Para quem não quer correr o risco de perder a carteira de motorista, é fundamental consultar os pontos da CNH online. E nessa matéria, o time do Zul+ te conta o passo a passo completo de como realizar a consulta.

Desde que a Nova Lei de Trânsito entrou em vigor no Brasil, a pontuação máxima do CNH (Carteira Nacional de Habilitação) aumentou para 40. Com isso, passou a ser permitido cometer mais infrações antes de ser punido com a perda da habilitação.

Apesar disso, é muito importante saber com quantos pontos você está no momento atual. E, para isso, é preciso consultar frequentemente suas multas de trânsito e também sua pontuação.

banner mulher sorrindo dentro do carro e celular no app zul+ com texto seu carro mais completo

Com quantos pontos perde a CNH?

Como dito anteriormente, com a nova Lei de Trânsito, o limite de pontos passou para 40. Porém, dependendo da gravidade das infrações cometidas, a cassação da CNH e a suspensão do direito de dirigir podem vir muito antes. Veja abaixo os novos limites de pontos da carteira de motorista no Brasil:

  • 40 pontos para quem não tiver infração gravíssima;
  • 30 pontos para quem tiver 1 única infração gravíssima;
  • 20 pontos para quem tiver 2 ou mais infrações gravíssimas.

Para motoristas de aplicativos ou profissionais, o limite será de 40 pontos independente da gravidade das infrações.

Como consultar pontos da CNH?

A consulta de pontos da CNH é feita de forma totalmente gratuita no Brasil. Para isso, é necessário acessar o portal do Detran do seu Estado ou ter o aplicativo Carteira Digital de Trânsito instalado no seu smartphone. Em ambos, o processo é bastante simples e rápido.

Dependendo do Estado no qual sua CNH está registrada, será necessário informar dados diferentes para fazer a consulta. Independente disso, todas as informações necessárias estarão disponíveis na própria carteira de motorista. Então, a dica é: esteja com o documento em mãos.

Veja como baixar a CNH Digital 2021 em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Como ver os pontos da CNH no portal do Detran?

O site do Detran é a forma mais tradicional de fazer a consulta de pontos da CNH online. Veja abaixo o passo a passo completo:

1) Acesse o portal do Detran do seu Estado;

2) Faça o seu login;

3) Vá em “CNH – Habilitação” e depois em “Pontos na CNH – consulta e certidão”;

4) Confirme seus dados e realize a pesquisa.

Na tela, irá aparecer o nome do condutor, o número do registro da CNH e o CPF. Abaixo, caso você tenha alguma pontuação, ela irá aparecer detalhada. Caso não haja pontos na CNH, irá aparecer a mensagem “Condutor sem pontuação”.

Como ver os pontos da CNH no aplicativo Carteira Digital de Trânsito?

No aplicativo CDT, também é bastante rápido fazer a consulta. Primeiro, claro, é necessário fazer o download do mesmo, que está disponível tanto para Android quanto para iOS. Depois, basta seguir o passo a passo abaixo:

1) Abra o app CDT;

2) Faça seu login na plataforma;

2) Na tela principal, toque em “Infrações”;

4) Selecione a opção “Por Infrator”.

Na próxima tela, irão aparecer as infrações que o motorista cometeu e sua pontuação. Caso não possua, irá aparecer a mensagem “Você não possui infrações registradas”.

Sua carteira de motorista venceu durante a quarentena? Veja como renovar CNH vencida na pandemia em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Como zerar os pontos da CNH?

Para zerar a pontuação, é necessário esperar 12 meses após o cometimento da infração. A validade de pontos da CNH é de 1 ano. Porém, caso tenha atingido o limite de pontos, ele ficará impedido de dirigir até que faça a reciclagem. Após isso, os pontos também serão zerados.

Atingiu o limite de pontos da CNH e o Detran te notificou? Veja o que fazer com a suspensão do direito de dirigir aqui.

banner app abasteça seu carro com zul mais