Conhecer os melhores carros para Uber em 2022 pode fazer a diferença para quem já é ou está pensando em se tornar motorista por aplicativo. Ao contrário do que muita gente pensa, não basta baixar o app, cadastrar-se e sair dirigindo por aí.

Para que um carro possa ser utilizado por um motorista da Uber, a empresa lista uma série de pré-requisitos que devem ser respeitados. O principal e mais conhecido é que o veículo não pode ter mais que 10 anos, mas esta não é a única obrigação. Isso porque também há diferenças dependendo da categoria de corrida que você deseja fazer parte e da cidade em que pretende atuar.

Neste post, o time do Zul+ te conta tudo o que é necessário em um veículo para que ele possa ser utilizado nas corridas por aplicativo. Além disso, também trazemos uma lista com os melhores carros para Uber em 2022.

O que é preciso para ser motorista Uber X?

Esta é a categoria mais simples da Uber e, consequentemente, a que pede menos pré-requisitos para o veículo. Confira:

  • Veículo com no máximo 10 anos – em algumas cidades, porém, a prefeitura exige carros ainda mais novos;
  • 4 portas;
  • 5 lugares;
  • Ar-condicionado.

Procurando um carro barato? Conheça os melhores carros de até 20 mil em nosso blogpost completo sobre o tema.

O que é preciso para ser motorista Uber Comfort?

Nesta categoria, o passageiro seleciona algumas preferências durante a sua viagem, como temperatura e viajar em silêncio. Para ser Uber Comfort, o motorista precisa ter um mínimo de 100 viagens e manter uma média de, pelo menos, 4,80 nas suas avaliações (4,85 em Brasília e algumas cidades da região Sul).

Quanto às características do carro, elas devem seguir os requisitos abaixo:

  • Veículo de modelo e idade elegível ao Uber Comfort;
  • 4 portas;
  • 5 lugares;
  • Ar-condicionado.

O que é preciso para ser motorista Uber Black?

A Uber Black é a categoria premium da empresa. Desta forma, tanto o motorista quanto o veículo possuem ainda mais pré-requisitos. O motorista precisa manter uma média de avaliações de, no mínimo, 4,85 e pelo menos 100 viagens.

Já o veículo precisa estar de acordo com os requisitos a seguir:

  • Veículos com no máximo 6 anos, elegíveis para a categoria;
  • 4 portas;
  • 5 lugares;
  • Ar-condicionado;
  • Ser da cor preta, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branca.

Quais veículos não são aceitos pelo Uber?

Além de todas as exigências citadas acima, nenhuma das categorias da Uber aceita veículos com as seguintes características:

  • Picapes e caminhonetes;
  • Carros com placa vermelha;
  • Vans;
  • Carros adesivados;
  • Carros envelopados;
  • Carros com sinistros ou alterações no sistema de suspensão ou freios.

Quais são os melhores carros para Uber em 2022?

Como visto acima, o veículo que pode ser usado por um motorista da Uber deve seguir uma série de requisitos. Porém, além deles é possível estabelecer algumas categorias que melhoram ainda mais a experiência do passageiro e do motorista.

Considerando que dirigir um carro de aplicativo é a fonte de renda principal para muitos, um veículo econômico vai ajudar a, no fim do mês, juntar um pouco mais de dinheiro.

Já pensando pelo lado do passageiro, veículos muito compactos podem gerar incômodo e, em casos mais extremos, fazer com que não seja possível que 4 pessoas entrem no mesmo veículo. Um porta-malas extremamente pequeno também pode impedir uma viagem confortável se os passageiros estiverem com bagagem.

Desta forma, para fazer esta lista, levamos estes pontos em consideração. Por exemplo, carros econômicos, mas muito compactos, como o Volkswagen Up! 1.0 TSI, não estarão presentes.

Pensando em trabalhar com transporte de passageiros ou entregas? O Zul+ preparou esta lista de itens prioritários de cuidados com o veículo.

Veja abaixo os melhores carros para Uber em 2022:

1) Renault Kwid Life

O Renault Kwid é considerado o SUV dos compactos. Desta forma, ele possui um espaço interno suficiente para transportar confortavelmente todos os passageiros. Apesar disso, ele é o menor em proporções da nossa lista, mas o que compensa é o seu consumo de combustível.

