Pagar pedágio antecipado é a melhor solução para quem quer evitar filas e economizar tempo na viagem. 

No entanto, essa vantagem não está disponível para qualquer pessoa. Apenas motoristas com uma tag de pedágio pré-paga conseguem realizar o pagamento antecipado das tarifas.

Neste blogpost, o time do Zul+ te mostra como você pode pagar pedágio antecipado com a tag sem mensalidade do app e ainda te conta o que você deve fazer para solicitar sua etiqueta eletrônica aceita em todas as estradas do Brasil.

banner chegou a tag de pedagio zul digital

Como pagar pedágio antecipado?

Para pagar o pedágio antecipado, é necessário que você tenha uma tag de pedágio automático instalada em seu carro. Caso contrário, você não terá o benefício. Hoje, o pagamento antecipado do pedágio no Brasil ocorre apenas através de tags pré-pagas.

Em nosso blog, temos uma matéria completa sobre a melhor tag de pedágio do Brasil. Mas podemos adiantar aqui que a tag Zul+ é a melhor opção do mercado para quem viaja pouco e quer evitar mensalidades abusivas. 

Veja abaixo o passo a passo para pagar pedágio antecipado:

1) Baixe o app Zul+;

Faça o download do aplicativo Zul+ no seu iPhone ou Android. Através da tag de pedágio do app, você conseguirá pagar o pedágio antecipado.

2) Solicite sua tag de pedágio;

Após o download do Zul+, faça seu cadastro pessoal e solicite sua tag de pedágio automático. Ela custa R$9,90 e leva, em média, 5 dias úteis para chegar em sua casa. A estimativa pode variar dependendo da sua região. 

Além disso, a tag Zul+ não cobra mensalidade, é aceita em todas as estradas do Brasil e em mais de 60 shoppings espalhados pelo país. 

3) Ative sua tag assim que chegar;

Após sua tag chegar, cole a etiqueta na parte interior do para-brisa do seu veículo e ative-a. Recomendamos que a tag seja ativada pelo menos 4h antes de você utilizá-la.

4) Calcule o pedágio da sua viagem no app;

Com a tag ativada, calcule os gastos com pedágio da sua viagem no app Zul+. Para isso, basta informar os endereços de partida e destino. 

5) Pague antes de sair de casa.

Depois de realizar o cálculo de pedágio, o app irá te informar o valor total de acordo com o seu trajeto escolhido 

Aqui, você já vai conseguir pagar o pedágio antecipado. Ao tocar em “Pagar”, o valor será adicionado no saldo de sua tag e consumido conforme você passar por cada estação de pedágio.

Como pagar pedágio automaticamente?

No Brasil, pagar o pedágio automaticamente já é possível desde os anos 2000. No entanto, é imprescindível que o veículo tenha uma tag de pedágio colada em seu para-brisa. De outra maneira, não será possível pagar o pedágio automaticamente e a cancela não se levantará. 

Entenda como funciona o pedágio automático no Brasil em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Como pagar pedágio pelo celular?

No app Zul+, você pode pagar o pedágio pelo celular, de maneira antecipada e ainda evitando filas. Para isso, basta solicitar a etiqueta de pedágio automático do app e recarregá-la com créditos.

Veja quanto tempo você pode perder na estrada por não ter uma tag automática em nosso blogpost completo sobre fila do pedágio.

Pode pagar pedágio com Pix?

Sim. Você pode pagar pedágio com Pix caso utilize a tag Zul+. O app permite que você pague o pedágio com boleto, cartão de crédito, Pix e até transferência. Além disso, você evita filas em todas as estradas do Brasil com a tag Zul+.

Como emitir boleto de pedágio?

Atualmente, existem soluções que permitem você pagar o pedágio utilizando boleto. A principal delas é o app Zul+, que oferece uma tag de pedágio sem filas compatível com o meio de pagamento. Veja abaixo como emitir boleto de pedágio:

1) Acesse o menu do app Zul+;

2) Clique em “Compra de créditos”;

3) Selecione “TAG ZUL+”

4) Escolha o valor que deseja adicionar;

5) Selecione “Boleto” como opção de pagamento.

Depois disso, você deve quitar o boleto antes do vencimento. No entanto, é importante esclarecer que, após o pagamento, os créditos não serão compensados imediatamente. Para o valor adquirido via boleto aparecer no saldo de sua tag pode levar cerca de 2 dias úteis devido aos procedimentos bancários.

Caso você prefira maior agilidade, recomendamos utilizar o Pix. Saiba como usar o meio de pagamento instantâneo no Zul+ aqui.

Cheguei no pedágio e não tenho dinheiro. O que fazer?

Caso você esteja sem dinheiro para pagar o pedágio na hora, algumas concessionárias oferecem a opção de efetuar o pagamento via boleto bancário. 

Para isso, você precisa preencher um formulário, ter o CPF consultado e esperar a impressão do boleto, que deve ser quitado em até 72 horas. 

Caso o pagamento não seja efetuado, a concessionária ficará responsável pela cobrança depois do prazo de três dias.

É importante dizer que um mesmo motorista não pode repetir esse procedimento mais de uma vez caso ainda não tenha quitado o primeiro débito. Caso seu CPF ainda esteja com um pagamento em aberto, você será multado em R$195,23 por uma infração grave de 5 pontos na CNH.

telas do app zul digital