Consultar débitos do veículo online deveria ser uma tarefa cotidiana na vida de muitos motorista. Afinal, todos que possuem um veículo precisam cumprir uma série de compromissos financeiros. Tem o IPVA, o licenciamento, as multas de trânsito e algumas outras pendências que podem compor essa lista, como em uma situação de transferência de veículo, por exemplo.

Portanto, saber se esses débitos foram quitados ou não é muito importante para garantir que o veículo esteja regularizado no Detran e possa ser utilizado sem nenhuma ressalva.

Além disso, o não pagamento dos tributos e infrações pode levar o motorista a ser incluído na Dívida Ativa do governo, o que “suja” o seu nome.

banner pague o ipva do seu carro em até 12x com o Zul+

Como consultar débitos do veículo online?

Atualmente, consultar os débitos do veículo online é um processo bastante simples e pode ser realizado por você mesmo rapidamente em questão de minutos. É possível conferir o pagamento ou não dos impostos do carro pelo portal do Detran e da Secretaria da Fazenda do seu estado.

Mas, caso o seu carro seja registrado nos estados de São Paulo, Paraná ou Santa Catarina, você pode consultar os débitos do veículo online direto no aplicativo Zul+, o app n°1 para quem dirige hoje no Brasil.

Veja abaixo como fazer a consulta dos débitos do veículo online em cada plataforma.

Você esqueceu do calendário de vencimento e o IPVA atrasou? Não se preocupe. Veja como pagar o IPVA atrasado do seu carro em até 12x em nossa matéria completa sobre o assunto.

Como consultar débitos do veículo no app Zul+?

Se o seu veículo está registrado nos estados de São Paulo, Paraná ou Santa Catarina, a maneira mais simples e prática de consultar os débitos do veículo online é no app Zul+. Você consegue fazer tudo direto pelo celular em questão de segundos e ainda pode parcelar os débitos pendentes em até 12x no cartão de crédito. Veja abaixo como fazer a consulta.

telas do app de pagamento de ipva banner zul+

1. Baixe o app Zul+ no seu celular;

Busque por “Zul+” na loja de aplicativos do seu celular ou baixe o app aqui com o link direto: Zul+ para iPhone ou Zul+ para Android.

2. Faça seu cadastro pessoal no app;

Insira seu nome, CPF e e-mail para criar uma conta no app.

3. Informe o modelo, a placa e o Renavam do seu veículo;

Adicione seu veículo no app. O número do Renavam, presente no CRLV-e (documento) do carro, é fundamental para consultar os débitos do veículo online na base de dados do Detran. 

4. Selecione qual tributo deseja consultar;

Após realizar o cadastro com sucesso, escolha qual tributo deseja consultar. É muito simples. Basta tocar em “Multas, IPVA & Licenciamento” na home do aplicativo.

5. Veja o valor do tributo e escolha o melhor meio de pagamento.

Além de ser possível consultar os débitos do veículo online no Zul+, também é possível quitá-los em até 12x no cartão de crédito ou à vista utilizando Pix. Para isso, basta selecionar o tributo, escolher a melhor condição de pagamento e deslizar o dedo para confirmar.

Vale lembrar que: caso você esteja com todas as contas do veículos devidamente quitadas, o app irá te informar a mensagem “Em dia”. Para veículos registrados fora dos estados de SP, PR e SC, a funcionalidade de tributos do Zul+ não está disponível.

Foi multado(a) durante a quarentena? Veja o que fazer em nosso blogpost completo sobre multas na pandemia.

Como consultar débitos do veículo online no Detran?

tela de consulta de débitos do veículo online no site do detran

A consulta de débitos do veículo online no Detran também é bem simples de ser realizada. Porém, é importante você saber que cada estado possui seu próprio portal. Desta forma, é possível que haja algumas diferenças nos termos ou no passo a passo indicado aqui nesta matéria. Para fazer este post, usamos como base o portal do Detran de São Paulo.

Veja abaixo o passo a passo.

1. Acesse o portal do Detran do seu Estado.

2. Clique a área de “Veículos”;

3. Escolha a opção “Pesquisa de débitos e restrições”.

É neste passo que estão as maiores diferenças nos diferentes sites do Detran. Em Minas Gerais, por exemplo, será preciso entrar em “Consultar situação do veículo”, enquanto no Paraná, é em “Consultar extrato de débitos de veículos”.

4. Insira a placa e o Renavam do veículo

Por fim, basta escolher o que deseja consultar e inserir a placa e o Renavam do veículo.

Sua CNH venceu durante a quarentena? Veja aqui como renovar CNH vencida na pandemia.

Como consultar débitos do veículo online na Secretaria da Fazenda?

tela de consulta de débitos do veículo online no site da secretaria da fazenda

Aqui, mais uma vez, é preciso destacar que cada Secretaria da Fazenda Estadual possui um portal diferente. Desta forma, o passo a passo também se altera dependendo do estado no qual o seu carro está registrado.

Abaixo, veja como fazer a consulta usando como base o portal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. O passo a passo é muito parecido com a consulta no site do Detran.

1. Entre no portal da Secretaria da Fazenda do seu Estado;

2. Na página principal, acesse “Cidadão” no menu na parte superior da tela;

3. Clique em “IPVA” e depois em “Consulta de débitos vinculados ao veículo”;

4. Informe o Renavam e a placa do veículo e clique em “Consultar”.

Como dito antes, há diferenças entre sites das Secretarias da Fazenda dos diferentes estados. No de Minas Gerais, por exemplo, após acessar a aba “Cidadãos” na página principal, é possível consultar, separadamente, o IPVA ou Selecionar “Certidão de Débitos Tributários – CDT”.

Já no Paraná, após entrar em “Cidadão”, é possível “Consultar débitos do veículo” de forma bastante semelhante a São Paulo.

banner licenciamento com Pix ou em até 12x no Zul+ baixe o app