Um dos lugares em que as pessoas ficam mais expostas a roubos, assaltos e furtos é no trânsito. Só no Estado de São Paulo, o número de ocorrências relacionadas a veículos aumentou 13,78% no acumulado entre janeiro e maio de 2022 na comparação com o mesmo período no ano passado, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Principalmente quem vive nas grandes cidades precisa tomar alguns cuidados a mais. Por isso, separamos algumas dicas que você pode seguir para evitar ser um alvo fácil. Confira:

1 – Esteja sempre atento
Algumas dicas parecem até meio óbvias, mas cuidado nunca é demais. Fique alerta no trânsito, especialmente quando você estiver parado. Isso quer dizer não se distrair com rádio ou celular e prestar atenção se não tem ninguém suspeito perto de uma lombada, na calçada ou atrás de um poste.

Mesmo quando você estacionar em lugares aparentemente seguros, como shoppings e supermercados, vale olhar ao redor e tentar parar perto da entrada ou de lugares com mais movimento.

2 – Ande sempre com os vidros fechados
Vento no rosto, principalmente no verão, é uma delícia, né? Mas vidro aberto, especialmente quando você estiver parado, deixa o motorista muito mais exposto para ser alvo de alguém que queira roubar alguma coisa de dentro do seu carro ou te abordar.

3 – Não ande com objetos no banco do carona
Não ande com bolsas, sacolas, mochilas nem nada que possa chamar atenção no banco do passageiro dianteiro. Quando estacionar, guarde tudo no porta-malas. E, se puder, evite abri-lo ou fechá-lo em locais de muita circulação em que possíveis ladrões possam se interessar pelo conteúdo dentro do seu veículo.

4 – Evite expor objetos de valor
Celular na mão ou exposto no painel do carro, relógio e outras coisas de valor são um chamariz para quando estamos dirigindo. Então, evite usá-los!

5 – Evite estacionar em locais isolados
Se for estacionar na rua, procure um lugar mais movimentado – ou pelo menos não tão isolado – e fique atento para pessoas suspeitas por perto. E evite ficar muito tempo dentro do veículo com ele parado.

6 – Reduza gradativamente a velocidade no semáforo fechado
Quando você estiver dirigindo e ver que o semáforo fechou, especialmente à noite, em lugares perigosos ou que você não conheça, comece a reduzir a velocidade alguns metros antes para evitar ficar parado muito tempo.


7 – Priorize as faixas do meio
As faixas do meio também são menos vulneráveis a assaltos por estarem longe das calçadas e de alguém que possa estar armado, por exemplo.

8 – Não pare para ajudar em locais isolados
Ser um motorista consciente e que ajuda os outros é bastante importante. Mas, em lugares isolados, isso pode significar uma emboscada. Nunca se sabe sabe quando tem alguém mal-intencionado esperando pra fazer um roubo ou até um sequestro.

Inclusive, evite parar em uma rua deserta ou no meio da estrada se perceber que o pneu furou ou que bateu uma pedra no vidro do carro. Continue até encontrar um posto ou um lugar mais movimentado, porque alguém pode ter causado o imprevisto de propósito para que você pare o veículo e possa ser abordado.

9 – Não fique esperando no carro
Se você costuma dar carona para amigos ou buscar familiares no trabalho, por exemplo, com certeza já ficou esperando. Quando acontecer de você chegar antes da pessoa, não fique aguardando dentro do carro. Dê mais uma volta no quarteirão ou estacione o veículo e espere fora dele, em um lugar seguro.

10 – Instale um portão automático em casa
Descer do carro para abrir e fechar o portão da sua residência é outra forma de atrair ladrões. Vale a pena investir em um portão automático para chegar ou sair com mais segurança de casa.

Além disso, fique sempre atento quando estiver prestes a chegar em casa. Às vezes vale a pena dar mais uma volta no quarteirão ou ligar para a polícia em caso de suspeitos por perto.

11 – Verifique o trajeto indicado no GPS
Sabe aquele caminho cheio de desvios que o GPS indica para fugir do trânsito? E que você acaba rodando quilômetros a mais pra economizar 5 minutos no final? Nem sempre é uma boa, ainda mais se você não conhece a região ou se o bairro ou as ruas são mais perigosos.

12 – Invista em itens de segurança como películas
Além dessas dicas de comportamento, você também pode investir em itens de segurança, como películas antivandalismo e alguns acessórios como travas de segurança, rastreadores, localizadores e bloqueadores.

A película antivandalismo (ou película de segurança) é aplicada nos vidros para evitar que eles sejam estilhaçados caso bata uma pedra neles ou alguém tente quebrá-los com algum objeto. Contudo, vale lembrar que ela não é uma blindagem, então não protege contra armas de fogo.

E nunca é demais lembrar que, caso você seja abordado, tente manter a calma para não criar ainda mais tensão. E comunique cada passo para o bandido, indicando, por exemplo: “só vou pegar minha carteira” ou “vou tirar o cinto”.

Veja também
Roubo do carro, mecânico e terceiros: o que os tipos de seguro auto cobrem?
Carro roubado? Veja como fazer B.O. online