Zul Digital

Zul Digital


Aplicativo credenciado pela prefeitura para compra e uso das vagas de Estacionamento rotativo e Zona Azul. Praticidade e segurança na hora de comprar o Cartão Azul Digital.

Campartilhe


Como funciona o estacionamento rotativo Zona Azul no feriado?

Zul DigitalZul Digital

Dependendo da cidade e região, a o estacionamento rotativo pode funcionar nos dias de feriado e o uso do crédito se torna obrigatório na hora de estacionar

placa de estacionamento zona azul no centro da cidade
A Zona Azul funciona nos dias de feriados conforme a demanda da população pelas vagas de estacionamento

A Zona Azul é o sistema de estacionamento rotativo mais popular do Brasil. Nele, o motorista paga um valor para utilizar a vaga por tempo limitado. Após, o término do período permitido, o condutor deve retirar o carro para outros motoristas terem a oportunidade de estacionar.

A política de rotatividade de veículos promove que mais pessoas tenham acesso a um mesmo espaço público, que neste caso seriam as vagas de estacionamento nas ruas e avenidas da cidade. O sistema de Zona Azul foi implantado para democratizar o estacionamento público principalmente nos grandes centros urbanos, reconhecidos por serem regiões com grande concentração de pessoas.

O horário de funcionamento da Zona Azul costuma variar bastante de acordo com a cidade, bairro, dia da semana e horário. Geralmente, o sistema de estacionamento rotativo opera de segunda a sexta ao longo do dia e aos sábados em um período mais curto. No entanto, em alguns locais, a Zona Azul funciona também aos domingos e feriados.

placa rio rotativo
Nas praias cariocas, por exemplo, é necessário promover a rotatividade de vagas nos feriados por conta da alta demanda de estacionamento

Por conta das diferenças entre as regras de cada região quanto ao funcionamento do estacionamento rotativo nos feriados, é imprescindível que o motorista verifique as placas de sinalização na hora em que for estacionar. Nelas estarão contidas todas as informações necessárias para a utilização da Zona Azul.

Entenda melhor como o sistema de estacionamento rotativo funciona, acessando nosso blogpost sobre a Zona Azul no Brasil e no mundo.

Por que a Zona Azul funciona no feriado?

O sistema de estacionamento rotativo Zona Azul não funciona somente de segunda a sexta mas também aos sábados, domingos e feriados. O funcionamento fora dos dias úteis se deve por conta de, em áreas especiais, existirem necessidades específicas da população.

Geralmente, em lugares como parques, estádios, pontos turísticos, praias e outros locais de grande concentração, a Zona Azul é mantida nos dias de feriados porque a demanda por vaga é alta ou igual a qualquer outro dia.

Essas regiões têm características muito específicas e a política de rotatividade de vagas, proposta pela Zona Azul, busca atender essa grande procura por onde estacionar.

Confira como a Zona Azul funciona no feriado nas principais cidades do Brasil:

Funcionamento da Zona Azul Digital em São Paulo no feriado

As regiões de São Paulo que têm Zona Azul nos feriados são o estacionamento do Parque do Ibirapuera, do Parque da Aclimação e o estacionamento da Praça Charles Miller. Ambas regiões funcionam de segunda à segunda.

No Parque Ibirapuera e no Parque da Aclimação, o horário de funcionamento da Zona Azul Digital nos feriados é das 8h às 18h. A mesma regra se encaixa aos sábados e domingos.

Em ambos os parques, um crédito digital equivale a 2 horas, sendo que o mesmo veículo pode permanecer na mesma vaga por até 4 horas. Ou seja, o motorista pode utilizar até 2 créditos no máximo, prolongando o período direto pelo aplicativo.

Já na região do Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller, o horário de funcionamento da Zona Azul no feriado, e aos sábados e domingos, é das 9h às 18h. Lá, o crédito digital vale por 3 horas e o motorista pode renová-lo por uma vez, estendendo o tempo por até 6 horas na mesma vaga.

Na capital paulista, o Mercado da Cantareira, mais conhecido como Mercadão, também é considerado uma região especial. Com um intenso comércio de alimentos e grande circulação, o Mercadão é também um ponto turístico da cidade.

Embora a Zona Azul opere todos os dias da semana das 7 às 18h, nos dias de feriado, o estacionamento rotativo do local não funciona, diferente das outras regiões especiais da cidade.

Saiba tudo sobre como a Zona Azul Digital funciona em São Paulo aqui.

Como a Zona Azul Digital em Salvador funciona no feriado?

Em Salvador, na maioria das regiões de Zona Azul o horário geral de funcionamento é de 2ª a 6ª das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 13h. No entanto, existem algumas regiões da capital baiana que apresentam a obrigatoriedade do crédito aos domingos e feriados.

No bairro da Barra, na ruas Barão de Sergy, Professor Fernando Luz, a Zona Azul Digital opera, aos domingos e feriados, das 7h às 19h e das 19h às 1h, dependendo do nível de duração.

Na Rua Afonso Célso, no mesmo bairro da barra, a Zona Azul opera em período integral aos domingos e feriados devido à alta demanda por vagas de estacionamento na região.

Entenda como funciona a Zona Azul Digital em Salvador aqui.

Como funciona o Rotativo Digital em Belo Horizonte no feriado?

Em Belo Horizonte, o Estacionamento Rotativo não funciona nos feriados e opera somente de segunda a sábado. Somente no Parque das Mangabeiras o sistema funciona aos domingos das 8h às 17h.

Além disso, no parque, o uso do crédito digital é obrigatório todos os dias da semana exceto às segundas-feiras, dia em que o parque se encontra fechado.

Saiba tudo sobre o Rotativo Digital de Belo Horizonte acessando nosso blogpost sobre o estacionamento público na capital mineira.

Funcionamento da Zona Azul Digital em Fortaleza no feriado

Na cidade de Fortaleza, a Zona Azul Digital funciona aos feriados com a mesma regra do domingo sinalizada nas placas de estacionamento rotativo. Nas regiões da Varjota, da Avenida Beira-Mar, do Parque Manibura e da Cidade dos Funcionários, a Zona Azul opera das 7h às 15 aos domingos e feriados.

Já na região da Praia do Futuro, o horário de funcionamento do estacionamento rotativo digital aos domingos e feriados é das 7h às 19h.

Confira tudo sobre como funciona a Zona Azul Digital em Fortaleza aqui.

Como funciona o EstaR em Curitiba no feriado?

De acordo com informações divulgadas no site do SETRAN (Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba), o Estacionamento Regulamentado não funciona aos domingos e feriados. Segundo as placas de sinalização, o EstaR opera somente nos dias úteis das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 13h.

Saiba tudo sobre o estacionamento rotativo de Curitiba acessando nosso blogpost que explica como o EstaR funciona.

Como o Rio Rotativo no Rio de Janeiro funciona no feriado?

Na Zona Sul do Rio de Janeiro, como nas praias do Leme e de Copacabana, o Rio Rotativo funciona somente aos sábados, domingos e feriados das 7h às 19h, sendo que durante a semana, é proibido o estacionamento de veículos em algumas áreas próximas às praias.

Em outras regiões da cidade, como nos arredores do Largo de São Francisco da Prainha, no bairro da Gamboa, o Rio Rotativo opera durante os dias úteis da 7h às 19h e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 13h.

Para ficar por dentro das novidades do mundo da mobilidade, siga o Zul no Facebook e no Instagram.

Para baixar o nosso app de estacionamento rotativo disponível em São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza, clique aqui.

Comentários