Para quem não quer correr o risco de perder a carteira de motorista, é fundamental consultar pontos da CNH online. E nessa matéria, o time do Zul+ te conta o passo a passo completo de como realizar a consulta.

Desde que a Nova Lei de Trânsito entrou em vigor no Brasil, a pontuação máxima do CNH (Carteira Nacional de Habilitação) aumentou para 40. Com isso, o número de infrações aumentou antes de ser punido com a perda da habilitação.

Apesar disso, é muito importante saber com quantos pontos você está no momento atual e consultar os pontos da CNH com alguma frequência, com o objetivo de verificar suas multas de trânsito e também sua pontuação.

banner mulher sorrindo dentro do carro e celular no app zul+ com texto seu carro mais completo

Qual o limite de pontos na CNH?

Com a nova Lei de Trânsito, o limite de pontos na CNH aumentou para 40 pontos. Porém, dependendo da gravidade das infrações cometidas, a cassação da CNH e a suspensão do direito de dirigir podem vir muito antes. Veja abaixo os novos limites de pontos da carteira de motorista no Brasil:

  • 40 pontos para quem não tiver infração gravíssima;
  • 30 pontos para quem tiver 1 única infração gravíssima;
  • 20 pontos para quem tiver 2 ou mais infrações gravíssimas.

Para motoristas de aplicativos ou profissionais, o limite será de 40 pontos independente da gravidade das infrações.

Como saber se minha CNH é de 40 pontos?

O limite de 40 pontos foi alterado de forma generalizada para todos os motoristas habilitados e com a CNH regularizada, ou seja, mesmo que sua CNH esteja próxima ao vencimento, o limite de pontos será 40 pontos, conforme a regra já detalhada.

Como consultar pontos da CNH?

A consulta pontos CNH é feita de forma totalmente gratuita no Brasil. Para isso, é necessário acessar o portal do Detran do seu Estado ou ter o aplicativo Carteira Digital de Trânsito instalado no seu smartphone. Em ambos, o processo é bastante simples e rápido.

Dependendo do Estado no qual sua CNH está registrada, será necessário informar dados diferentes para fazer a consulta. Independente disso, todas as informações necessárias estarão disponíveis na própria carteira de motorista. Então, a dica é: esteja com o documento em mãos.

Você pode consultar o número de sua CNH em sua CNH Digital.

Como ver os pontos da CNH no portal do Detran?

O site do Detran é a forma mais tradicional de fazer a consulta pontos da CNH online. Veja abaixo o passo a passo completo:

  1. Acesse o portal do Detran do seu Estado;
  2. Faça o seu login;
  3. Vá em “CNH – Habilitação” e depois em “Pontos na CNH – consulta e certidão”;
  4. Confirme seus dados e realize a pesquisa.

Na tela, irá aparecer o nome do condutor, o número do registro da CNH e o CPF. Abaixo, caso você tenha alguma pontuação, ela irá aparecer detalhada. Caso não haja pontos na CNH, irá aparecer a mensagem “Condutor sem pontuação”.

Como ver os pontos da CNH no aplicativo Carteira Digital de Trânsito?

No aplicativo CDT, também é bastante rápido fazer a consulta. Primeiro, claro, é necessário fazer o download do mesmo, que está disponível tanto para Android quanto para iOS. Depois, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra o app CDT;
  2. Faça seu login na plataforma;
  3. Na tela principal, toque em “Infrações”;
  4. Selecione a opção “Por Infrator”.

Na próxima tela, irão aparecer as infrações que o motorista cometeu e sua pontuação. Caso não possua, irá aparecer a mensagem “Você não possui infrações registradas”.

Como zerar os pontos da CNH?

Para zerar a pontuação, é necessário esperar 12 meses após o cometimento da infração. A validade de pontos da CNH é de 1 ano. Porém, caso tenha atingido o limite de pontos, você ficará impedido de dirigir até que faça a reciclagem. Somente após isso, os pontos serão zerados.

Caso você tenha atingido o limite de pontos da CNH e o Detran tenha te notificado, você pode ter o direito de dirigir suspenso.

Quanto tempo a multa sai do sistema depois de pagar?

Em média, os órgãos públicos que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito pedem 48 horas úteis para dar baixa nas suas taxas.

banner app abasteça seu carro com zul mais