Afinal, posso fazer seguro de veículo em nome de outra pessoa? Essa pergunta é comum porque muitos compartilham o carro com o cônjuge, filhos, pais e outros membros da família.

Então, o objetivo da pergunta é garantir que todos estejam adequadamente protegidos em caso de acidentes ou problemas com o veículo. Até porque, o titular do seguro — quem constará no contrato — precisa ter o nome limpo para validar a proteção. 

Por isso, muitas pessoas procuram outras alternativas para contratar o seguro. Quer entender mais sobre o assunto? Fique com a gente e veja:

  • O que é um seguro de veículo?
  • Posso fazer seguro de veículo em nome de outra pessoa?
  • Quais são os requisitos para fazer o seguro em nome de outra pessoa?
  • Como a seguradora sabe quem é o condutor principal?
  • Tem que ter nome limpo para fazer seguro de carro?
  • Seguro em nome de terceiro: quem recebe?
  • Seguro paga indenização para proprietário ou para segurado?
  • No caso de venda do veículo, o seguro é válido para o novo proprietário?

O que é um seguro de veículo?

Um seguro de veículo é um contrato entre o proprietário do veículo e uma seguradora. A ideia é que o condutor principal — quem passa, pelo menos, 85% na direção — pague uma quantia em troca da cobertura de determinados riscos. Essa cobertura pode incluir danos por acidentes, roubo, incêndio etc.

Posso fazer seguro de veículo em nome de outra pessoa?

Sim, você pode fazer um seguro de veículo em nome de outra pessoa, mesmo que não seja o proprietário do carro. Quer dizer, a maioria das seguradoras permite que os candidatos ao seguro contratem o serviço mesmo não sendo os donos do veículo em questão.

Quais são os requisitos para fazer o seguro em nome de outra pessoa?

Existem alguns requisitos que você precisa cumprir para fazer o seguro em nome de outra pessoa adequadamente e garantir a proteção do veículo. Entenda!

Consentimento do proprietário do veículo

É essencial obter a permissão explícita do proprietário do veículo para fazer o seguro em seu nome. Isso pode incluir a assinatura de documentos ou o fornecimento de autorizações por parte do proprietário.

Responsabilidade contratual

O responsável pelo contrato do seguro será o titular oficial, quem contratou a apólice oficialmente. Portanto, é necessário que este assuma todos os compromissos e responsabilidades relacionados ao seguro.

Clareza nas condições de uso do veículo

É fundamental definir claramente as condições de uso do veículo para evitar conflitos e garantir que a indenização seja repassada corretamente em caso de sinistro. Isso pode envolver especificar quem são os condutores regulares, as finalidades de uso do veículo e outras informações relevantes para a seguradora.

Como a seguradora sabe quem é o condutor principal?

Para determinar quem é o condutor principal, a seguradora considera geralmente o tempo que cada pessoa passa ao volante do veículo. Em média, as seguradoras consideram o condutor principal como aquele que passa 85% ou mais do tempo dirigindo o carro

Isso pode ser verificado pelas informações fornecidas pelo segurado durante o processo de contratação do seguro, como:

  • histórico de condução;
  • frequência de uso do veículo;
  • relatos sobre quem costuma dirigir mais. 

Porém, as seguradoras podem ter políticas e critérios específicos para determinar o condutor principal. Então, verifique diretamente com a seguradora em questão para esclarecer qualquer dúvida sobre o assunto.

Tem que ter nome limpo para fazer seguro de carro?

Não é necessário ter o nome limpo para fazer seguro de carro. Quer dizer, as seguradoras podem cobrar um valor maior na apólice de seguro para pessoas com o nome sujo. 

Ainda assim, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) garante que mesmo com o nome negativado, a seguradora não pode recusar a contratação do seguro. 

Além da situação financeira, outros fatores também são considerados pelas seguradoras na precificação do seguro, como:

  • idade;
  • sexo;
  • modelo do carro;
  • histórico de sinistro;
  • entre outros. 

Seguro em nome de terceiro: quem recebe?

Quando alguém decide contratar um seguro em nome de outra pessoa, a responsabilidade pelo contrato recai sobre o real contratante, ou seja, o terceiro.

Isso significa que todas as obrigações e compromissos estipulados no contrato devem ser cumpridos pelo contratante oficial. Portanto, em caso de sinistro ou necessidade de indenização, o beneficiário será o contratante oficial.

Seguro paga indenização para proprietário ou para segurado?

Na ocorrência de um sinistro coberto, a indenização será paga ao proprietário do veículo, independentemente de quem tenha contratado o seguro. Isso ocorre porque o proprietário legal do veículo é considerado o beneficiário legítimo das compensações financeiras em caso de sinistro.

No caso de venda do veículo, o seguro é válido para o novo proprietário?

Não, no caso de venda do veículo, o seguro é inválido para o novo proprietário. Isso ocorre porque o seguro foi contratado com base nas informações do proprietário e dos motoristas atuais do veículo. 

Portanto, ao vender o veículo, a apólice existente se torna inválida para o novo proprietário. Assim, cancele a apólice e o novo proprietário deve fazer um novo seguro, fornecendo suas próprias informações para a cobertura ser adequada às suas circunstâncias. 

Descubra quanto custa o seguro de um carro

Como visto, você pode fazer seguro de veículo em nome de outra pessoa, contanto que haja consentimento do proprietário do veículo. Entretanto, em caso de sinistro, a indenização será paga ao proprietário legal do veículo. Portanto, ao considerar essa opção, garanta que todos os envolvidos estejam cientes das responsabilidades. Agora, descubra quanto custa o seguro do seu carro e outras informações importantes sobre seguro de veículos! Assim, acesse o nosso artigo agora mesmo e saiba como proteger o seu veículo e a sua segurança financeira.