Com a proximidade das festas de fim de ano, muitas pessoas se preparam para viajar de carro. E, na hora de encarar a estrada, planejamento e alguns cuidados podem fazer a diferença, tanto para não pegar muito trânsito quanto para evitar acidentes.

Para te ajudar a fugir dos problemas, o time do Zul+ – o app nº 1 para quem dirige – preparou esta lista com 5 dicas fundamentais para quem vai pegar a estrada no fim do ano. Veja a seguir. 

1- Planeje a viagem

Se possível, escolha um horário em que o fluxo de veículos seja menor para fazer a viagem. Com um grande número de carros nas rodovias, mais congestionamentos e, consequentemente, mais estresse. Antes de sair de casa, verifique em aplicativos de navegação qual o trajeto ideal para chegar ao seu destino. Os apps sugerem as melhores opções de acordo com o trânsito naquele momento.

2- Check-up do carro

Fazer a revisão do veículo é fundamental para uma viagem segura. O Zul+ te ajuda a encontrar as concessionárias mais próximas, além de permitir que você cadastre o histórico de revisões feitas dos automóveis. É só baixar o app em seu celular e acessar a opção “Revisão/Manutenção”.

Verifique a condição dos freios e dos pneus (inclusive do estepe, macaco e chave de roda), o funcionamento dos faróis e luzes de freio e os níveis de óleo e da água do radiador. E não esqueça das palhetas do limpador de parabrisa, que ressecam com o tempo e assim prejudicam a visibilidade na chuva, comum nessa época do ano.

Quando fazer a manutenção preventiva no carro?

3- Confira se a documentação está em dia

É importante checar se a documentação do veículo está regularizada e se tributos como IPVA e multas estão quitados. Além disso, dirigir sem a regularização do licenciamento pode acarretar em infração e até na apreensão do carro.

E se tem uma hora que ninguém quer essa “dor de cabeça” é durante as férias. Se você for de SP, SC, PR ou RJ, é possível checar pelo aplicativo Zul+ se tudo está em dia, além de pagar as taxas pendentes com poucos cliques no celular.

Para isso, veja o passo a passo:

  1. Baixe o app Zul+ no seu iPhone ou Android;
  2. Faça seu cadastro e adicione seu veículo;
  3. Clique em “IPVA, Multas e Licenciamento”;
  4. Informe o Renavam do veículo e consulte se existe algum débito pendente;
  5. Selecione se você deseja pagar à vista no Pix ou em até 12x no cartão de crédito;
  6. Deslize o dedo para pagar.

4- Segurança no interior do veículo

Mais do que uma exigência da legislação de trânsito, o uso correto do cinto de segurança é fundamental para garantir a tranquilidade de todos os ocupantes do veículo. Segundo dados da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), em caso de acidentes, o equipamento evita o risco de lesões em até 70% e o de mortes em 40%.

Além disso, as crianças devem ser acomodadas nos equipamentos de segurança adequados. Altura, peso, idade e data de validade são fatores a serem avaliados no momento da compra.

Todos eles devem passar por inspeção do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), ou seja, utilize somente aqueles que possuem tal certificação.

  • Bebê conforto: crianças de 0 a 1 ano ou com peso inferior a 13 quilos;
  • Cadeirinha: de 1 a 4 anos ou até 18 quilos;
  • Assento de elevação: crianças de 4 a 7 anos e meio ou com até 1,45m de altura e 36kg;
  • Banco traseiro com cinto: entre 7 e meio e 10 anos e quem já atingiu 1,45m.

5- Evite filas em pedágios com a tag Zul+

Ganhar tempo durante as viagens e chegar logo ao destino é o sonho de quem viaja. Afinal, assim sobra mais tempo para a diversão e o descanso.

Uma saída para driblar o trânsito nas estradas é instalar a tag de pedágio Zul+, que não cobra mensalidade, apenas uma taxa a cada recarga. E, para carregá-la, existem as seguintes opções: Pix, Apple Pay, Google Pay, cartões de débito e crédito e boleto.

Veja também
Zul+ se une à Estapar com novidades ao motorista