A Carteira Nacional de Habilitação é o documento que prova a capacidade que determinada pessoa tem para dirigir um veículo no Brasil. E assim como outros documentos de identificação, a CNH possui um código de segurança. Na verdade, neste caso, é possível dizer que existem dois códigos.

banner app zul+ seu carro mais completo

O que é o código de segurança da CNH?

Atualmente, o código de segurança da CNH é um QR Code que fica localizado na parte do documento. Esse código decodifica todas as informações de identificação do motorista e tem como função evitar fraudes e falsificações. Além disso, o código de segurança da CNH é fundamental para a emissão da carteira de habilitação digital. Veja aqui como emitir sua CNH Digital 2021.

1) Código de segurança numérico da CNH

O primeiro deles fica no verso da CNH, no lado direito, abaixo da data de emissão e logo acima do número do Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação). Ele possui 11 dígitos numéricos e seu uso está restrito a consultas em sites dos órgãos de trânsito.

Como encontrar o código de segurança da CNH?

Ele está presente tanto na versão impressa quanto na versão digital do documento. Vale a pena destacar que o número é o mesmo em ambas as versões.

Este código pode ser consultado no site do Detran do seu Estado. Para isso, é necessário fazer o login no portal, ir na área de CNH e pesquisar pelo serviço “Pesquisa de código de segurança”.

Seu documento venceu na quarentena? Veja aqui como renovar sua CNH vencida na pandemia.

2) QR Code de segurança da CNH

Por outro lado, há o código de segurança que tem como função evitar as fraudes e falsificações. Além disso, com a chegada da Carteira Digital de Trânsito, ele é responsável por habilitar o uso da versão eletrônica. Diferente do anterior, que é escrito, este código está no formato de QR Code e pode ser encontrado apenas nos documentos emitidos a partir de maio de 2017.

Veja como validar CNH Digital em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Onde encontrar o QR Code da CNH?

O código de segurança fica localizado na parte interna da CNH. Portanto, para chegar até ele, é preciso tirar o documento do plástico de proteção e desdobrá-lo.

Já na versão digital, ele vai aparecer junto com a frente e o verso da CNH. Desta forma, ao abrir a habilitação no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito – CDT”, será preciso arrastar para esquerda duas vezes até chegar nele.

Por segurança, o app vai pedir para o motorista cadastrar uma chave de acesso de 4 dígitos. Para os smartphones que possuem desbloqueio biométrico, será possível utilizá-lo também.

Se arrastar para a esquerda mais uma vez, será possível ver as informações pessoais do motorista. Entre elas estão as infrações cometidas, os pontos na carteira de motorista e se o documento está suspenso ou cassado.

Por conta da valorização dos carros usados no Brasil, o IPVA 2022 estará mais caro. Por esse motivo, é importante se preparar financeiramente para o pagamento do imposto. Veja o vencimento do IPVA 2022 no seu estado ou consulte o valor do IPVA 2022 dos carros mais vendidos no Brasil.

Quais são os outros códigos da CNH?

Quem já prestou atenção na CNH percebeu que ela é cheia de códigos numéricos. Alguns desses são apenas informações pessoais do motorista, como RG e CPF, que aparecem ao lado da foto.

Número de registro da CNH

Já abaixo da foto, escrito em vermelho, está o número de registro da carteira de motorista. Caso precise informar o número da CNH em algum lugar, é este que deve ser informado.

Espelho da CNH

Escrito na lateral do documento está o Espelho da CNH. Esta é uma identificação nacional e possui 9 caracteres e um dígito de segurança. Ele está presente tanto na frente quanto no verso do documento, na mesma posição.

Número do Renach

Já no verso está o número do Renach. Ele está no lado inferior direito, logo abaixo do código de segurança. Para identificá-lo mais facilmente, ele sempre será iniciado pela sigla do Estado no qual o documento foi emitido. 

Esse código representa um imenso banco de dados com todas as informações sobre o condutor. Nele, é possível verificar se o motorista já alterou a categoria da sua CNH, as multas e penalidades recebidas e informações pessoais.

Em abril de 2021, a CNH passou a ter um novo limite: 40 pontos. Entenda melhor essa mudança em nosso blogpost completo sobre a nova pontuação da CNH.

banner chegou a tag de pedagio zul digital