Começa a vencer a partir desta quinta-feira (13/4) o calendário da segunda parcela do IPVA 2023 MG, iniciando pelas placas com finais 1 e 2. E você pode pagar o tributo com o Zul+ pela web (via Pix) ou baixando o app em seu celular (Pix ou em até 12x no cartão de crédito). Tudo de um jeito simples, rápido e inteligente.

O IPVA MG é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores em Minas Gerais e o seu valor não é o mesmo para todos os automóveis.

Funciona assim: cada Estado cobra uma determinada porcentagem sobre o valor de mercado do veículo definido pela Tabela Fipe. Essa porcentagem é a chamada alíquota, que é de 4% em Minas Gerais em 2023.

Dessa forma, o preço de venda do carro influencia diretamente no valor do IPVA. É por esse motivo que carros mais caros têm IPVAs mais caros.

Vale destacar que, em Minas Gerais, veículos com mais de 15 anos de fabricação são isentos do pagamento.

O que influencia a alta do IPVA?

Com a valorização dos carros novos e usados no Brasil, o IPVA também aumentou nos últimos anos e está ainda mais caro em 2023. Isso porque o imposto acompanha o mercado geral de compra e venda.

O valor do imposto costuma levar em conta a Tabela Fipe de setembro do ano anterior (ou seja, de 2022) como a principal referência para o cálculo do valor venal do veículo.

Como calcular o IPVA 2023?

Para calcular o IPVA, é preciso levar em consideração dois fatores: o Estado onde o veículo está registrado e o valor de mercado do automóvel (indicado pela Tabela Fipe).

  1. Saiba o valor de mercado do seu carro;
    No app Zul+, você pode consultar o preço do seu veículo em poucos segundos. Basta clicar em “Valor de Mercado”, informar o modelo e o ano do seu carro.

  2. Veja qual a alíquota do IPVA em seu Estado;
    Em 2023, a alíquota do IPVA de Minas Gerais é de 4% do valor do veículo.

  3. Multiplique o valor do seu carro pela alíquota do IPVA e divida por 100.
    Primeiro, pegue o preço médio do veículo e multiplique pela alíquota cobrada em seu Estado. Depois, divida o resultado por 100.


Como pagar o IPVA 2023 MG pelo Zul+?

O Zul+ é o jeito mais fácil e rápido de pagamento para o motorista mineiro. Com o app, é possível consultar e pagar o IPVA de maneira simples, prática e segura.

Para isso, basta seguir o passo a passo:

  1. Baixe o app Zul+ no seu iPhone ou Android;
  2. Faça seu cadastro;
  3. Clique em “IPVA, Multas e Licenciamento”;
  4. Informe o Renavam do veículo e consulte o valor;
  5. Selecione se você deseja pagar o IPVA à vista no Pix ou em até 12x no cartão de crédito;
  6. Deslize o dedo para pagar.

Como pagar o IPVA 2023 MG pela Sefaz-MG?

1. Você também pode pagar o IPVA 2023 MG pelo site da Sefaz-MG (Secretaria de Estado da Fazenda);

2. Será solicitado o Renavam do veículo e o ano de exercício;

3. Preencha os dados solicitados e, na sequência, serão mostradas as opções de pagamento.

O pagamento do IPVA 2023 MG também pode ser feito diretamente nos guichês de caixa ou terminais de autoatendimento dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Sicoob, Banco Mercantil do Brasil e Santander.

O que acontece se eu não pagar o IPVA MG?

Ao deixar de pagar o IPVA no prazo previsto, você fica sujeito à incidência de multa, calculada sobre o valor atualizado do imposto ou da parcela. Em Minas Gerais, a multa por IPVA atrasado é de 0,3% por dia quando o pagamento ocorrer até o 30º dia do vencimento ou de 20% a partir do 31º dia, mais juros de mora por mês.

Além disso, se você não pagar o IPVA, não consegue licenciar seu carro. De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é uma infração gravíssima. A multa neste caso é de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.

E, sem o licenciamento em dia, o veículo pode até ser retido caso seja parado em uma blitz policial e apresente algum risco à segurança. Além disso, o nome do proprietário do veículo é incluído na dívida ativa e também na lista de devedores do SPC, Serasa e SCPC.

Ao deixar de pagar o IPVA no prazo previsto, inicia-se também o processo de cobrança do valor por meio do envio da Notificação de Lançamento ao devedor, que é publicada no Diário Oficial do Estado e enviada ao endereço cadastrado do contribuinte e proprietário do veículo.