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Aniversário de Curitiba: capital da mobilidade urbana completa 327 anos

Reconhecida internacionalmente pela mobilidade urbana, Curitiba celebra seu aniversário em mês de lançamento do novo EstaR Digital

Lucas PalmaLucas Palma

No dia 29 de março de 2020, Curitiba comemora mais um aniversário. Fundada em 1693 como Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a cidade só recebeu o nome de Curitiba em 1721.

De lá para cá, o cuidado com o meio ambiente e o planejamento urbano foram as principais orientações durante a construção da atual capital paranaense. E graças à essa histórica preocupação, Curitiba é, hoje, referência internacional em planejamento e mobilidade urbana.

Para celebrar o 327° aniversário da capital paranaense, o Zul Digital traz a evolução do transporte em Curitiba e mostra como políticas como o EstaR Digital e o BRT contribuíram para a cidade. Confira a linha do tempo com as principais mudanças:

Evolução do Transporte em Curitiba

1955 - Transporte coletivo é regulamentado em Curitiba

O serviço de transporte coletivo de passageiros é regulamentado através do decreto 503/55. A cidade seria atendida por 50 ônibus e 80 lotações.

primeiro onibus de transporte coletivo publico de curitiba 1950
Um dos primeiros ônibus de transporte público da capital paranaense. Foto: Arquivo Prefeitura de Curitiba

1974 - Criação do ônibus expresso

Considerado um dos mais importantes projetos de mobilidade urbana no mundo, o BRT de Curitiba foi implantado em 1974 e tinha como objetivo facilitar o deslocamento da população pela cidade com faixas exclusivas. Primeiro transporte rápido por ônibus da história, o BRT prometia a mesma eficiência do metrô, mas com um custo menor.

O corredor exclusivo dos ônibus em Curitiba na década de 1970. Foto: Arquivo Prefeitura de Curitiba

1977 - Primeiras ciclovias da cidade

A capital paranaense começou a construir sua rede cicloviária em 1977 com 118 km. Atualmente, Curitiba conta com mais de 208 km de faixas para bicicletas. No final de 2019, a prefeitura anunciou medida que prevê duplicar a extensão de ciclovias na cidade até 2025.

1980 - Início do Estacionamento Regulamentado (EstaR)

O sistema de estacionamento rotativo de Curitiba, conhecido como EstaR, foi criado e regulamentado em 1° de julho de 1980 pelo decreto de n° 569/1980.  Na época de sua implementação, apenas 22 ruas faziam parte da área de abrangência do sistema.

Saiba mais sobre o funcionamento do Estacionamento Regulamentado de Curitiba aqui.

1991 - Início das estações em tubo

O começo da década de 1990 em Curitiba foi marcado pela implantação do pagamento antecipado da Rede Integrada de Transportes. Até hoje, quem quiser utilizar o sistema, precisa acessar uma estação de BRT e pagar antes de entrar. A cobrança feita fora do veículo reduz o tempo de espera dos passageiros a cada parada.

Curitibanos saem das estações de tubo do BRT. Foto: Arquivo da Prefeitura de Curitiba

Veja a importância do BRT em Curitiba para o mundo em nosso blogpost sobre iniciativas em mobilidade urbana.

2000 - Integração dos eixos Norte/Sul e Leste/Oeste

Com a Praça Eufrásio Corrêa como ponto central, foram integrados os eixos de deslocamentos em Curitiba. O eixo Leste/Oeste foi remodelado para aceitar veículos biarticulados.

2005 - Tarifa Domingueira

Foi instituída a chamada “tarifa domingueira” na Rede Integrada de Transporte em Curitiba. O valor da tarifa passaria a ser de R$1,00 aos domingos. A proposta não está mais em vigor e durou até 2017, quando já havia sido aumentada para R$2,50. Atualmente, o valor da passagem é de R$4,50.

2009 - Implantação da Linha Verde

Com faixa central exclusiva para ônibus e avenidas paralelas para trânsito rápido de veículos, a linha verde é uma das principais vias da cidade, conectando o sul de Curitiba com o norte do município.

2012 - Implantação de ônibus híbridos

Em Setembro de 2012, a prefeitura de Curitiba substitui 10 veículos da frota de transporte coletivo por Ônibus híbridos para reduzir a emissão de poluentes. Atualmente, a Rede Integrada de Transporte da cidade conta com 30 veículos desse tipo.

2020 - Início do EstaR Digital

Em março de 2020, e no mesmo mês de aniversário da cidade, foi lançado o novo modelo de estacionamento regulamentado da capital paranaense. O EstaR Digital, também conhecido como EstaR Eletrônico, permite que o motorista estacione o carro na vaga rotativa pelo celular. E com o app Zul EstaR Digital, o condutor conta com a melhor solução para regularizar seu carro em Curitiba.

Sem mais precisar dos antigos talões de papel, o motorista curitibano pode comprar e ativar o crédito de estacionamento pelo app Zul EstaR Digital em menos de um minuto.

Ainda não conhece o Zul EstaR Digital? Baixe já e tenha a melhor experiência na compra e ativação do Estacionamento Regulamentado de Curitiba.

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