“Como saber se meu carro precisa de recall?” é uma dúvida frequente de motoristas de carros zero quilômetro ou semi-novos.

Problemas com o airbag, ar-condicionado, pneus, motor ou cinto de segurança podem representar um recall pendente do veículo. Isto é, em alguns casos, as falhas não estão relacionadas ao uso do automóvel, e sim a defeitos já vindos de fábrica. Quando isso acontece, a montadora é obrigada a convocar os proprietários do veículo para realizar gratuitamente o conserto do defeito.

O recall é um procedimento previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e é realizado não só pelas fabricantes de veículos. Qualquer fornecedor, que coloca no mercado um produto com defeitos de fábrica, deve convocar os consumidores para oferecer o reparo.

Mas… Como saber se meu carro precisa de recall? Confira algumas opções a seguir.

Como saber se meu carro precisa de recall?

São ao menos duas formas de saber se o seu carro precisa atender a um recall: por consulta ao site do governo federal ou através do site das montadoras. A seguir, veja mais detalhes.

Consulta no Senatran

Para descobrir se o veículo tem ou não algum recall pendente, o motorista pode consultar o portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), anteriormente chamada de Denatran. Para isso, entre no site oficial do Senatran e procure por “Consultar Recall Pendente”. Clique aqui para ter acesso direto.

Site das montadoras

A maioria das montadoras possui uma seção específica em seus sites onde você pode inserir o número do chassi ou o número da placa do veículo para verificar se há algum recall pendente. A Ford (clique aqui), a GM/Chevrolet (clique aqui) e a Fiat (clique aqui), por exemplo, mantém páginas específicas para as chamadas dos consumidores.

Licenciamento e transferência bloqueados

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é o documento que comprova que o veículo está regularizado e apto a circular nas vias públicas. Contudo, desde que uma nova medida (Lei 14.071/2020) foi implementada, a emissão de um novo CRLV será bloqueada caso o recall não seja atendido. Importante lembrar que o motorista flagrado dirigindo um carro sem licenciamento está sujeito a multa no valor de R$ 293,47, a tomar 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a ter o automóvel guinchado para regularização.

Além de ter o licenciamento bloqueado, a transferência de propriedade do veículo também será negada caso haja um recall pendente. Portanto, não ignore a necessidade de ter o conserto do veículo realizado pela própria fabricante.

Atenda aos chamados de recall

Além de manter a segurança de todos, atender ao recall evita problemas com a documentação do seu carro — o que pode gerar dificuldades no médio e longo prazo, especialmente em situações de venda ou transferência do veículo.

Ah, importante: os anúncios de recall feitos em veículos de mídia tradicional, como jornal, televisão e rádio, continuam, porém a tendência é que os motoristas sejam impactos em diferentes plataformas, sobretudo as digitais acerca dessa necessidade.

Proteja sempre seu automóvel

Agora que você já sabe a resposta para a pergunta “como saber se meu carro precisa de recall?“, é importante que você continue preocupado com a proteção do automóvel. Saiba que é possível fazer cotação online de seguro em menos de um minuto no app Zul+.

A plataforma digital da Estapar mostra propostas e condições de pagamento vindas das seguintes seguradoras: Porto Seguro, Azul, Zurich, Tokio Marine, Bradesco e Suhai. Além disso, caso você não goste de nenhuma das cotações, basta solicitar ajuda e nossos consultores entrarão em contato.

Zul+, plataforma digital da Estapar, entrega cotação de seguro em instantes

Após baixar o app (clique aqui para fazer o download), o usuário deve informar dados pessoais como nome, CPF e estado civil e informações sobre o veículo, tais como ano de fabricação, placa e CEP do local em que passa a noite. A cotação é personalizada e depende da necessidade de cada proprietário.