Saber como acionar o seguro auto é fundamental para não ser pego de surpresa em situações de emergência. Ao sair com o carro na rua, todos nós estamos sujeitos a se envolver em algum tipo de acidente. Por esse motivo, é muito importante estar preparado para evitar maiores dores de cabeça.

Neste post, o time do Zul+ vai te ensinar o que fazer para acionar o seguro do seu carro em caso de acidente ou colisão.

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Devo contratar um seguro auto?

Vale lembrar que, após a compra do carro, é recomendado contratar um seguro auto. É ele quem vai te dar assistência e cobrir prejuízos em em casos de emergência, como acidentes, furtos, problemas mecânicos e até mesmo falta de combustível

No Brasil, existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviços e você consegue encontrar diferentes modalidades de seguro para carro. Cada um deles com os seus benefícios. Para entender melhor os tipos seguro auto, acesse aqui.

No processo de contratação do seguro auto, é fundamental que você pesquise e escolha um plano que atenda suas necessidades. Para entender melhor como você pode fazer a cotação do seguro auto online, acesse aqui.

Como e quando acionar o seguro? 

É recomendado acionar o seguro sempre que você se envolver em algum acidente de trânsito ou em situações de emergência

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Imprevistos acontecem. Por isso, é sempre bom contar com a assistência 24h do seguro auto.

O que é preciso para acionar o seguro?

1. Pegar as informações dos envolvidos;

É extremamente importante pegar todas as informações das pessoas envolvidas no acidente como: nome completo, CPF, telefone, número da habilitação e placa dos carros envolvidos na colisão.

2. Fazer um Boletim de Ocorrência;

Em caso de acidentes, é recomendado fazer um boletim de ocorrência. Isso porque é aqui em que todos os envolvidos na colisão vão dar sua versão do acontecimento. Apesar disso, a realização do B.O. para acionar o seguro auto só é obrigatória em caso de acidentes com vítimas e terceiros.

3. Acionar a seguradora;

Depois de registrar o boletim de ocorrência, é hora de entrar em contato com a sua seguradora. Uma dica importante é ter uma noção de quanto será o gasto para realizar o reparo do veículo. 

Isso porque a empresa só vai arcar com os custos caso ele seja superior ao valor da franquia, definida na hora da contratação do seguro. Além disso, no caso de seguros de terceiros, há um valor máximo determinado para o conserto. Esses dois valores constam na sua apólice de seguro.

Para encontrar o telefone de contato atualizado da sua seguradora, você pode acessar o app Zul+. Além disso, muito em breve, também será possível fazer a contratação de um seguro auto diretamente no app.

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Toque na imagem e consulte o telefone da sua seguradora no app Zul+.

Quem devo pagar a franquia no caso de sinistro?

Cerca de 80% dos veículos do país não têm seguro, o que pode ser um grande problema no caso dos acidentes. Quando os envolvidos possuem, há uma série de possibilidades para determinar quem deve pagar a franquia.

1. Você não é culpado e o outro veículo possui seguro;

Caso você seja a vítima do acidente e o culpado possua seguro, não há o que se preocupar. Isso porque basta ele assumir a culpa e acionar o seguro. Além disso, neste caso, será necessário uma cobertura para terceiros, o que não exige um pagamento de franquia.

2. Quando você não é culpado, mas o responsável não tem seguro

Caso seu veículo tenha sido comprometido no acidente e o culpado não tenha seguro para terceiros, é possível entrar em acordo com o responsável. Neste caso, você pode acionar o seu seguro e combinar que ele pague a sua franquia. Além disso, ele pode optar por te levar a uma oficina de confiança e pagar pelo conserto.

3. Quando você é o culpado;

Caso você seja o responsável por uma colisão e tenha o seguro para terceiros contratado, você não terá que desembolsar nenhum dinheiro extra para consertar do veículo da vítima. 

No entanto, você terá que pagar franquia do seguro caso queira reparar algum dano em seu próprio veículo. Vale comentar que ao acionar o seu seguro para terceiros, você vai perder 1 ponto na sua classe bônus. Acesse aqui e saiba mais.

Qual o prazo para acionar o seguro?

O prazo ideal para acionar o seguro é o mais cedo possível. Porém, o prazo máximo para fazer o contato é de 1 ano a partir da colisão. Já para receber a indenização, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), há um prazo de 30 dias.

Quais são os documentos necessários para acionar o seguro?

Dependendo do acidente e da modalidade do seguro, documentos diferentes podem ser solicitados pela seguradora. Porém, alguns são mais comuns, e vamos listá-los abaixo.

  • Boletim de Ocorrência;
  • Cópia da CNH, do RG e do CPF;
  • Cópia do documento do carro;
  • CRLV.

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