O IPVA atrasado PR pode complicar e muito a vida de qualquer motorista. Ao deixar de quitar o imposto dentro do calendário de vencimento, a taxa passa a acumular juros, aumentando o valor a cada dia. Além disso, o IPVA atrasado PR bloqueia o licenciamento do veículo e a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o que pode gerar multas e até retenção do veículo pelas autoridades.
Veja nesta publicação como é fácil parcelar o IPVA atrasado.
Como parcelar o IPVA atrasado PR?
É muito fácil parcelar o tributo utilizando o app Zul+, a plataforma digital da Estapar.
Confira abaixo o passo a passo:
- Baixe o app Zul+ (clique aqui);
- Entre no app e selecione o menu “IPVA, Multas e Licenciamento”;
- Selecione a opção “IPVA 2024”;
- Informe o número do Renavam do automóvel;
- Opte pela melhor condição de pagamento, do Pix até 12 parcelas;
- Confirme o pagamento,
- Pronto!
O que acontece se não pagar o IPVA PR?
De acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) do Paraná, o proprietário que não pagar o IPVA PR fica sujeito à multa de 0,334% por dia de atraso até alcançar os 20% do valor do imposto. Depois de 60 dias de atraso, o IPVA ainda sofre acréscimo de mais 5%. Caso o motorista atrase o pagamento da primeira parcela, o parcelamento ainda estará disponível para ele. No entanto, o débito pendente sofrerá juros de mora de 0,334% por dia de atraso.
Além disso, no Paraná, à exemplo de outros Estados como São Paulo, ter o IPVA quitado é requisito para a realização do licenciamento anual obrigatório. Caso o licenciamento não seja feito dentro do prazo, o motorista pode receber notificação por infração gravíssima de trânsito, com multa de R$ 293,47 e aplicação 7 pontos na carteira de habilitação.
Calendário de licenciamento 2024
Automóveis registrados no Paraná devem ser licenciados entre agosto e novembro. As datas variam de acordo com a dezena final da placa. Confira o calendário de licenciamento do Paraná em 2024 nesta publicação.
Após a efetivação do licenciamento anual obrigatório, o motorista terá acesso ao CRLV-e pelo site do Detran-PR ou pelo app Carteira Digital de Trânsito, do governo federal. Quem fizer o licenciamento pelo Zul+, no entanto, tem acesso facilitado à documentação através do próprio app. Basta entrar no app e clicar em “Solicitar Documento”.
Importante frisar que o CRLV digital pode ser apresentado às autoridades em caso de blitz. A autencidade é comprovada pelas autoridades pelo QR Code.
Est@R de Curitiba
O app Zul+ foi criado em 2017 para ser uma plataforma de serviços automotivos, com uma série de facilidades aos motoristas. E logo se tornou a principal solução digital do país para quem dirige, oferecendo mais de 20 tipos de serviços, como o pagamento do estacionamento rotativo de Curitiba (PR) com poucos cliques. Os motoristas podem adicionar créditos na plataforma de diferentes formas: Pix, boleto, cartão de crédito, cartão de débito ou com as carteiras digitais Google Pay e Apple Pay. Clique aqui e faça o download do app mais usado para ativação do Est@R.