O processo de licenciamento GNV SP é um pouco diferente do que acontece no licenciamento de um carro comum. Para serem licenciados, os veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV) precisam de um certificado técnico atualizado que comprove que as modificações realizadas pelo proprietário estão adequadas às normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

De resto, o motorista de um carro a gás precisa fazer exatamente as mesmas coisas que um motorista de um carro a gasolina faz para licenciar seu veículo: ele deve quitar todas as multas e tributos pendentes.

Depois disso, basta o motorista apresentar, ao Detran, o seu certificado de inspeção veicular (conhecido como CSV) para realizar o licenciamento GNV SP.

banner mulher dirigindo e sorrindo Licenciamento do carro em até 12x no app

No app Zul+, o motorista consegue economizar tempo e simplificar sua vida pagando multas e IPVA atrasados e ainda quitar a taxa de licenciamento. Baixe o Zul+ no seu iPhone ou Android e conheça o aplicativo mais parceiro de quem dirige no Brasil.

O que é o CSV?

O CSV é o Certificado de Segurança Veicular. Ele é o documento exigido pelo Detran para todos os veículos que tiveram sua configuração de fábrica modificada. Ou seja, ele é obrigatório para os veículos rebaixados e até para os carros movidos a gás veicular. 

Para obter o CSV do seu veículo, o motorista deve visitar uma Instituição Técnica Licenciada pelo Denatran. Confira aqui a lista de estabelecimentos credenciados para a inspeção veicular na cidade de São Paulo e no interior do estado paulista.

Como fica o licenciamento de veículos GNV com a pandemia em São Paulo?

No início da pandemia do coronavírus, quando as unidades de atendimento do Detran-SP e das instituições de inspeção ficaram fechadas, o motorista não conseguia realizar o licenciamento GNV. 

Tanto que o prazo para o pagamento da taxa de licenciamento desses veículos foi prorrogado. Os certificados de segurança dos carros movidos a gás natural no Estado de São Paulo tiveram a validade ampliada até o dia 30 de junho de 2020. 

Durante o período de quarentena, o proprietário também conseguia realizar o envio dos documentos de licenciamento GNV SP através de serviços online do Detran. Porém, muitos motoristas relataram falhas no site do departamento de trânsito de São Paulo.

Atualmente, já é possível realizar a vistoria do veículo presencialmente em uma das instituições credenciadas para a inspeção veicular, como acontecia antes da pandemia do coronavírus. O motorista também já pode apresentar o CSV em uma das unidades do Detran.

Como fazer o licenciamento GNV SP?

consulta e pagamento do IPVA atrasado pelo celular através do aplicativo para carros Zul+

1. Pague multas e IPVA pendentes do carro;

Quitar todos os débitos em atraso do veículo é condição fundamental para realizar o licenciamento anual. Caso o veículo tenha multas de trânsito e IPVA ainda em aberto, ele não poderá ser licenciado.

No app Zul+, é possível pagar multas e IPVA atrasados em até 12x. Acesse o app e veja se seu carro tem algum tributo pendente.

2. Realize a inspeção veicular para obter o CSV;

A inspeção veicular do carro movido a gás também é muito importante para realizar o seu licenciamento. Sem ela, o motorista não consegue concluir o processo.

Por isso, ele deve levar o veículo a uma unidade que realize a vistoria. Encontre uma aqui: https://bit.ly/3nBhSk3

Se tudo estiver certo e de acordo com as especificações do Contran, o proprietário irá receber o CVS – Certificado de Registro e Licenciamento. O documento custa, em média, R$290 e deve ser apresentado ao Detran.

3. Apresente o CSV em uma unidade do Detran;

Com o certificado em mãos e máscara no rosto, vá até uma unidade de atendimento do Detran e apresente o documento atualizado para liberar a opção de licenciamento do seu veículo.

4. Consulte e pague a taxa de licenciamento;

Consulte o valor do licenciamento do seu carro no app Zul+ e faça o pagamento. Vale lembrar que também é possível pagar a taxa através do seu banco. Em 2020, o valor da taxa de licenciamento em São Paulo foi de R$93,87.

Placa Quando pagar?
Final 1 Abril
Final 2 Maio
Final 3 Junho
Final 4 Julho
Final 5 e 6 Agosto
Final 7 Setembro
Final 8 Outubro
Final 9 Novembro
Final 0 Dezembro

5. Baixe o CRLV Digital do veículo.

Após realizar o pagamento do valor do licenciamento, baixe o documento digital do seu veículo. Em 2020, o CRLV deixou de ser impresso para se tornar digital. A partir de então, o motorista tem acesso via celular ou também pode imprimir o documento em sua própria impressora caseira (não é obrigatório).

Entenda melhor como baixar o documento CRLV do seu carro em nosso blogpost completo sobre o assunto.

banner zul+ Não deixe o licenciamento do seu carro atrasar