Mais de 1 milhão de proprietários de veículos do Paraná não pagaram integralmente o IPVA, pelo menos até julho de 2023. Os dados são da Secretaria estadual da Fazenda e a Receita Estadual do Paraná. Diante disso, é natural se preocupar se o IPVA vencido dá multa

Quer dizer, muitos brasileiros não se planejam para as contas obrigatórias de início de ano, como os impostos. Assim, é possível que haja atraso no pagamento das despesas, o que pode gerar multas e outras complicações. Se identificou?

Preparamos este conteúdo com as principais informações sobre o assunto para te ajudar. Continue com a gente e descubra:

  • Posso andar com IPVA atrasado e licenciamento em dia?
  • O que acontece se eu andar com o IPVA vencido?
  • É possível pagar o IPVA vencido? 
  • É possível parcelar o pagamento do IPVA?
  • É melhor pagar o IPVA vencido à vista ou parcelado?

Posso andar com IPVA atrasado e licenciamento em dia?

Você pode andar com o IPVA atrasado até o mês de vencimento do licenciamento. Passado esse período, se o IPVA permanecer em atraso, você deve sofrer algumas penalidades.

O que acontece se eu andar com o IPVA vencido?

Se você andar com o IPVA vencido existem algumas consequências, como multas, juros, restrições financeiras e legais, além das penalidades de trânsito. Confira mais detalhadamente!

Multa diária e limite

O proprietário do veículo fica sujeito ao pagamento de multas cujo valor depende das regras de cada estado. Por exemplo, em São Paulo, a multa é diária de 0,33% sobre o valor do imposto, limitada a 20% do total do IPVA.

Multa em caso de dívida ativa

Se o IPVA permanecer inadimplente, a dívida pode ser inscrita em dívida ativa. Nesse caso, a multa será de 40% sobre o valor cobrado.

Juros

Além da multa, você terá que pagar juros equivalentes à taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic). O valor é de no mínimo 1% ao mês, sobre o valor do IPVA acrescido da multa.

Cadastro de inadimplentes

Se a dívida persistir, seu nome será incluído no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin Estadual). Assim, você fica restrito em relação a obtenção de crédito e outras transações financeiras.

Impedimento de licenciamento

Você ficará impedido de realizar o licenciamento do veículo, o que é obrigatório para circular legalmente. Consequentemente, sem o licenciamento, existem outras penalidades previstas na legislação de trânsito. Entre elas: 

  • 7 pontos na CNH;
  • multa de R$ 293,47;
  • possível apreensão do veículo. 

Quanto tempo demora para baixar a dívida ativa do IPVA?

A demora para baixar a dívida ativa do IPVA, após o pagamento do imposto, é de cerca de 6 dias. Assim, nesse prazo, a situação do devedor é regularizada e ele pode seguir com os procedimentos de licenciamento do veículo.

banner promoção

É possível pagar o IPVA vencido? 

Sim, é possível pagar o IPVA vencido, desde que você siga etapas específicas. O passo a passo é o seguinte:

  • acesse o site do Detran ou o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do seu estado;
  • insira a placa do veículo e o Renavam para acessar as informações sobre o débito;
  • Em seguida, emita a Guia para Regularização de Débitos (GRD), guia de pagamento com os valores ajustados;
  • escolha a forma de pagamento desejada. Você pode pagar o valor à vista ou parcelá-lo com adição de juros, dependendo das opções disponíveis;
  • pague a guia em um banco, casa lotérica ou em um posto da Secretaria da Fazenda e Planejamento, conforme indicado na própria guia;
  • Se preferir, pague a guia diretamente pelo aplicativo ou internet banking do seu banco, caso essa opção esteja disponível.

É possível parcelar o pagamento do IPVA?

Sim, é possível parcelar o pagamento do IPVA e até pagá-lo com cartão de crédito em todo o Brasil. Desse jeito, pode ser mais fácil para muitas pessoas pagarem o imposto sem comprometer o orçamento.

Porém, pagar parcelado e/ou com cartão de crédito costuma envolver a cobrança de taxas extras, como juros e tarifas. Em outras palavras, você acaba pagando mais do que o valor total do pagamento. Então, verifique as condições oferecidas pelo seu estado ou pela instituição financeira antes de escolher como pagar.

É melhor pagar o IPVA vencido à vista ou parcelado?

A melhor opção entre pagar o IPVA vencido à vista ou parcelado depende da sua situação financeira e das condições oferecidas pelo órgão responsável. A seguir, conheça algumas considerações importantes!

À vista

Pagar o IPVA integralmente pode oferecer descontos. Por exemplo, o estado do Rio de Janeiro oferece desconto de 3% para quem pagar o IPVA à vista. Logo, se você tem o dinheiro disponível e consegue pagar sem comprometer outras despesas, essa pode ser a melhor opção para economizar.

Parcelado

Parcelar o IPVA pode ser vantajoso se você não tem o valor total disponível imediatamente ou se preferir distribuir o pagamento ao longo de meses. Dessa maneira, não impacta tanto o seu orçamento mensal. 

No entanto, no parcelamento há a cobrança de juros sobre as parcelas, o que aumenta o custo total do imposto.

Consulte grátis IPVA, licenciamento e multas de seu veículo

Conforme mencionado, sim, pagar o IPVA vencido pode resultar em multas. Por isso, é essencial manter o pagamento em dia para evitar complicações financeiras e legais. Entre elas, restrições no licenciamento do veículo, problemas de crédito e penalidades de trânsito.E aí, tirou as suas principais dúvidas sobre o pagamento do IPVA? Aproveite e consulte grátis o IPVA do seu veículo — além de licenciamento e multas. Faça isso ao acessar o nosso site e inserir a sua placa, e-mail e telefone no local indicado!