Zul Digital

Zul Digital


Aplicativo credenciado pela prefeitura para compra e uso das vagas de Estacionamento rotativo e Zona Azul. Praticidade e segurança na hora de comprar o Cartão Azul Digital.

Campartilhe


Como escolher sua oficina mecânica?

Zul DigitalZul Digital

Conheça dicas e cuidados recomendados por mecânicos profissionais para escolher uma oficina mecânica de confiança para levar seu carro

peças de reparo automotivo organizadas em uma oficina mecanica
Um ambiente organizado pode ser sinal da qualidade e profissionalismo do serviço prestado pela oficina mecânica

Escolher uma oficina mecânica para a manutenção do carro é uma das principais dores de todo motorista. Embora, na maioria das vezes, o uso do automóvel seja diário, uma grande parcela dos condutores tem conhecimento superficial do funcionamento de seu veículo.

Ao parar o carro no posto de combustível ou em uma oficina mecânica qualquer, a falta de conhecimento da parte mecânica do veículo pode abrir brechas para trocas e reparos desnecessários gerando custos exagerados para o motorista.

Para te ajudar a escolher uma oficina mecânica de confiança e realizar a manutenção do seu carro sem nenhuma preocupação, a equipe do Zul Digital conversou com Barbara Brier, consultora automotiva e fundadora do projeto Oficina Amiga da Mulher, e também com Pedro Luiz Scopino, mecânico e responsável técnico da Auto Mecânica Scopino.

Saiba quais peças e partes do seu carro precisam ser revisadas em uma manutenção em nosso blogpost completo sobre revisão de carro.

Confira as principais dicas e cuidados que se deve ter ao levar o carro em uma oficina mecânica:

Procure conhecer melhor a oficina mecânica antes de deixar o carro

A  maioria dos motoristas costuma procurar por uma oficina mecânica que seja próxima de sua casa ou trabalho e que tenha fácil acesso, mas Barbara Brier alerta que uma das principais recomendações que o dono do veículo precisa ter é procurar saber mais sobre a oficina para atestar o profissionalismo e a qualidade de atendimento.

“Olhar as instalações na internet, ver recomendações no Google, passar na porta da oficina e ver se a oficina é limpa e organizada já é um primeiro sintoma de que ela pode ser mais transparente”, diz Barbara.

Para Scopino, a aparência da oficina e as recomendações também são essenciais e auxiliam na hora de levar o carro em uma oficina desconhecida. Mas o mecânico reitera a importância da oficina ter bandeiras de fabricantes de peças automotivas. “Isso minimiza (as dores dos motoristas) porque os próprios fabricantes já fazem uma pré-seleção das oficinas. O aspecto da bandeira confirma que ela é um serviço autorizado”, afirma.

Leia o manual de uso e manutenção do seu carro

Segundo a consultora automotiva Barbara Brier, o motorista que não conhece nada de carro precisa ler o manual de uso e manutenção do veículo se não quer correr o risco de ser enganado. O manual do automóvel tem como função orientar o condutor e indicar as revisões periódicas necessárias. “O manual do carro é um grande aliado do dono quando ele precisa de um norte para saber o que ele precisa fazer na revisão”, aponta.

A fundadora do projeto e do selo de responsabilidade social Oficina Amiga da Mulher afirma que quando o motorista se sente inseguro para levar o veículo em uma oficina mecânica, ele deve aprender mais sobre como seu carro funciona e quais verificações básicas devem ser feitas no dia a dia. “Comece a observar o painel e o barulho do motor. Quanto mais você conhecer o seu carro, mais você vai se sentir seguro”, complementa Barbara.

Entenda o que é recall de veículos e saiba o que fazer se seu carro foi convocado acessando nosso blog.

Converse com seu mecânico e peça para ele explicar tudo o que for feito

Estabelecer uma relação de diálogo com a oficina mecânica é fundamental para quem deseja saber tudo o que está sendo feito em seu carro. Para isso, é necessário questionar o diagnóstico e levantamento feito pelo mecânico e pedir para que ele te explique de forma clara e objetiva o porquê das mudanças a serem feitas.

“Quando a oficina fizer o orçamento e tiver uma peça danificada ou quebrada, peça para ele mostrar e evidenciar o que tem que ser trocado. Ir lá debaixo do carro e mostrar”, recomenda Barbara. “Tudo precisa ser explicado”, conclui a consultora automotiva.

De acordo com Scopino, é impossível evitar ser enganado porque precisa se estabelecer uma relação de confiança entre o motorista e a oficina. “Por ser professor e empresário, a questão ética está acima de tudo. Ou se confia na oficina ou não se confia”, diz. “Credibilidade não se ganha, se conquista. E como se conquista? Conversando com o cliente, explicando o defeito. Não é inventando coisa que é para trocar”, conclui o mecânico responsável pela Auto Mecânica Scopino.

mecanico faz reparo no motor do carro com capo aberto
As alterações e mudanças, que a oficina mecânica pretende fazer, devem ficar claras ao motorista, que pode questionar o motivo a qualquer momento

Manutenções do carro devem ser feitas em oficinas mecânicas

Ao parar para abastecer o veículo em um posto de combustível, é comum que um frentista ofereça outros serviços como a troca de óleo do motor ou a troca do aditivo do radiador. No entanto, o mecânico condena manutenções do carro realizadas dessa forma. “O posto de combustível pode trocar o quê? Nada. Só combustível. Qualquer intervenção mecânica no veículo é na oficina mecânica”, alerta Scopino.

“Se o frentista for treinado e certificado para a manutenção do carro, beleza. Mas não conheço nenhum que faça isso. Como técnico e professor, posto de combustível é para colocar combustível. Não tem nem que abrir o capô do carro”, explica o mecânico. Segundo ele, há muitos casos em que a troca do óleo é realizada de maneira incorreta comprometendo o funcionamento do carro.

Entenda o que deve e o que não deve ser feito na hora de lavar o carro da maneira certa em nosso blogpost completo sobre lavagem automotiva.

Oficina Amiga da Mulher

A Oficina Amiga da Mulher é uma plataforma que conecta mulheres a oficinas. Desenvolvida pela mecânica e consultora automotiva, Barbara Brier, em conjunto com sua prima, Fernanda Brier, o projeto nasceu da necessidade de indicar oficinas mecânicas em que mulheres pudessem se sentir seguras quanto ao serviço prestado.

O projeto está desenvolvendo oficinas mecânicas em todo o Brasil para receber o selo de responsabilidade social, Oficina Amiga da Mulher. “Essas oficinas são treinadas, capacitadas e auditadas quanto à sua postura, funcionamento, transparência, ética e cobrança. Não quer dizer que são as oficinas mais baratas mas são aquelas que vão entregar qualidade e transparência”, afirmou Barbara.

Barbara Brier

Mecânica com mais de 8 anos de experiência na indústria automobilística. É CEO da Oficina Amiga da Mulher fundada em 2017 com o objetivo de conectar mulheres a oficinas mecânicas. A iniciativa já está presente nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina e conta com uma rede de aproximadamente 13 oficinas certificadas.

Pedro Luiz Scopino

É mecânico e responsável técnico da Auto Mecânica Scopino, fundada por seu pai em 1971 na Barra Funda. Atualmente, a empresa está localizada no bairro da Casa Verde em São Paulo. A Auto Mecânica Scopino é referência na manutenção preventiva e corretiva de carros e conta com o selo Oficina Amiga da Mulher.

Que tal estacionar de forma rápida, fácil e segura? Baixe o app Zul Digital tenha a melhor experiência de pagamento de estacionamento rotativo no Brasil!

Comentários