Os donos de automóveis e motos com placas de finais 5 e 6 têm até o dia 30 de setembro para licenciar os veículos registrados no Estado de São Paulo. O pagamento da taxa, no valor de R$ 144,86, é essencial para autorizar a circulação do veículo.

Pague IPVA, licenciamento e multas com o Zul+ pela web

Para facilitar a vida dos motoristas, o Zul+ oferece a opção de pagar o licenciamento e regularizar a documentação do veículo de maneira simplificada, à vista pelo Pix ou em até 12 vezes pelo cartão de crédito. Saiba como a seguir:

O que acontece se não pagar o licenciamento 2022 SP?

Vale lembrar que conduzir um veículo que não esteja registrado e licenciado é considerado uma infração gravíssima, segundo o CTB (Código Brasileiro de Trânsito). A penalidade para esses casos é uma multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além de uma possível apreensão se o veículo oferecer risco à segurança.

Veja o calendário do licenciamento 2022 SP abaixo:

Placas

Vencimento do Licenciamento 2022
Finais 1 e 2Até 29 de julho
Finais 3 e 4Até 31 de agosto
Finais 5 e 6Até 30 de setembro
Finais 7 e 8Até 31 de outubro
Final 9Até 30 de novembro

Final 0Até 30 de dezembro

Como pagar o licenciamento 2022 SP?

A maneira mais fácil e rápida é pelo aplicativo Zul+, plataforma criada para ser a melhor companhia para quem dirige.

Confira o passo a passo:

1. Consulte o vencimento do licenciamento

O primeiro passo é checar a data de vencimento do licenciamento do seu veículo. O calendário de pagamento varia de acordo com o mês e também o final da placa do carro. Consulte a tabela acima para saber.

O time do Zul+ conta neste texto tudo o que você precisa saber sobre licenciamento atrasado.

2. Pague todos os débitos pendentes do veículo

O pagamento do IPVA e das multas pendentes é obrigatório. Se existir algum débito do veículo ainda em aberto, você não vai conseguir emitir o documento que comprova que você licenciou o seu carro, o CRLV eletrônico (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

3. Pague a taxa de licenciamento 2022 SP

Após quitar as multas e o IPVA do veículo, basta pagar o licenciamento 2022 SP. No app Zul+, é possível realizar o pagamento de tudo junto usando as opções: PIX ou em até 12x no cartão de crédito.

O que acontece depois de pagar o licenciamento?

Pronto! Agora, é só baixar e até mesmo imprimir o CRLV eletrônico do seu veículo. Veja aqui como fazer o download do documento do seu carro atualizado.

Como consultar o licenciamento 2022 SP?

Há três maneiras para consultar o licenciamento do seu carro: no portal do Detran-SP, no portal da Secretaria da Fazenda ou no app Zul+, que é muito mais rápido e simples.

Tanto no portal da Secretaria da Fazenda e no site do Detran-SP, a consulta do licenciamento não permite o pagamento. Apenas no app Zul+ é possível consultar o valor e quitar o licenciamento e o IPVA à vista com PIX ou em até 12x no cartão de crédito.

Para consultar o licenciamento no Zul+, você deve baixar o aplicativo no seu iPhone ou Android e cadastrar o seu veículo. Pronto. Depois disso, basta acessar a home do app e tocar em “IPVA Multas e Licenciamento” para consultar o licenciamento 2022 SP do seu carro.

Veja também:

Tudo o que você precisa saber sobre licenciamento

Consulte e pague o licenciamento pela web com o Zul+