O IPVA atrasado pode ser uma grande dor de cabeça. O não pagamento do imposto compromete a vida financeira do motorista, que vai ver o valor da dívida aumentar a cada dia. Além disso, o IPVA atrasado também impossibilita o licenciamento do veículo. E sem ele, o carro corre o risco de ser apreendido pela polícia.

Seja por perder o calendário de pagamento ou por não conseguir arcar com os custos do imposto, deixar o IPVA atrasar é preocupante. No entanto, o motorista consegue regularizar o débito de algumas maneiras, as quais falaremos aqui. 

Uma delas é com o super app para carros Zul+. Com ele, motoristas de todo o Estado de São Paulo conseguem consultar o valor e pagar o IPVA atrasado em até 12x. Tudo de maneira simples, rápida e segura.

mulher sorrindo no carro com a tela do app de pagamento de ipva
Baixe o Zul+ no seu iPhone ou Android e regularize o IPVA atrasado do seu carro com ajuda do app. Em breve, a solução também estará disponível em mais regiões do Brasil.

O que acontece se eu atrasar a parcela do IPVA?

Caso você não pague o IPVA dentro do prazo de vencimento, o imposto fica sujeito à multa de 0,33% do valor por dia de atraso até chegar ao limite de 20%, o que acontece em 60 dias. Depois disso, o IPVA atrasado ou vencido começa a sofrer com juros mensais baseados na taxa Selic.

Com o atraso no pagamento do IPVA, inicia-se também o processo de cobrança do dívida por meio do envio da Notificação de Lançamento ao devedor. A Notificação de Lançamento é publicada no Diário Oficial do Estado e é enviada ao endereço cadastrado do contribuinte e proprietário do veículo, que pode ter o nome inscrito na dívida ativa a qualquer momento dependendo do estado.

Em São Paulo, por exemplo, o débito é inscrito na dívida ativa após 30 dias do lançamento da notificação caso não haja contestação ou pagamento do IPVA atrasado, segundo a Secretaria da Fazenda de São Paulo (Sefaz-SP). 

Na Notificação de Lançamento enviada constarão informações sobre:

  • O devedor;
  • O veículo;
  • A dívida;
  • O valor;
  • O motivo;
  • As formas e o local para pagamento.
pote cofrinho de moedas aberto com moedas espalhadas sob a mesa
Ao perder a data de pagemtno da parcela do IPVA, o proprietário terá que arcar com o valor do juros sobre o imposto.

Veja quem tem direito à isenção do pagamento do IPVA no Brasil em nosso blogpost completo sobre o tema.

Confira o calendário de vencimento do IPVA 2020 no estado de São Paulo:

Mês Janeiro Fevereiro Março
Parcela 1ª parcela ou pagamento à vista com desconto de 3% 2ª parcela ou pagamento à vista sem desconto 3ª parcela
Placa Dia do Vencimento Dia do Vencimento Dia do Vencimento
Final 1 09/01/2020 11/02/2020 11/03/2020
Final 2 10/01/2020 12/02/2020 12/03/2020
Final 3 13/01/2020 13/02/2020 13/03/2020
Final 4 14/01/2020 14/02/2020 16/03/2020
Final 5 15/01/2020 17/02/2020 17/03/2020
Final 6 16/01/2020 18/02/2020 18/03/2020
Final 7 17/01/2020 19/02/2020 19/03/2020
Final 8 20/01/2020 20/02/2020 20/03/2020
Final 9 21/01/2020 21/02/2020 23/03/2020
Final 0 22/01/2020 24/02/2020 24/03/2020

Como pagar IPVA atrasado?

A melhor solução para o pagamento de IPVA atrasado no celular é o app Zul+. O aplicativo oferece diversas formas de pagamento e permite o parcelamento do débito em atraso em até 12 vezes. 

Até o momento, a funcionalidade de pagamento de IPVA do app está disponível somente para veículos registrados no estado de São Paulo. Porém, em breve, a solução também estará disponível em mais regiões do Brasil.

telas do app de pagamento de ipva banner zul+

Veja o passo a passo de como pagar e parcelar o IPVA atrasado com Zul+:

1. Baixe o app Zul+ no seu celular;

Busque por “Zul+” na loja de aplicativos do seu dispositivo ou baixe o app aqui com o link direto: Zul+ para iPhone ou Zul+ para Android.

