Desde que chegou ao Brasil, a Uber conquistou muitos motoristas. Alguns utilizam o aplicativo para ganhar um dinheiro extra nos fins de semana, enquanto outros fazem deste seu trabalho e sua principal fonte de renda.

baixe o crlv digital no app Zul+

Seja qual for o motivo que te leva a ser um motorista da Uber, é bastante simples e rápido se cadastrar para fazer parte do time da empresa.

E para ajudar você que está interessado, o time do Zul+ preparou este texto para te ensinar a se tornar um motorista da Uber.

Veja o passo a passo para ser motorista da Uber

Para se tornar um motorista da Uber, é preciso fazer o cadastro no site oficial e enviar alguns documentos exigidos pela empresa. Veja abaixo o passo a passo completo:

  1. Cadastre-se na Uber e envie a Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
    Acesse o site da Uber para iniciar o seu cadastro.
  2. Realize a verificação de segurança;
    Após o envio da CNH, a empresa faz uma verificação de segurança e, em poucos dias, avisará o candidato o status desta verificação;
  3. Envie o CRLV Digital do seu veículo;
  4. Baixe o aplicativo e fique online.

Em algumas cidades, como São Paulo, é necessário enviar uma documentação específica, como o CONDUAPP, o CONDUTAXI ou um certificado de curso aprovado pela prefeitura.

Conheça 5 dicas que podem fazer você aumentar seu faturamento e ganhar mais dinheiro com a Uber.

Quais documentos são necessários para ser um Uber?

O próprio site da Uber detalha tudo o que é necessário para se tornar um motorista da empresa. Veja abaixo a documentação necessário:

Se você for dirigir um carro comum:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH): Categorias AB, AC, AD, AE, B, C, D ou E, com observação de “exerce atividade remunerada – EAR”. Não são aceitos Permissão para Dirigir e captura de tela no caso de CNH Digital.
  • Foto de perfil: Tirada de frente, não de lado, com o rosto visível, com boa iluminação. Certifique-se de que a foto reflete sua aparência atual;
  • Comprovante de residência: São aceitos contas recentes em nome do motorista ou declaração de endereço preenchida e assinada a próprio punho, conforme modelo disponibilizado pela Uber. Não são aceitos documentos emitidos há mais de 3 meses;
  • Certificado do curso para CONDUAPP ou CONDUTAX: Podem ser emitidos por um CFC credenciado. Serão aceitos certificados de curso para “Condutores de veículos de aplicativos”, CONDUTAX ou Certificados de Táxi Comum.
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV Digital): É necessário enviar o documento em PDF. Não são aceitos captura de tela, veículos que não sejam da categoria “aluguel”, veículo sinistrado ou com circulação vedada.

Se for dirigir um táxi;

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH): Categorias AB, AC, AD, AE, B, C, D ou E, com observação de “exerce atividade remunerada – EAR”. Não são aceitos Permissão para Dirigir e captura de tela no caso de CNH Digital;
  • Foto de perfil: Tirada de frente, não de lado, com o rosto visível, com boa iluminação e certifique-se de que a foto reflete a aparência atual;
  • CONDUTAX: CONDUTAX e Certificados de Táxi Comum são aceitos;
  • Alvará de Estacionamento – Táxi Comum: Não são aceitos capturas de tela, alvará com nome de outro motorista e veículos com a categoria Táxi-Luxo;
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV): Não são aceitos captura de tela, veículos que não sejam da categoria “aluguel”, veículo sinistrado ou circulação vedada.

Em 2021, a CNH passou a ter um novo limite de pontos e uma nova validade a partir da Nova Lei de Trânsito no Brasil.

Como inserir o EAR na CNH?

Como dito anteriormente, é preciso ter a observação de que exerce atividade remunerada na habilitação. Para fazer isso, é preciso solicitar a renovação da CNH no site do Detran do seu estado e informar que deseja inserir a observação. Você terá que fazer um novo exame psicológico.

O que é preciso para ser motorista Uber X?

O Uber X é a categoria mais simples da Uber e, consequentemente, a que pede menos pré-requisitos para o veículo. Confira:

  • Veículo com no máximo 10 anos – em algumas cidades, porém, a prefeitura exige carros ainda mais novos;
  • 4 portas;
  • 5 lugares;
  • Ar-condicionado.

Nesta categoria você pode optar por andar com um veículo mais barato e adquirir um carro de 20 mil reais.

O que é preciso para ser motorista Uber Comfort?

Na categoria Uber Comfort, o passageiro seleciona algumas preferências durante a sua viagem, como temperatura e viajar em silêncio. Para adotar a Uber Comfort, o motorista precisa ter um mínimo de 100 viagens e manter uma média de, pelo menos, 4,80 nas suas avaliações.

Quanto às características do carro, elas devem seguir os requisitos abaixo:

  • Veículo com no máximo 9 anos;
  • 4 portas;
  • 5 lugares;
  • Ar-condicionado.

O que é preciso para ser motorista Uber Black?

A Uber Black é a categoria premium da empresa. Desta forma, tanto o motorista quanto o veículo possuem ainda mais pré-requisitos. O motorista precisa manter uma média de avaliações de, no mínimo, 4,85 e pelo menos 100 viagens.

Já o veículo, é preciso estar de acordo com os requisitos a seguir:

  • Veículos com no máximo 6 anos;
  • 4 portas;
  • 5 lugares;
  • Ar-condicionado;
  • Bancos de couro;
  • Ser da cor preta, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branca.

Para trabalhar como motorista Uber Black você pode optar com carros usados de até 50 mil reais e começar a ganhar algum dinheiro.

Qual o tempo necessário para começar a trabalhar como Uber?

Segundo relatos dos próprios motoristas, leva em torno de 10 dias para começar a trabalhar após o envio da documentação

A Uber verifica antecedentes criminais?

Sim. Ao enviar a CNH, a Uber verifica, inclusive, os antecedentes criminais do candidato a motorista.

Como é feito o pagamento para o motorista de Uber?

A empresa repassa os ganhos de cada motorista semanalmente toda segunda-feira. No entanto, é possível resgatar os ganhos diariamente caso você assim prefira. Um ponto super importante é optar com um carro econômico e de baixa manutenção que vai te ajudar a ganhar ainda mais dinheiro como motorista de aplicativo.

banner chegou a tag de pedagio zul digital