Pagar o boleto IPVA 2021 é uma das obrigações anuais de todo proprietário de veículo no Brasil. O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é o tributo mais caro relacionado ao carro no país e seu pagamento é condição fundamental para o licenciamento veicular.

Para emitir e até mesmo imprimir o boleto do IPVA 2021, você deve acessar o portal da Secretaria da Fazenda, do Detran ou sua conta bancária. Em qualquer uma das opções citadas anteriormente, você deverá consultar os débitos do seu veículo através do número do Renavam (código numérico localizado no CRLV). No entanto, pagar o IPVA por boleto não é nem de longe a maneira mais prática e simples de quitar o imposto.

Veja a tabela do IPVA 2021 SP aqui.

banner pague o ipva do seu carro em até 12x com o Zul+
A melhor solução para o boleto IPVA 2021 é pagar o imposto com o Zul+, o app que permite consultar rapidamente o valor do tributo direto pelo celular e você ainda pode parcelar o pagamento em até 12x. Clique na foto acima e baixe já o app!

Onde imprimir boleto IPVA?

Você pode imprimir o boleto IPVA em três lugares diferentes: no portal da Secretaria da Fazenda do seu estado, no site do Detran também do seu estado ou em sua conta bancária online. 

Nos três casos, você precisa estar com o documento do seu carro (CRLV) em mãos para consultar o número do Renavam.

Como emitir guia para pagar IPVA?

Para emitir a guia para pagar o IPVA, siga as estas instruções:

1. Acesse sua conta bancária, portal do Detran ou da Sefaz do seu estado;

Entre no portal do cliente do seu banco pela internet, do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado. Vale dizer que também é possível pagar o imposto pelo guichê de atendimento ou caixa eletrônico.

2. Busque por “IPVA”;

Ao acessar qualquer uma das três opções citadas anteriormente, procure pela área de pagamento do IPVA

O boleto IPVA 2021 também pode ser encontrado na área de “Consulta de débitos pendentes do veículo”, dependendo do estado onde o veículo foi emplacado.

3. Informe o número do Renavam do veículo;

Após encontrar o espaço para pagar o IPVA, o proprietário deve digitar o número do Renavam do veículo para gerar o boleto de pagamento.

4. Gere o boleto para pagamento;

Ao identificar o veículo e o valor do IPVA, emita o boleto bancário para quitar o imposto.

Como emitir boleto IPVA atrasado?

Para emitir o boleto IPVA atrasado, o motorista deve seguir os mesmos passos de quem não deixou o imposto atrasar. No entanto, é imprescindível verificar se outros débitos relacionados ao veículos, como multas de trânsito ou taxas de vistoria, ainda estão em aberto.

Acesse nosso blogpost completo sobre IPVA atrasado e saiba como parcelar em até 12 vezes através do app Zul+.

Como pagar o IPVA sem imprimir boleto?

ipva no app Zul+

1. Baixe o app Zul+ para iPhone ou Android

Faça o download do super aplicativo para carros Zul+ na Apple Store e Google Play ou acesse a página oficial da plataforma.

2. Cadastre seu veículo e informe o Renavam;

Adicione um carro ao app informando a placa, o modelo, o ano e o número de Renavam

3. Faça a consulta do IPVA;

No menu do aplicativo, clique em “Multas & Tributos” e realize a consulta do valor do IPVA do seu veículo.

4. Escolha uma forma de pagamento;

Selecione a maneira que prefere pagar. O aplicativo Zul+ oferece a opção do parcelamento em até 12 vezes do IPVA ou IPVA atrasado pelo cartão de crédito ou nas carteiras digitais Apple Pay, Google Pay e Masterpass .

5. Deslize para pagar =)

Pronto. Pelo aplicativo Zul+, o motorista consegue consultar e pagar o IPVA do carro em menos de um minuto.

banner mulher sorrindo dentro do carro e celular no app zul+ com texto seu carro mais completo
Baixe já o super app para carros Zul+ e tenha na palma da mão o IPVA e outros diversos serviços automotivos relacionados a seu carro.