Os donos de automóveis e motos registrados no Estado de São Paulo, com placas de final 9, têm até 30 de novembro para licenciá-los. O pagamento da taxa, no valor de R$ 144,86, é essencial para autorizar a circulação do veículo.

Para facilitar a vida dos motoristas, o Zul+ oferece a opção de pagar o licenciamento e regularizar a documentação do veículo de maneira simplificada, à vista pelo Pix ou no cartão de crédito. Veja como!

IPVA Multas Licenciamento

O que acontece se não pagar o licenciamento?

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é uma infração gravíssima. A multa neste caso é de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.

Além disso, carro não licenciado pode ser apreendido se oferecer algum risco à segurança. A diferença agora é que, de acordo com a lei 14.299/21, sancionada em outubro de 2021, o condutor terá o veículo liberado – em uma primeira autuação – mediante o pagamento da taxa no momento da blitz. Ou seja, você pode pagar o licenciamento na hora, de forma online, por aplicativo.

Saiba mais sobre licenciamento atrasado em nosso blogpost completo.

Veja o calendário do licenciamento 2022 SP abaixo:

PlacasVencimento do Licenciamento 2022 SP
Finais 1 e 2Até 29 de julho
Finais 3 e 4Até 31 de agosto
Finais 5 e 6Até 30 de setembro
Finais 7 e 8Até 31 de outubro
Final 9Até 30 de novembro
Final 0Até 30 de dezembro

Como consultar o licenciamento 2022 SP?

Há três maneiras para consultar o licenciamento do seu carro: no portal do Detran-SP, no portal da Secretaria da Fazenda ou no app Zul+, que é muito mais rápido e simples.

Tanto no portal da Secretaria da Fazenda e no site do Detran-SP, a consulta do licenciamento não permite o pagamento. Apenas no app Zul+ é possível consultar o valor e quitar o licenciamento e o IPVA à vista com Pix ou no cartão de crédito.

Como pagar o licenciamento SP pelo Zul+

1. Consulte o vencimento do licenciamento

O primeiro passo é checar a data de vencimento do licenciamento do seu veículo. O calendário de pagamento varia de acordo com o mês e também o final da placa do carro. Veja a tabela alguns parágrafos acima para saber.

O time do Zul+ te conta neste artigo tudo o que você precisa saber sobre licenciamento.

2. Pague todos os débitos pendentes do veículo

O pagamento do IPVA e das multas pendentes é obrigatório. Se existir algum débito do veículo ainda em aberto, você não vai conseguir emitir o documento que comprova que você licenciou o seu carro, o CRLV eletrônico (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

3. Pague a taxa de licenciamento 2022 SP

Após quitar as multas e o IPVA do veículo, basta pagar o licenciamento 2022 SP. No app Zul+, é possível realizar o pagamento de tudo junto usando as opções: Pix ou no cartão de crédito.

Veja a seguir o passo a passo:

1. Baixe o app Zul+ no seu iPhone ou Android;

2. Toque em “IPVA, Multas e Licenciamento″ e consulte o valor;

3. Faça seu cadastro e adicione seu veículo pelo número de Renavam;

4. Escolha a melhor opção de pagamento: à vista com Pix ou no cartão de crédito;

5. Deslize o dedo para pagar.

O que acontece depois de pagar o licenciamento?

Pronto! Agora, é só baixar e até mesmo imprimir o CRLV eletrônico do seu veículo. Veja no link como fazer o download do documento do seu carro atualizado.

Licenciamento