Todos que moram ou frequentam cidades litorâneas precisam adotar alguns cuidados com o carro na praia. O que nem todo mundo sabe é que a maresia pode causar diversos danos ao veículo.

Por causa disso, os motoristas residentes ou que passam muito tempo em cidades litorâneas devem prestar ainda mais atenção ao seu veículo.

Pensando nisso, o time do Zul+ preparou uma lista com 10 cuidados para se ter com o carro na praia.

banner chegou a tag de pedagio zul digital

O que é a maresia?

Antes de listarmos os cuidados, é preciso que você saiba exatamente o que é a maresia. O termo é usado para se referir a uma névoa úmida e salgada que tem origem no mar.

Ela prejudica, principalmente, itens e objetos feitos de ferro, provocando sua corrosão. Esta, que por sua vez, é causada por conta do grande acúmulo de sais minerais, principalmente de cloreto de sódio, nas gotículas de água do mar. 

Quais são os cuidados para se ter com o carro na praia?

1) Cubra o carro com uma capa;

Como dito anteriormente, as principais vítimas da maresia são os metais. Por conta disso, é muito importante manter as partes metálicas do veículo protegidas, mesmo que o carro esteja na garagem.

A melhor forma de fazer isso é com lonas impermeáveis, fazendo-o o carro ficar isolado da névoa do mar ou da água. Apesar disso, é preciso ter atenção no momento de colocar a capa para não acabar riscando o veículo. Também é preciso tira a capa de tempos em tempos para que ele possa dar uma “respirada”, tirando a umidade.

Conheça os 12 melhores acessórios para você ter no seu carro.

2) Cuidado com riscos e amassados;

Porém, mesmo mantendo seu veículo coberto, ainda é possível que ele tenha contato com essa maresia. Dessa forma, é fundamental checar as regiões metálicas, se possível, semanalmente.

Neste momento, o motorista deve ficar atento a sinais de corrosão, principalmente no motor do carro. Até mesmo um arranhão ou um pequeno amassado podem ser um ponto futuro de corrosão. Com isso, é preciso consertá-los o mais breve possível.

3) Trate as superfícies metálicas;

Passar produto de inibição de ferrugem pode ser muito útil para proteger o veículo contra a maresia. E isso deve ser feito, inclusive, nas partes internas do carro, evitando que a corrosão se espalhe.

Além disso, assim que qualquer sinal de ferrugem seguir, deve ser removido com palha de aço ou lixa antes de o produto ser aplicável.

4) Lave o carro semanalmente;

Mesmo tomando todos os cuidados anteriores, o veículo ainda vai ter contato com a maresia e os ventos marítimos. Desta forma, é fundamental lavar o carro com uma maior frequência, se possível, semanalmente. Isso faz com que os sais minerais que se depositem no carro não permaneçam lá por muito tempo.

Nos lava rápidos, são ofertadas o uso de cera automotiva após a lavagem. Ela ajuda a aumentar a proteção da pintura do carro, então é uma opção que deve ser considerada para todos que lavam o veículo, mas principalmente nas cidades litorâneas.

Conheça a lavagem ecológica, o método de limpeza automotiva que utiliza apenas 500ml de água e economiza cerca de 99% em comparação com os lava-rápidos convencionais.

5) Cuidado com areia e o sal;

Também é preciso ficar bastante atento com a areia e o sal. Eles podem danificar muitas partes do seu veículo, principalmente o amortecedor, rompendo as coifas e comprometendo a suspensão do carro.

Com isso, é fundamental fazer a manutenção da caixa de direção e dos amortecedores se você mora na praia. Caso tenha feito apenas uma viagem para o litoral, fazer essa vistoria assim que chegar em sua casa também é uma boa ideia.

Procurando uma oficina mecânica de confiança? Veja as dicas de especialistas para não errar.

6) Cuidado com a bateria do veículo;

Uma vítima silenciosa da maresia é a bateria e os cabos de energia. Por ficarem escondidos embaixo do capô do carro, muitos acham que esses itens estão mais protegidos. Porém, a maresia pode ajudar na oxidação desses componentes.

Portanto, fazer uma vistoria frequente, verificando se todos os conectores estão limpos pode ajudar. Caso não estejam, é possível fazer uma limpeza seguindo o manual do veículo ou levar o veículo a um mecânico para que ele a faça.

7) Fique atento ao interior do veículo;

E não é só a parte externa que deve ter a atenção dos motoristas. O acúmulo de areia também é um problema para aqueles que usam o caso nas praias, principalmente para quem tem criança. Com isso, pode ser preciso utilizar um aspirador de pós para deixar a parte de dentro do veículo mais limpa.

Quanto aos bancos, é importante investir em produtos específicos para a limpeza dos estofamentos. Neste ponto, deve-se considerar se o interior do carro é de couro ou de pano. Este último ainda sofre com a umidade que pode ser levada quando as pessoas se sentam com as roupas molhadas, e uma capa para os bancos, ou até mesmo uma toalha estendida podem ajudar.

8) Calibre os pneus semanalmente;

As cidades de praias costumam ser mais quentes que o restante do país. Por conta disso, os pneus acabam se desgastando ainda mais rápido. Para diminuir este efeito, é fundamental mantê-los sempre calibrados.

Vai trocar de pneus? Veja como escolher o melhor para o seu carro em nossa matéria completa sobre o assunto.

9) Atenção aos componentes do ar-condicionado;

Também por conta do calor excessivo, o ar-condicionado é um grande aliado de quem está no litoral. Desta forma, é preciso redobrar os cuidados com ele. Com a maior utilização, o filtro acaba se deteriorando mais rapidamente, o que pede uma manutenção mais frequente nos componentes do ar-condicionado.

10) Invista em selantes.

Este ponto vale principalmente para quem mora em cidades litorâneas, já que pede que seja investido um pouco mais de dinheiro. Especialistas indicam a aplicação de selantes nos veículos para evitar a maresia. Um desses processos é a vitrificação, que custa, em média, R$ 1 mil.

A vitrificação cria uma película sobre a pintura do carro, protegendo contra a maresia, mas também contra a seiva de árvores e até fezes de pássaros. Além disso, há selantes específicos para as partes de borracha, plástico e os vidros. Para esses pontos, é melhor escolher os que são à base de nano sílica.

Veja mais cuidados para se ter com o carro em nosso blogpost completo sobre o assunto.

banner app zul+ seu carro mais completo