Depois de meses isoladas em suas casas, as pessoas voltaram a viajar. Por esse motivo, o time do Zul+ resolveu listar algumas dicas para pegar estrada com segurança durante a pandemia do coronavírus.

O objetivo deste post é transmitir alguns pontos que devem ser considerados caso você pretenda passar alguns dias fora de casa. 

Também é importante esclarecer que este conteúdo não incentiva aglomerações ou qualquer outra situação de desrespeito às recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), como a falta do uso de máscara. A pandemia do coronavírus ainda continua e não podemos nega-lá.

1. Tenha álcool em gel e máscara reserva dentro do carro

homem motorista despeja alcool em gel em sua mão

Você nunca sabe o que pode acontecer durante uma viagem. Um pneu pode estourar, o carro pode desligar, alguém pode passar mal, vocês podem se perder. Enfim, têm dias em que tudo dá errado.

É por esse motivo que a primeira coisa que você precisa se preocupar caso vá viajar durante a pandemia é ter um kit de prevenção ao coronavírus em seu carro. 

Ele não precisa ser o mais completo de todos. Apenas um frasco de álcool em gel e algumas máscaras reservas já funcionam muito bem caso você precise parar em algum lugar, como um restaurante de estrada ou um borracheiro.

Veja como especialistas avaliam as mudanças provocadas pela pandemia do cornavírus na mobilidade urbana das grandes cidades mundiais em nossa matéria completa aqui.

2. Revise o carro antes de pegar estrada

Outro ponto importante para quem vai pegar estrada depois de muito tempo é fazer uma revisão no carro. Trocar o óleo do motor, calibrar os pneus, checar as luzes e os faróis do veículo são alguns cuidados básicos que fazem muita diferença. 

Caso você tenha mais tempo, vale até levar o veículo para uma manutenção bem mais completa, considerando também o alinhamentos das rodas e substituição de outros componentes.

Acesse nosso blogpost completo sobre manutenção do carro e veja o que não pode faltar no check-up do veículo antes de pegar estrada.

3. Abasteça sem tocar na maquininha

Com a pandemia do coronavírus, abastecer o carro com dinheiro ou cartão ficou perigoso. O frentista lida com diversos motoristas ao longo do dia e precisa sempre estar trocando o dinheiro, pegando a chave para abrir o tanque ou segurando o cartão na maquininha. Nesse caso, se uma pessoa estiver contaminada pelo vírus pode transmitir para outros motoristas sem nem perceber.

banner app abasteça seu carro com zul mais

Porém, há uma solução para não correr esse risco. No app Zul+, você consegue abastecer o seu carro sem precisar tocar na maquininha de cartão ou pegar dinheiro na carteira. Ou seja, você paga a conta direto com seu celular. Tudo de maneira simples, prática e muito segura para quem vai pegar estrada.

Acesse nosso post completo sobre pagamento de combustível no app e veja como abastecer.

4. Pague o pedágio sem pegar filas

Para quem não tem tag de pedágio a pior parte da viagem é a fila na hora do pagamento da tarifa. Segundo nosso levantamento, o tempo perdido na fila do pedágio pode fazer com que sua viagem demore cerca de 30 minutos a mais. Além disso, o motorista que fica na fila manual corre o risco de se contaminar pelo coronavírus no momento da cobrança. 

banner chegou a tag de pedagio zul digital

A boa notícia é que o Zul+ também permite que você evite essas situações. O app tem sua própria tag de pedágio sem mensalidades aceita em todo o Brasil. Com ela, você só paga quando usar e os créditos recarregados não expiram nunca. Além disso, você pode consultar o valor exato do pedágio na sua viagem e pagar tudo antes de sair de casa. 

Para saber mais detalhes da tag de pedágio do Zul+, acesse nossa matéria completa sobre o assunto.

5. Se precisar parar para comer, use sempre máscara

Se bater aquela fome ou você precisar parar em algum estabelecimento durante a viagem, não se esqueça: use sempre a máscara e tente manter uma distância de 2 metros para cada pessoa. É fundamental respeitar essas pequenas regras para evitar a disseminação do coronavírus e, consequentemente, um lockdown mais rigoroso.

Caso você encontre um restaurante que esteja visivelmente lotado, não entre e continue procurando. Temos certeza que você vai achar um lugar mais vazio e que tenha mesas bem distanciadas entre si.

6. Escolha destinos menos visados e em contato com a natureza

estrada livre com natureza

Viajar para cidades conhecidas pelas atrações em ambientes fechados, como museus e teatros, é uma péssima decisão para este momento. Durante a pandemia, a recomendação é viajar para destinos que sejam pouco visados pela maioria das pessoas e também que tenham muitas opções de espaços abertos ou ao ar-livre, como bosques e parques.

Vale também pontuar aqui a importância de acompanhar a situação da pandemia na cidade para onde você deseja viajar. Verificar os números de casos diários e as restrições que estão valendo no seu destino são alguns dos cuidados que você precisa tomar antes de pegar a estrada.

banner mulher sorrindo dentro do carro e celular no app zul+ com texto seu carro mais completo