Imagine que seu carro, que estava estacionado na rua e foi atingido por outro veículo, ficando incapaz de rodar. Situação bem estressante, né? Felizmente, alguns contratos de seguro auto incluem o direito a um carro reserva em casos de roubo, perda parcial ou total do veículo segurado.

Assim, você pode continuar sua rotina diária enquanto seu próprio carro é avaliado e reparado na oficina. Caso contrário, você teria que pensar em outros meios de ir ao trabalho, levar os filhos à escola etc.

Percebe como ter este tipo de direito no seguro pode ser muito útil? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto. Falamos de:

  • O que é um carro reserva?
  • Como funciona?
  • Quando o consumidor tem direito ao veículo reserva?
  • Por quanto tempo é possível ficar com ele?
  • Sou terceiro, tenho direito?
  • Quais são os tipos?
  • Quais as exigências para ter um em caso de sinistro?

O que é um carro reserva?

Um carro reserva é um veículo temporário que uma seguradora disponibiliza para o segurado. Isso ocorre caso o próprio carro dele sofra perda parcial, total ou roubo, conforme as regras do seguro veicular. 

Ou seja, essa é uma solução provisória para garantir que o segurado continue se locomovendo enquanto o seu próprio veículo está fora de uso. Logo, ele é uma grande ajuda em emergências.

Como um carro reserva funciona?

Um carro reserva funciona de forma simples: você entra em contato com a seguradora para solicitar o veículo e eles organizam a entrega, normalmente com retirada na locadora. 

Os termos e as condições específicas dependem do seu contrato de seguro. Em geral, você pode usá-lo por um tempo determinado e caso o seu veículo esteja dentro das condições cobertas.

Quando o consumidor tem direito ao carro reserva?

O consumidor tem direito ao carro reserva em três situações principais: roubo, perda parcial e perda total do veículo coberto pelo seguro. A seguir, saiba mais detalhes!

Perda parcial do veículo

Isso ocorre quando os danos no veículo correspondem a menos de 75% do seu valor de mercado. Nesse caso, a seguradora avalia os danos e leva o carro até uma oficina para ser reparado. 

Então, se você tiver contratado a assistência com carro reserva, um veículo alugado pode ser disponibilizado por um tempo enquanto aguarda a finalização do reparo.

Perda total do veículo

A perda total ocorre quando os danos no veículo ultrapassam 75% de seu valor de mercado, tornando os reparos inviáveis. Logo, a seguradora assume a posse do carro danificado e o segurado recebe uma indenização.

Além disso, se você contratou a assistência com carro reserva, poderá solicitar um veículo alugado pelo prazo definido no contrato deste serviço.

Por quanto tempo é possível ficar com o carro reserva?

Geralmente, você pode ficar com o carro por até 7 dias. Porém, dependendo do seu contrato de seguro inicial, das políticas da seguradora e do que causou a ausência do seu veículo, esse período pode ser estendido

Sou terceiro, tenho direito ao carro reserva?

Como terceiro — alguém que não é o segurado, mas pode ser prejudicado em um acidente envolvendo o veículo segurado —, você geralmente não tem direito ao carro reserva.

Entretanto, existem alguns contratos de seguro que cobrem danos a terceiros. Logo, talvez seja possível negociar com a seguradora a disponibilização de um carro para terceiros enquanto o veículo atingido é reparado.

Quais são os tipos de carro reserva?

Existem alguns tipos de carro reserva que podem ser fornecidos quando necessário, dependendo do contrato e da disponibilidade da seguradora contratada. Confira!

Básico

O tipo mais comum de carro reserva oferecido pelas seguradoras é o veículo básico. Normalmente, esses carros não possuem recursos como direção hidráulica ou ar-condicionado. Eles são fornecidos para preencher a falta do automóvel oficial do cliente durante o reparo ou substituição.

Completo

Em algumas situações, o segurado pode negociar com a seguradora a disponibilização de um carro reserva mais completo. Estes costumam ter recursos como direção hidráulica, ar-condicionado etc. Porém, essa opção costuma ter um custo adicional na contratação de coberturas adicionais.

Quais as exigências para ter um carro reserva em caso de sinistro?

Existem algumas exigências para ter um carro reserva em caso de sinistro — evento imprevisto que causa danos ou prejuízos ao carro, ou outro bem segurado. Conheça quais são elas!

Idade mínima

Geralmente, é necessário ter mais de 21 anos para poder retirar o carro reserva. Isso pode variar conforme as políticas da locadora contratada pela seguradora.

Forma de pagamento

É comum que a locadora exija a apresentação de um cartão de crédito válido, com um limite mínimo disponível. Outra opção é um cheque como caução no momento da retirada do veículo reserva. Essa garantia é utilizada para cobrir eventuais danos ou taxas adicionais durante o período de uso do carro reserva.

Condições adicionais

Podem existir outras condições específicas impostas pela locadora para a retirada do carro reserva. Por exemplo, a solicitação de documentos adicionais ou comprovantes de residência

Seguro para carro de leilão: como fazer?

O carro reserva é uma solução temporária que oferece tranquilidade aos segurados enquanto seu veículo está indisponível. Em geral, é disponibilizado um veículo básico, mas pode haver opções mais completas mediante pagamento adicional. De qualquer forma, entenda quais são os termos e as condições da seguradora. Então, quer saber mais sobre o mundo dos seguros veiculares? Aproveite a visita e confira o nosso artigo completo sobre “Seguro para carro de leilão: como fazer?”!