Maio Amarelo é um movimento global que propõe a discussão sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A campanha busca conscientizar motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas acerca da importância da segurança e do respeito no trânsito em todo o mundo.

Todos os anos, acontece a edição do Maio Amarelo que conta com o apoio de mais de 27 países, 1425 empresas e 423 cidades. O principal objetivo do movimento é organizar uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, colocando em pauta o tema de segurança viária.

banner app abasteça seu carro com zul mais

A campanha envolve grupos de diferentes segmentos como órgãos do governo, empresas, associações etc.. Toda essa mobilização serve para uma discussão efetiva do tema, em que o engajamento ocorrerá através de ações, e o conhecimento será propagado.

Veja o que é a Política Nacional de Mobilidade Urbana e descubra sua importância para o planejamento urbano de uma cidade no Brasil.

Por que o mês de maio?

calendário com datas amarelas
O alto índice de mortes mostra a importância de criar um movimento que busque a mudança de comportamento no trânsito.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito. Por esse motivo, o mês de maio se tornou referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza quanto à segurança no trânsito.

A resolução, editada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, definia o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações pela Segurança no Trânsito”. O decreto foi feito baseado em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou cerca de 1,3 milhão de mortes, em 2009, por acidentes no trânsito em 178 países países.

De acordo com o mesmo estudo, ainda 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas, desde de problemas físicos, como a paraplegia, até traumas psicológicos, como o transtorno de estresse pós-traumático.

Por que amarelo?

O amarelo simboliza a atenção, e também a sinalização e advertência no trânsito. Por exemplo, o semáforo amarelo indica a iminência da parada obrigatória. E o semáforo amarelo piscante adverte a existência de perigo na via.

Outro exemplo do significado da cor amarela quando falamos de carro é na Fórmula 1. A bandeira amarela alerta os pilotos sobre perigo na pista. Quando duas bandeiras amarelas são balançadas, o piloto deve parar o carro porque a pista está obstruída.

Estatísticas

De acordo com o mais recente relatório da OMS divulgado, 1,35 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito no mundo todos os anos. São 3.712 mortes por dia de acordo com a estatística. Esse número representa a oitava maior causa de mortes no mundo.

Infográfico top 10 causas de morte no mundo OMS 2016
O estudo foi feito pela Organização Mundial da Saúde e prevê as principais causas de morte por ano ao redor do mundo. Fonte: OMS

O mesmo estudo revela que o principal responsável no mundo por mortes de crianças entre 5 e 14 anos e de jovens adultos de 15 a 29 anos são os acidentes de trânsito.

O relatório mostra que o índice de mortes no trânsito é maior em países pobres, e estima que só no Brasil mais de 41 mil mortes ocorrem todo ano.

O Movimento Maio Amarelo surge então para chamar atenção para esse alto número de mortes no trânsito e desenvolver ações que gerem mudanças efetivas. Se nada for feito e o cenário não mudar, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas deverão morrer em 2020, passando para a quinta colocação de maior causa de mortalidade.

A verdadeira intenção da ONU ao assinar o decreto da Década de Ação pela Segurança no Trânsito é de poupar mais de 5 milhões de vidas até 2020 com os planos de conscientização.

Maio Amarelo na mídia

De acordo com o relatório divulgado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o Maio Amarelo foi notícia 11.855 vezes entre os dias 25 de abril e 16 de julho de 2018. São 140 notícias por dia em um período menor que três meses.

O estudo estima que, com todos os meios de comunicação, 3 bilhões de pessoas foram impactadas pela mídia espontânea. Ou seja, o Maio Amarelo chegou a 3 bilhões de pessoas sem que precisasse investir em notícias pagas ou publicidade. As mais de 11 mil notícias divulgadas representam 270 milhões de reais em mídia.

Campanha nacional de trânsito

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) já apresentou diretrizes da campanha nacional de trânsito de 2019. Representantes de instituições públicas e privadas do Sistema Nacional de Trânsito se reuniram em março deste ano para se alinharem quanto ao projeto de conscientização.

Ela é dividida em três grandes fases, cada uma para um quadrimestre do ano. A campanha iniciou neste mês de maio, segundo quadrimestre de 2019, com o foco no pedestre. A próxima etapa terá como foco de abordagem, o ciclista. E o primeiro quadrimestre do ano que vem terá o motociclista como ponto central.

telas do app zul+ tudo do carro em um único app

Dia da Mobilidade Elétrica

O Dia da Mobilidade Elétrica faz parte do calendário do Maio Amarelo. No dia 25 de maio de 2019, acontece uma campanha para promover a mobilidade sustentável em São Paulo.

Além de reforçar as ações para um trânsito com mais segurança e respeito, a iniciativa deseja conscientizar a sociedade para adotar novos modelos de transportes que beneficiem a cidade e o meio ambiente.

Cada vez mais, transportes como bicicletas e patinetes elétricos ganham espaço nas grandes cidades. A  chamada micromobilidade contribui para a redução do trânsito e de congestionamentos além de diminuir a poluição sonora e do ar.

Neste ano, será realizada a 4ª edição do Dia da Mobilidade Elétrica e o encontro se torna o local ideal para a discussão sobre segurança no trânsito e opções sustentáveis de meios de transporte.

Serviço

Dia da Mobilidade Elétrica – 25/05/2019 – São Paulo

  • Carreata: Sai às 10 horas da manhã da Rua Treze de Maio. Passa pela avenida Paulista. Se encerra na Praça Charles Miller;
  • Em frente ao Pacaembu terá shows, exibições, palestras de conscientização sobre o trânsito, food trucks e espaço kids;
  • Automóveis ficarão expostos para a apreciação dos interessados. A expectativa é de reunir cerca de 250 veículos elétricos ou híbridos, como carros, bicicletas, patinetes, ônibus e até caminhão.

banner zul+ tela do app seu carro mais completo homem sorrindo