2. Faça seu cadastro pessoal no app;

Insira seu nome, CPF e e-mail para criar uma conta no app.

3. Informe o modelo, a placa e o Renavam do seu veículo;

Adicione seu veículo no app. O número do Renavam, presente no CRLV (documento) do carro, é fundamental para realizar a consulta do IPVA vencido na base de dados do Detran. 

4. Consulte o IPVA atrasado do seu carro;

Após realizar o cadastro com sucesso, consulte o IPVA atrasado. É muito simples. Basta tocar em “Multas, IPVA & Licenciamento” na home do aplicativo.

5. Escolha a melhor condição de pagamento e deslize para pagar 😉

Selecione se você deseja pagar o IPVA atrasado à vista ou em até 12x no cartão de crédito ou nas carteiras digitais Apple Pay, Google Pay ou Masterpass.

Como gerar boleto para pagar IPVA atrasado?

Há também outras maneiras possíveis de como pagar o IPVA atrasado. É possível  realizar o pagamento do débito em atraso em uma conta bancária através do site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado:

1. Acesse o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado.

Na página do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado, você deve realizar seu cadastro e consultar os débitos pendentes do veículo. Para visualizar o valor do IPVA atrasado, informe a placa e o número do Renavam do seu veículo.

2. Emita uma nova Guia;

Após realizar a consulta e identificar o débito, você deve gerar um boleto para pagar o IPVA atrasado, também conhecido como Guia para Regularização de Débitos (GRD). Neste documento estará os valores atualizados, com os juros e multas já inclusos para o pagamento.

Saiba mais como gerar o boleto do IPVA em nosso blogpost completo sobre o assunto.

3. Escolha uma forma de pagamento;

Para efetuar o pagamento do IPVA atrasado, é possível optar por pagar o valor integral de uma vez ou parcelar o débito com juros. 

Atualmente, existem soluções para o pagamento e parcelamento do IPVA atrasado como o Zul+, mencionado anteriormente. Mas, caso o você queira realizar o parcelamento pela Secretaria da Fazenda de seu estado, envie um pedido de negociação ao órgão para definir as condições do pagamento da dívida.

4. Pague o IPVA atrasado onde preferir.

Após emitir a guia de regularização e definir as condições de pagamento, é possível quitar o IPVA atrasado em uma casa lotérica, na sua conta bancária ou em um posto de atendimento da Secretaria da Fazenda. 

IPVA atrasado dá multa?

IPVA atrasado não dá multa. Na verdade, a multa por IPVA atrasado está relacionada ao acréscimo de juros no valor do imposto e não representa uma infração de trânsito.

Saiba mais da multa por IPVA atrasado em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Pode apreender veículo com IPVA atrasado?

Não, veículo com IPVA atrasado não pode ser apreendido. O IPVA é um tributo e não pode ser cobrado de maneira coercitiva. Dessa forma, o Estado, representado pela polícia ou agente de trânsito, não pode apreender o veículo como forma de forçar o proprietário a pagar o imposto.

No entanto, o IPVA atrasado impossibilita o licenciamento do carro. Aí sim, com o licenciamento atrasado, o veículo pode ser retido e apreendido. Além disso, o proprietário é multado no valor de R$293,47 com 7 pontos em sua carteira de habilitação.

Entenda a diferença entre IPVA e licenciamento em nossa matéria completa sobre o assunto.

Quanto tempo tenho para andar com IPVA atrasado?

Como vimos aqui, deixar de pagar o IPVA não leva à apreensão do veículo. Dessa maneira, o tempo limite para andar com o IPVA atrasado é o prazo de vencimento do licenciamento do carro, quando será preciso quitar todos os débitos pendentes.

O que acontece se eu nunca pagar o IPVA atrasado?

Se você nunca pagar o IPVA atrasado, você nunca vai conseguir licenciar seu carro. E sem o licenciamento em dia, o veículo será apreendido caso seja parado em uma blitz policial. 

Além disso, o nome do proprietário do veículo é incluído na dívida ativa e também na lista de devedores do SPC, Serasa e SCPC.

banner zul+ cta download do app de IPVA