A cooperativa de seguro automotivo é formada por pessoas que contribuem mensalmente e criam um fundo para cobrir os possíveis sinistros. Então, se o veículo sofrer algum acidente coberto pelo seguro, a cooperativa age rapidamente para reparar ou substituir.

Até porque, como os custos são divididos entre todos, de forma justa, a resolução tende a ser simplificada. Essa abordagem simples garante que cada membro seja cuidado e protegido com mais rapidez, se comparado aos serviços de uma seguradora convencional. 

E aí, quer conhecer mais detalhes sobre a cooperativa de seguro automotivo para saber se vale a pena contratar este tipo de proteção? Continue lendo e fique por dentro de:

  • O que é uma cooperativa de seguro automotivo?
  • Como funciona a cooperativa de seguro de carro?
  • Cooperativa de seguro é ilegal?
  • O que é melhor seguradora convencional ou cooperativa de seguro automotivo?
  • Vale a pena contratar uma cooperativa de seguro automotivo?

O que é uma cooperativa de seguro automotivo?

Uma cooperativa de seguro automotivo é uma comunidade de motoristas formada para dividir os riscos e custos relacionados a acidentes de trânsito. Assim, essa união cria um fundo que serve para cobrir despesas, como danos aos veículos do grupo.

Por exemplo, um dos membros da cooperativa bateu o carro? Então, ele pode recorrer ao fundo compartilhado para ajudar a cobrir os custos de reparo do veículo.

Cooperativa de seguro automotivo x Seguradora convencional

Na cooperativa de seguro automotivo, os motoristas se ajudam mutuamente, enquanto na seguradora convencional, os clientes pagam por um serviço prestado por uma empresa comercial.

Além disso, ao contrário das seguradoras, as cooperativas não se baseiam em estatísticas para calcular as taxas, mas sim nas necessidades dos associados. Ou seja, as taxas na cooperativa dependem dos custos reais e das demandas dos membros, garantindo uma abordagem mais personalizada para os segurados.

Como funciona a cooperativa de seguro de carro?

Uma cooperativa de seguro de carro funciona baseada na cooperação entre seus membros. Em vez de oferecer apólices e indenizações, ela oferece proteção veicular e rateio

Assim, os membros pagam uma taxa de adesão e uma mensalidade, garantindo que, em caso de sinistro, como um acidente ou roubo, o veículo seja reparado ou substituído. Em outras palavras, todos contribuem para ajudar uns aos outros se necessário.

Cooperativa de seguro é ilegal?

Não necessariamente. Existem cooperativas de seguro automotivo que operam legalmente, desde que estejam conforme as regulamentações e leis existentes. Para confirmar isso, verifique se a cooperativa está autorizada e regulamentada pelas autoridades competentes, como a SUSEP. 

Afinal, algumas cooperativas podem operar ilegalmente, oferecendo serviços sem autorização ou em desacordo com as leis vigentes. Isso traz consequências legais e financeiras para os envolvidos.

O que é melhor seguradora convencional ou cooperativa de seguro automotivo?

A melhor opção entre uma seguradora convencional e uma cooperativa de seguro automotivo depende das preferências e necessidades individuais de cada pessoa. A seguir, saiba mais detalhes sobre a cooperativa de seguro automotivo!

Seguradora convencional

  • variedade de serviços – oferece inúmeras cobertura e serviços adicionais;
  • processo estabelecido – possui procedimentos padronizados para indenizar e reparar os veículos;
  • rede referenciada – conta geralmente com uma rede de oficinas de qualidade e confiáveis;
  • regulamentação e fiscalização – está sujeita à regulamentação do estado e à fiscalização da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). 

Cooperativa de seguro automotivo

  • preço atrativo – as taxas costumam ser mais baixas do que nas seguradoras convencionais, pois não há pagamento de impostos ou comissões para corretores;
  • personalização das taxas – as taxas são determinadas com base nas necessidades reais do grupo, não havendo apólice para seguir um padrão pré-estabelecido;
  • responsabilidade mútua – os membros se ajudam mutuamente ao contribuírem com um fundo, usado em momentos de necessidade;
  • riscos e desafios – pode não ter redes de oficinas de qualidade variável, regulamentação e fiscalização adequadas.

Vale a pena contratar uma cooperativa de seguro automotivo?

Antes de decidir se vale a pena contratar uma cooperativa de seguro automotivo:

  • pese os prós e os contras;
  • pesquise sobre a reputação e a legalidade da cooperativa em questão;
  •  considere suas próprias necessidades e prioridades.

A seguir, confira alguns pontos a considerar sobre a cooperativa de seguro automotivo para ajudar na tomada de decisão!

Custo potencialmente menor

As cooperativas muitas vezes oferecem taxas menores do que as seguradoras convencionais, o que pode resultar em economia de dinheiro a longo prazo.

Abordagem comunitária

Ao se juntar a uma cooperativa, você se torna parte de uma comunidade de motoristas que se ajudam reciprocamente em situações de necessidade. Isso promove uma sensação de solidariedade entre os membros.

Personalização das taxas

As taxas podem ser determinadas com base nas necessidades reais do grupo, proporcionando uma atuação mais personalizada e flexível. Ou seja, o suporte financeiro pode considerar fatores individuais, como histórico de sinistros, tipo de veículo e perfil de condução.

Possíveis desafios

Apesar dos pontos positivos, as cooperativas também podem apresentar desafios. Entre eles, a possível falta de regulamentação e fiscalização adequadas, que coloca em risco a segurança financeira dos associados.

Afinal, sem a supervisão adequada, não há garantia de que a cooperativa esteja gerenciando adequadamente os fundos coletivos ou cumprindo obrigações legais para proteger os membros.

Seguro para carro de leilão: como fazer?

As cooperativas de seguro automotivo são uma alternativa atraente para quem quer uma abordagem mais barata, comunitária e personalizada para proteger seu veículo. Porém, considere os desafios, como a falta de regulamentação e fiscalização adequadas, antes de decidir se vale a pena contratá-las.Aproveite a visita para se aprofundar no assunto e confira nosso artigo sobre Seguro para carro de leilão. Nele, descubra como fazer, quais seguradoras fazem e muito mais!