O CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico) é um comprovante digital obrigatório para qualquer motorista. Conhecido popularmente como “documento do carro”, o CRLV era impresso em papel moeda e enviado ao proprietário pelo correio após o licenciamento. No entanto, desde 2020, ele se tornou digital.

Neste post, o time do Zul+ vai te contar tudo o que você precisa saber sobre o CRLV-e.

banner app zul+ seu carro mais completo

O que é o CRLV-e?

O CRLV-e é o documento que comprova que o carro está licenciado. Consequentemente, o veículo está liberado para circulação em todo território nacional e pode ser usado por seu motorista sem nenhuma ressalva.

Ao contrário do que muitos acreditam, ele é diferente do CRV, o Certificado de Registro de Veículos. Este é emitido no momento em que o carro é emplacado. Nele estão presentes as características do veículo, como modelo, cor e ano.

Ao fazer alguma alteração no veículo, é necessário registrar no CRV essas mudanças. Caso contrário, você poderá ser multado. Por fim, é no CRV onde se registra a troca de proprietário.

Outra confusão muito comum entre motoristas é a diferença entre o IPVA e o licenciamento.

O porte do CRLV digital do carro é obrigatório?

Manter o veículo licenciado e regularizado é uma das obrigações dos motoristas. Após quitada a tarifa, é preciso emitir o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) digital.

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o documento era de porte obrigatório do condutor. Entretanto, em 2016, a Lei Nº 13.281 passou a determinar que ele seja dispensável desde que, no momento da fiscalização, o agente de trânsito tenha acesso ao sistema informatizado para fazer a verificação do documento digital.

Mesmo assim, é preciso ficar atento. É recomendado que os motoristas nunca saiam sem o documento, pois, caso a autoridade de trânsito esteja sem acesso ao sistema, o condutor pode ser multado. O valor da infração para quem recebe a autuação é de R$ 88,38.

O documento “verdinho” impresso em papel moeda não é mais enviado para a casa do proprietário desde o início de 2020

Pode imprimir o CRLV-e?

Como comentamos no início do texto, o CRLV-e não é mais enviado pelos correios ao dono do veículo.

Por conta disso, todo proprietário deve fazer a impressão do documento no site do Detran de seu Estado ou baixar o arquivo pelo app CDT, onde também é possível enviar o documento digital ao seu e-mail para impressão.

Vale lembrar que não é necessário utilizar uma folha especial. A impressão pode ser feita em uma folha sulfite comum (papel A4).

O que acontece se eu não licenciar meu veículo?

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é uma infração gravíssima. A multa neste caso é de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.

Além disso, carro não licenciado pode ser apreendido se oferecer algum risco à segurança. A diferença agora é que, de acordo com a lei 14.299/21, sancionada em outubro de 2021, o condutor terá o veículo liberado – em uma primeira autuação – mediante o pagamento da taxa no momento da blitz. Ou seja, você pode pagar o licenciamento na hora, de forma online, por aplicativo.

Mas se o seu carro for retido, também é necessário pagar os custos relacionados à apreensão, incluindo guinchamento e diárias no pátio do departamento de trânsito local, assim como outras pendências (multas e IPVA).

Licenciamento atrasado: como pagar?

Quando fazer a emissão do CRLV-e?

O licenciamento do veículo e a emissão de um novo CRLV-e deve ser feita todo ano, seguindo um calendário pré-determinado. Saiba mais no post sobre licenciamento 2023 em SP.

Como emitir o CRLV-e?

O processo para fazer o licenciamento do veículo e emitir o CRLV-e é bastante simples. Confira o passo a passo abaixo:

  1. Baixe o app Zul+;
    Busque por “Zul+” na loja de aplicativos do seu dispositivo ou baixe o app com o link direto: iPhone ou Android.

  2. Faça seu cadastro pessoal e registre seu veículo;
    Insira seu nome, CPF e e-mail para criar uma conta no app. Adicione também seu veículo. O número do Renavam, presente no CRLV atual, será fundamental para realizar a emissão do novo documento na base de dados do Detran.

  3. Toque em “CRLV Digital”;
    Depois de concluir o cadastro, toque em “CRLV Digital” na home do Zul+. Também é possível acessar o documento clicando na aba de “IPVA, Multas & Licenciamento”.

  4. Solicite a emissão do CRLV 2023;
    Clique em “Emitir documento” e pague a taxa de emissão do CRLV Digital 2023, que varia de acordo com o Estado (consulte o valor no aplicativo). Após o pagamento da taxa, o documento ficará disponível no app entre 1 e 5 dias úteis, caso não exista nenhuma pendência para a emissão.

    * Caso você já tenha um CRLV no seu app Zul+, você deve clicar nos três pontos no canto superior direito e clicar em “Emitir novo documento”.

    * Também é possível anexar o CRLV Digital no Zul+ de maneira gratuita caso você já tenha emitido o documento do último ano anteriormente. Para isso, basta você baixar o CRLV no site do Detran do seu Estado ou app CDT, enviar o arquivo para o seu celular e depois anexá-lo no app Zul+ clicando em “Anexar documento”.

  5. Envie o arquivo do app para o seu e-mail;

  6. Imprima o CRLV Digital 2023.
    Após enviar o arquivo para o e-mail, baixe o documento em um computador conectado a uma impressora. A impressão do CRLV Digital deve ser feita em uma folha A4 (sulfite) em qualquer impressora caseira.

Quando vence o CRLV Digital do meu carro?

O CRLV Digital tem validade de 1 ano e vence de acordo com o calendário de licenciamento do seu Estado. Ou seja, o CRLV vence no mesmo mês do seu licenciamento.