A Ford anunciou que vai sair do Brasil e encerrar completamente a fabricação de veículos no país até dezembro de 2021. Duas de suas três fábricas já estão fechadas. 

A fabricante norte-americana justifica sua saída como parte do movimento de reestruturação global da empresa. No Brasil desde 1919, a Ford foi a primeira montadora a fundar uma fábrica no país. 

Atualmente, a Ford é considerada a quinta maior montadora em território brasileiro. Em 2020, a vendeu 119 mil carros. No entanto, em 2019, a montadora havia vendido mais de 218 mil unidades, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores).

banner aplicativo Zul+ tudo do carro em um único app

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece com o seu carro? Baixe o Zul+ no seu iPhone ou Android e tenha o app mais parceiro de quem dirige.

Por que a FORD vai sair do Brasil?

A Ford vai sair do Brasil porque o funcionamento das fábricas no país é economicamente inviável. Desde 2013, a matriz da montadora nos Estados Unidos precisa financiar as atividades por aqui.

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) preferiu não comentar a saída da Ford do Brasil. Porém, a entidade afirmou que vem alertando há mais de um ano sobre a falta de medidas que reduzam o custo de produção no Brasil.

De acordo com entrevista do ex-secretário de política econômica do Brasil e presidente do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), Marcos Lisboa, à Folha de S. Paulo, o Brasil é refém de subsídios fiscais oferecidos às empresas quando, na verdade, deveria apresentar uma solução concreta para o sistema tributário nacional.

O que acontece com quem tem carro da Ford?

Absolutamente nada. A empresa encerra apenas a fabricação de veículos por aqui. As vendas, a assistência técnica e a reposição de peças continuarão funcionando normalmente. A única diferença é que os carros da Ford passarão a ser importados.

O Ka e o EcoSport também deixam de ser fabricados. Porém, há estoque disponível para venda destes dois modelos durante os próximos meses.

Em comunicado oficial, a montadora dos EUA afirma que vai continuar comprometida com os clientes no Brasil atendendo ativamente cada um deles. Além disso, a montadora promete novos lançamentos para 2021, como a família Bronco, o Transito, a nova versão do Mustang Mach 1 e a Ford Ranger Black, ao lado do Territory e Edge.

Em seu site oficial, a Ford afirma que o objetivo da empresa nos próximos anos é encontrar um modelo de negócios ágil e sustentável impulsionado pelas tecnologias de eletrificação e automação dos veículo.

foto da entrada da fabrica da ford em taubate no complexo industrial
Placa na entrada do Complexo Industrial da Ford, em Taubaté (SP), onde 830 funcionários foram demitidos.

A Ford está em crise?

A grande verdade é que a montadora passa por um processo de reestruturação global, que iniciou em 2018 com o fim da linha Fusion e Fiesta. De lá para cá, a Ford passou a ter uma linha com 90% dos modelos sendo SUVs, picapes e veículos comerciais.

E não é só o Brasil que está sentindo os reflexos da reestrutução da Ford. Funcionários foram demitidos em vários países da Europa e também no Estados Unidos. Fábricas importantes na Austrália e França foram fechadas em 2019. No mesmo ano, a montadora fechou sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP), onde se fabricava caminhões e o Fiesta. Cerca de 600 funcionários brasileiros foram demitidos.

Por que a Ford está indo para a Argentina?

Você deve ter visto que a Ford vai sair do Brasil mas com um destino já definido: a Argentina. Em dezembro de 2020, a montadora norte-americana já havia anunciado investimento de US$580 bilhões de dólares a partir de 2021. 

Porém, a Argentina vive uma crise econômica mais grave do que a brasileira e teve a quarta moeda que mais perdeu valor frente ao dólar em 2021. Dessa maneira, a custo de produção menor e a mão de obra mais barata em Pacheco, na província de Buenos Aires, são atrativos para a empresa.

Além da Argentina, o Uruguai e o México também são países que ganham espaço com a reestruturação da Ford.

No Brasil a montadora estadunidense vai manter no Brasil: o Centro de Desenvolvimento de Produto, no estado da Bahia, e o Campo de Provas e Sede Administrativa para América do Sul, ambas em São Paulo.

Quero desistir da compra do veículo Ford mas já dei entrada. O que devo fazer?

Segundo a empresa, Você deve dirigir-se a concessionária onde a compra foi efetuada e solicitar o cancelamento da mesma de acordo com a regulamentação prevista no Código de Defesa do Consumidor.

banner pague o ipva do seu carro em até 12x com o Zul+