Zul Digital

Zul Digital


Aplicativo credenciado pela prefeitura para compra e uso das vagas de Estacionamento rotativo e Zona Azul. Praticidade e segurança na hora de comprar o Cartão Azul Digital.

Campartilhe


Como funciona a Zona Azul Digital?

Zul DigitalZul Digital

Entenda como a Zona Azul Digital deixou mais fácil, prático e seguro estacionar seu carro nas ruas e avenidas públicas nas grandes cidades do Brasil

celular
Agora, o motorista consegue comprar o cartão rotativo pelo celular

A Zona Azul Digital é a modernização do estacionamento rotativo público no Brasil. Ela surge como uma solução inteligente na hora de estacionar o carro, trazendo mais praticidade a vida do motorista.

Agora disponível em formato digital, o condutor consegue acessar o serviço pelo seu celular. Ou seja, em vez de ter que procurar algum ponto de venda, o motorista precisa apenas estar com o celular no bolso para estacionar nas vagas de Zona Azul.

Adotado inicialmente na cidade de São Paulo em julho de 2016, o novo sistema já se difundiu para outras grandes cidades do país. Para estacionar em uma das vagas, o motorista utiliza um cartão digital, que está disponível para a compra em aplicativos de Zona Azul Digital regulamentados pelo órgão de trânsito.

placa de zona azul digital ao lado de patinetes
As placas de sinalização terão todas as informações e regras do local

Com a modernização do estacionamento rotativo não é mais necessário deixar um comprovante no painel do veículo.

Para entender mais sobre o que é a Zona Azul, clique aqui para ler nosso blog post sobre o funcionamento do sistema de estacionamento rotativo no Brasil.

Onde comprar Zona Azul Digital?

Para comprar o serviço de estacionamento rotativo digital, primeiro você deve checar se já está disponível em sua cidade. A Zona Azul Digital está acessível em muitas cidades do Brasil como em São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e muitas outras.

Em outras áreas, o estacionamento rotativo continua com o sistema antigo, de cartões físicos de papel. Caso a cidade que você procura já tenha o sistema digital, existem duas opções para comprar os cartões: adquiri-los pelo celular através de aplicativos regulamentados ou em postos de vendas autorizados.

Quanto custa o estacionamento rotativo digital?

O valor de um Cartão Azul Digital (CAD) sempre será o mesmo. O que vai determinar o tempo de permanência do cartão digital serão as regras do local.

Para entender o valor de um cartão digital, vamos utilizar São Paulo como exemplo. Na capital paulistana, o CAD tem o preço único de R$5,00. Em São Paulo, a regra geral é que 1CAD equivale a 1h, porém existem exceções como na Praça Charles Miller onde 1CAD equivale a 3h.

carros em movimento nos dois sentidos da rua
A Zona Azul Digital chega como solução para facilitar a vida do motorista na hora de estacionar

Ou seja, o mesmo valor que te dá o direito de estacionar 3h em uma zona mais calma da cidade, permite o estacionamento de 1h em uma área mais movimentada com maior necessidade de rotatividade das vagas.

Como comprar Zona Azul Digital pelo celular?

Para comprar o cartão pelo celular, basta baixar um aplicativo de Zona Azul Digital regulamentado pelo Órgão Municipal de Trânsito. Os apps estão disponíveis no Google Play e na App Store.

Após o download do app escolhido, preencha o cadastro com dados pessoais e informações do veículo, como placa e modelo. Escolha também uma forma de pagamento, que pode ser cartão de crédito, cartão de débito ou boleto bancário. Essas são as formas mais comuns para a maioria dos apps de Zona Azul Digital, mas outras maneiras podem ser oferecidas a depender do aplicativo escolhido.

Após a realização do cadastro, compre o CAD utilizando a forma de pagamento escolhida e prossiga para a ativação. A tela seguinte apresentará um mapa baseado na localização do GPS do celular do usuário e indicará a área onde o veículo se encontra.

Quando você faz a compra pelo celular, é possível acompanhar o tempo que falta para o cartão acabar. Outro ponto positivo de comprar é prolongar o tempo de permanência com apenas um toque, caso seja possível estender o tempo segundo as regras da Zona Azul do local.

Entenda o passo a passo de como usar o app de Zona Azul Digital nesse vídeo.