O Renault Kwid Life, com seu motor 1.0 e peso bastante reduzido, é capaz de rodar, com gasolina, 14,9 km/l nas cidades e 15,6 km/l nas estradas. Outro ponto a seu favor é o preço reduzido. Um novo custa em torno de R$ 43,6 mil.

Conheça os carros mais econômicos do Brasil em nossa matéria completa sobre o assunto.

2) Renault Sandero 1.0 Authentique

O Renault Sandero é um dos veículos mais populares entre os motoristas de aplicativo. Isso se dá pela sua distância de entre-eixos de 2,59 metros. Isto garante um bom espaço para os passageiros que vão no banco traseiro.

3) Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo

O Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo é uma ótima opção para quem quer aliar tamanho e consumo. Isto porque se trata de um sedã compacto, o que lhe dá mais espaço que os veículos anteriores. Porém, abastecido com gasolina, o modelo é capaz de rodar 13,5 km/l nas cidades e 16 km/l nas estradas.

Confira as melhores dicas para otimizar o consumo do seu carro em nossa matéria especial sobre como economizar combustível.

4) Nissan V-Drive 1.6 Special Edition CVT

O sedã compacto da montadora japonesa entra nessa lista por conta do seu espaço interno impressionante e digno de um sedã médio. Seu porta-malas de 460 litros também merece destaque.

Além disso, o veículo possui um consumo urbano de 11,6 km/l quando abastecido com gasolina e tem custo a partir de R$ 789 para as revisões até 60 mil km.

5) Renault Logan Zen 1.6

O grande ponto a favor do Logan Zen 1.6 é o seu porta-malas. O bagageiro do modelo comporta até 510 litros, aliado a um consumo urbano de 11,9 km/l com gasolina. Essas duas características, além do bom espaço interno, o transformam em um dos melhores carros para Uber em 2022.

Gasolina ou etanol? Saiba qual o melhor tipo de combustível para o seu carro em nosso blogpost completo sobre o assunto.

6) Nissan Versa Sense 1.6

A nova geração do Nissan Versa também é uma ótima opção para os motoristas da Uber. Este veículo possui bom espaço interno, com porta-malas de 466 litros. Além disso, este modelo é capaz de rodar 11,8 km/l de gasolina na cidade e 13,8 km/l na estrada.

Pensando em vender, comprar ou trocar de carro em 2022? A Tabela Fipe é a principal referência para saber o valor médio dos veículos no mercado automotivo brasileiro.

7) Chevrolet Spin LT 1.8

O ponto alto da minivan da GM fica com o seu espaço interno e porta-malas de 553 litros na versão para 5 lugares. Desta forma, não será nenhum problema carregar passageiros que estão indo para o aeroporto ou com grandes bagagens.

Além disso, a Spin LT 1.8 é capaz de rodar 12,4 km/l na estrada quando abastecida com gasolina.

Principalmente quem vive nas grandes cidades precisa tomar cuidados para evitar roubos no trânsito. Por isso, separamos 12 dicas. 

8) Hyundai HB20S Vision 1.6

A versão sedã do HB20, da Hyundai, também é uma boa opção para motoristas de aplicativo. O seu consumo urbano de 12,6 km/l quando abastecido com gasolina e o bom espaço interno, aliado aos 475 litros de porta-malas fazem do modelo coreano um dos melhores carros para Uber em 2022.

9) Volkswagen Voyage 1.6

O Voyage 1.6 é o sedã compacto da Volkswagen. O modelo possui consumo de 11,6 km/l nas cidades (a gasolina) e um porta-malas com 480 litros. Apesar disso, seu espaço no banco traseiro é um pouco limitado, mas isso não é o suficiente para tirar o veículo da nossa lista.

10) Fiat Grand Siena Attractive 1.4

O Grand Siena Attractive 1.4, da Fiat, é nossa última sugestão para veículos para Uber em 2022. Apesar de não possuir um grande espaço no banco de trás, o porta-malas de 520 litros impressiona.

Quanto ao consumo, o veículo italiano roda, em média, 11,1 km/l nas cidades quando abastecido por gasolina.