O seguro para carro de leilão é uma medida preventiva para proteger seu investimento e garantir tranquilidade em caso de danos, roubo ou outras eventualidades.

Até porque, imagine pegar o carro e, no mesmo dia, sofrer um acidente ou ter o veículo roubado. Por exemplo, Kathleen Aguiar, jovem de 21 anos, sofreu um acidente ainda na garagem da concessionária, o que deixou o carro totalmente destruído. 

Felizmente, Kathleen foi salva pelo airbag e não sofreu ferimentos graves e ainda, o veículo tinha seguro. Caso contrário, o prejuízo financeiro seria muito maior para a proprietária do veículo.

Então, quer saber mais sobre o assunto? Preparamos este artigo completo e atualizado para te ajudar. Confira:

  • É possível fazer seguro de carro de leilão?
  • Quais seguradores fazem seguro de carro de leilão?
  • Por que muitas seguradoras não aceitam carros de leilão?
  • Como fazer seguro para carro de leilão?
  • O que fazer se a seguradora recusar o seguro do seu carro?

É possível fazer seguro de carro de leilão?

Sim, é possível fazer seguro para carros adquiridos em leilão. Porém, as opções de seguradoras que cobrem veículos vindos de leilão são limitadas, já que este tipo de veículo costuma ter mais riscos. Ainda assim, algumas seguradoras, como a MAPFRE, são flexíveis e aceitam segurar estes tipos de carros. 

Quais seguradores fazem seguro de carro de leilão?

As seguradoras que fazem seguro para carros de leilão incluem:

  • Porto Seguro
  • Suhai
  • Liberty
  • Bradesco Seguros
  • Minuto Seguros
  • Pier

Por que muitas seguradoras não aceitam carros de leilão?

Muitas seguradoras não aceitam carros de leilão devido a características específicas que aumentam o risco associado a esses veículos. Entenda!

Falta de garantia sobre a condição do veículo

Não é autorizado fazer test drive ou avaliação prévia antes da compra em leilão. Assim, é mais difícil achar possíveis falhas mecânicas ou danos estruturais.

Risco elevado para as seguradoras

Ao comprar carros em eleições, existe a incerteza sobre o histórico e estado real do veículo, aumentando o risco de problemas ou acidentes. Por isso, a seguradora tende a gastar mais se aparecem danos não detectados antes da compra.

Dificuldade em avaliar o risco

Falta informações detalhadas sobre a procedência e histórico do veículo ao comprá-lo em leilões. Consequentemente, existe mais dificuldade em definir as condições de cobertura adequadas.

Proteção dos interesses e sustentabilidade financeira

Muitas seguradoras evitam assumir riscos desconhecidos que prejudiquem a saúde financeira do negócio. Ou seja, essa é uma decisão estratégica para garantir a viabilidade e estabilidade das operações corporativas.

Como fazer seguro para carro de leilão?

Para fazer seguro para carro de leilão, siga as etapas listadas a seguir!

Verifique a classificação do veículo

Certifique-se de que o carro seja classificado como “conservado” ou “recuperável”. As seguradoras geralmente não aceitam veículos classificados como “sucata”.

Obtenha a documentação adequada

Após adquirir o veículo em leilão, aguarde a entrega dos documentos, incluindo:

  • Documento de Transferência (DOT);
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV);
  • procuração e editais relativos ao leilão.

Nota de arrematação

Guarde a nota de arrematação do leiloeiro, que comprova a transferência do veículo. Afinal, ela é necessária ao firmar o contrato de seguro.

Realize a vistoria e regularização

Assim que receber a documentação do veículo, agende uma vistoria de regularização por meio do site do DETRAN. Após a aprovação na vistoria, será emitido o Certificado de Segurança Veicular (CSV), garantindo as boas condições do veículo para o tráfego.

Transferência do veículo

Após a aprovação da vistoria, transfira o veículo para seu nome por meio do DETRAN. Esta etapa também requer agendamento.

Contrate o seguro

Procure uma seguradora que aceite segurar carros de leilão, como Liberty ou Porto Seguro. Ao contratá-lo, esteja ciente de que os valores podem ser mais altos e as indenizações talvez não correspondam a 100% da Tabela FIPE. Esta é responsável por traçar o preço médio dos veículos no mercado.

O que fazer se a seguradora recusar o seguro do seu carro?

Existem alguns passos indicados para você seguir se a seguradora recusar o seguro do seu carro. Acompanhe!

Entenda o motivo da recusa

Peça à seguradora uma explicação detalhada sobre por que o seguro foi recusado. Saber isso ajuda você a determinar os próximos passos.

Procure outras seguradoras

Procure outras opções de seguradoras que possam aceitar segurar o seu carro. Quer dizer, algumas seguradoras costumam ter políticas mais flexíveis ou especializadas em diferentes tipos de veículos.

Melhore as condições do veículo

Se possível, faça melhorias no seu carro para aumentar suas chances de conseguir o seguro. É o caso de reparos de manutenção, instalação de dispositivos de segurança ou redução de riscos associados ao veículo.

Consulte um corretor de seguros

Um corretor de seguros pode te ajudar a encontrar opções de seguro adequadas para o seu carro. Afinal, eles têm experiência em lidar com diferentes seguradoras e oferecem orientação personalizada baseadas na sua situação específica.

Considere alternativas

Se não conseguir obter seguro tradicional, procure alternativas como associações de proteção veicular ou seguros específicos para carros de leilão. Essas opções costumam oferecer cobertura adequada para o seu veículo, mesmo que as seguradoras convencionais tenham recusado o seguro.

Seguindo essas etapas, você pode encontrar uma solução para garantir a proteção do seu carro. Então, percebe como o seguro para carro de leilão pode ser um desafio, mas é possível encontrar uma solução para garantir a proteção do seu veículo? Com paciência, pesquisa e considerando diferentes opções, você encontra uma seguradora que atenda às suas necessidades. Assim, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a ficarem por dentro do funcionamento do seguro para carro de leilão!