Compra nos postos autorizados

Caso você não tenha celular, esteja sem ele na hora ou não seja um usuário frequente de Zona Azul, é possível adquirir o cartão digital nos pontos de vendas autorizados como: bancas de jornais, bares, restaurantes, padarias e farmácias.

Lá você deve informar a placa do carro e o período que deseja ficar. Para isso, é preciso ficar atento com as regras nas placas de sinalização do estacionamento rotativo.

O motorista receberá um comprovante de pagamento que deve guardar. Não é necessário deixar no painel do carro porque a fiscalização da Zona Azul também ficou digital. Agora, os agentes de trânsito verificam se a situação do veículo é regular ou não por meio de um aplicativo.

Vale dizer também que a única maneira de comprar o Cartão Azul Digital em dinheiro é nos postos autorizados.

Como funciona a multa para a Zona Azul?

Como o motorista não deixa nenhum comprovante no painel do veículo, a fiscalização é feita de forma digital. Guardas municipais de trânsito utilizam um sistema inteligente para averiguar se o carro está estacionado de forma irregular.

Os agentes fiscais apenas digitam o número da placa e conseguem ver se o tempo de permanência já se encerrou. Caso o tempo já tenha acabado e o veículo tenha permanecido no local, o motorista será autuado.

De acordo com o artigo 181, a infração por estacionar em desacordo com as placas de estacionamento rotativo regulamentado é grave e será aplicada uma multa de 5 pontos na CNH no valor de R$195,23.

Saiba mais sobre multas de trânsito neste artigo completo sobre o assunto.

carros estacionados na rua
O motorista precisa ficar atento às regras de utilização da Zona Azul do local

Outro importante ponto do estacionamento rotativo digital é que ele consegue acabar com as adulterações que aconteciam nos antigos talões azuis. Essas falsificações prejudicavam a fiscalização e resultavam em um menor valor de arrecadação para a prefeitura, já que o talão seria usado mais de uma vez. Com a digitalização do serviço, os dados ficam mais seguros, tanto para os usuários dos aplicativos quanto para a prefeitura.

Por que meu app de Zona Azul Digital não funciona em outras cidades?

Os aplicativos só funcionam em uma única cidade porque cada município é responsável por regulamentar as próprias regras de trânsito. Ou seja, embora existam muitas semelhanças no código de trânsito de diversas cidades, cada município é responsável por fiscalizar e organizar o próprio trânsito de sua cidade.

cidade de sao paulo durante a noite
A Zona Azul Digital é uma solução de mobilidade para cidades inteligentes

É possível ativar o Cartão Azul Digital no meu celular se estiver sem internet?

Sim, é possível, mas só se você já tiver o aplicativo baixado em seu celular e o cadastro completo.

Ativar o cartão de estacionamento rotativo no celular sem conexão com a internet é possível graças à URA (Unidade de Resposta Audível). É ela quem permite que você realize a compra ou ativação de um CAD apenas ligando por telefone para o atendimento automático.

Quando estiver sem internet, primeiro você deve ligar para o número da URA indicado pelo app, que te pedirá para discar o número do seu CPF ou CNPJ. Depois, a URA pede que você digite o PIN que te foi informado. Após inserir os números do PIN, você deve escolher entre as opções de compra ou ativação de CAD.

ura ajuda na compra do CAD
Mesmo sem internet, o usuário ainda consegue comprar ou ativar o CAD

Posso ter cadastro em mais de um aplicativo?

Sim, você pode pode ter cadastro em quantos aplicativos quiser.

Não é necessário que o cadastro no app, esteja no nome do proprietário do veículo. É mais confortável o cadastro ser no nome da pessoa que vai utilizar o aplicativo de no dia a dia.

E cadastrar mais de um veículo?

Também pode! Os aplicativos permitem que você cadastre mais de uma placa. Assim, seus CADs servem para qualquer um dos veículos.

Se um dia você precisar cadastrar no app o carro de um amigo, você consegue. E pode ficar tranquilo, que se caso o veículo dele seja autuado, quem receberá a multa será ele, e não você. As autuações serão sempre encaminhadas ao proprietário do veículo e não ao usuário do app.

Quer saber como o nosso app de Zona Azul Digital funciona? Entre em nosso site e conheça o Zul Digital.

Comentários