Cada vez mais, o modelo de desenvolvimento das cidades é pauta dentro da esfera pública. Para te ajudar a ficar por dentro do debate, o Zul Digital preparou uma lista com os melhores podcasts sobre mobilidade urbana no Brasil que podem te ajudar a entender um pouco melhor o cenário atual.

Confira a análise de especialistas sobre o impacto da pandemia do coronavírus na mobilidade urbana.

Nexo Jornal – Por que a mobilidade também é uma questão de gênero?

Ao utilizar o transporte público, as mulheres precisam conviver diariamente com sensação de medo por conta do assédio sexual. Neste podcast, o Nexo Jornal explica como o debate sobre igualdade de gênero está relacionado com a mobilidade urbana.

Em meio ao cenário de insegurança, a mulher acaba se privando de aproveitar a cidade. Disponível no SoundCloud do Nexo, o podcast tem duração curta de 15 minutos. Escute agora.

CCR – Mobilidade no Futuro

O Grupo CCR, empresa brasileira líder na administração de rodovias no Brasil, estreou sua série de podcasts em 2020 discutindo o futuro da mobilidade urbana.  Ao todo, são 6 episódios que abordam desde a relação dos deslocamentos com aplicativos até a questão da eficiência energética dos meios de transporte. Os programas estão disponíveis no Spotify e nas plataformas do Google e da Apple para podcasts. Cada episódio tem duração média de 25 minutos.

Guilhotina #51 – Le Monde Diplomatique Brasil

Como convidado do programa, o jornalista Daniel Santini explora as possibilidades do transporte público gratuito e relaciona as manifestações de junho de 2013 com o momento atual do país. Iniciativas como em Maricá (RJ) e Talin (capital da Estônia) são apresentadas ao ouvinte como exemplos de sucesso de catracas liberadas.

Daniel Santini é autor do livro “Passe Livre: as possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização”. Disponível nos principais agregadores de podcasts, o episódio de número 51 do Guilhotina tem 84 minutos de duração. Escute aqui.

InovaSocial #12 – Mobilidade urbana, carros voadores e o futuro das cidades

Neste episódio, os editores do InovaSocial discutem sobre como o futuro dos transportes irá afetar as cidades. Com a automação dos veículos, a malha urbana passará por um processo de transformação. Ruas, avenidas e outros espaços públicos terão que se adequar a veículos cada vez mais inteligentes.

O programa está disponível nas principais plataformas de podcasts. O episódio tem duração de 50  minutos. Ouça neste link.

GIZ Brasil – Desenvolvimento induzido pela digitalização

O urbanista e pesquisador em tecnologia pela Universidade de São Paulo (USP), Lucas Girar fala dos riscos e potenciais do desenvolvimento digital. A intensa interação de softwares com o meio urbano modifica a estrutura e rotina de uma cidade. Um grande exemplo são os aplicativos que inauguraram as novas formas de mobilidade.

O programa pode ser encontrar na página da GIZ no SounCloud. O podcast tem duração de 26 minutos. Escute aqui.

Caos Planejado – Do transporte a pé ao sistema de metrô

Dividido em dois episódios, essa série do Caos Planejado aborda a mobilidade urbana em suas menores escalas. Com milhões de deslocamentos diários, uma grande cidade precisa também pensar na infraestrutura para trajetos a pé, de patinete ou bicicleta.

O Caos Planejado tem como objetivo colaborar para um habitat mais acessível, humano, diverso e dinâmico. O áudio está disponível nos principais agregadores de podcast e também no site do portal. A duração média dos dois podcasts é de 40 minutos cada. Acesse aqui.

Conheça o Zul Digital e saiba como nosso aplicativo contribui para a mobilidade urbana das grandes cidades no Brasil.