontece caso você não respeite as novas regras.

Quando você pode furar o sinal vermelho?

A Nova Lei de Trânsito do Brasil afirma que você só pode furar o sinal vermelho desde que seja para converter à direita. Além disso, é necessário que exista sinalização indicativa que permita a manobra. Apenas nesse caso, você não estará cometendo uma infração de trânsito.

De acordo com o artigo 44 do CTB,  ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial. Ou seja, é fundamental dirigir em velocidade moderada, de forma que possa dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência, como bicicletas, por exemplo.

CNH com 40 pontos, cadeirinha infantil até os 10 anos e muito mais. Veja essas e outras mudanças no CTB em nossa matéria completa sobre a Nova Lei de Trânsito.

A conversão livre à direita pode ser feita em todos os cruzamentos?

Não. A conversão livre à direita só pode ser feita em cruzamentos sinalizados. Ou seja, não são todas as vias que permitem a manobra. Porém, esse tipo de sinalização ainda não existe oficialmente aqui no Brasil. Dessa maneira, ainda é necessário aguardar a instalação das placas pelos órgãos de trânsito. 

Se houver pedestres para atravessar a via, posso fazer a conversão?

Não. Se houver pedestres para atravessar a via, você não pode fazer a conversão. Em qualquer situação, os pedestres têm sempre a prioridade. A recomendação é observar e prestar bastante atenção antes de realizar a manobra de conversão à direita.

O que acontece se você furar um sinal vermelho?

Segundo o Art. 208 do CTB, avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória é infração gravíssima porque coloca em risco vidas no trânsito. A penalidade é multa de 7 pontos no valor de R$293,47.

Foi multado? Veja o passo a passo de como enviar sua defesa solicitando a anulação da infração em nossa matéria completa sobre recurso de multa. 

Avançar sinal vermelho depois das 22h dá multa?

Durante a noite, muitos motoristas não gostam de esperar que o farol fique verde. Por medo de serem assaltados ou sofrer qualquer outro tipo de violência, alguns preferem avançar o sinal. No entanto, muitas vezes, eles acabam sendo multados.

Porém, quem for autuado com esse tipo de multa e entrar com recurso tem muita chance de acabar ganhando o processo de defesa. O motivo é a falta de segurança durante a noite ou madrugada.

Dessa maneira, a Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) e o Cetran (Conselho Estadual de Trânsito) podem considerar que esses motoristas não foram irresponsáveis e sim cuidadosos por avançarem no momento certo, não colocando nenhuma vida em risco. Por tanto, a infração e a penalidade são anuladas.

Chegou uma carta de notificação na sua casa? Veja como recorrer uma multa na pandemia aqui.

banner app zul+ seu carro mais completo