Estar com o CRLV atrasado não é, nem de longe, uma boa notícia. Dirigir com o documento fora do prazo de validade rende multa gravíssima, apreensão do veículo e até inscrição do nome do proprietário na dívida ativa. Isso caso o licenciamento também esteja atrasado.

baixe o crlv digital no app Zul+

No entanto, para regularizar a documentação, basta quitar todos os débitos pendentes do veículo e realizar o licenciamento do ano vigente. 

E pra quem é de São Paulo, Paraná ou Santa Catarina, o Zul+ pode te ajudar nessa etapa. O app n°1 pra quem dirige permite o parcelamento de multas, IPVA e licenciamento em até 12x no cartão de crédito e ainda oferece a emissão do CRLV atualizado.

O que acontece com CRLV atrasado?

Se o seu CRLV está realmente atrasado significa que o licenciamento anual do seu veículo também está vencido. E com o licenciamento vencido, você não consegue atualizar o documento do veículo e fica sujeito às seguintes penalidades:

1) Multa de R$293,47;

2) 7 pontos na CNH;

3) Apreensão do veículo;

4) Juros sobre o valor do licenciamento atrasado;

5) Em caso de mais de 60 dias de atraso no licenciamento, inscrição na dívida ativa.

De acordo com o art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo que não esteja regularizado e devidamente licenciado rende multa gravíssima, pontos na CNH e apreensão do veículo. 

Além disso, como o pagamento do licenciamento não foi realizado, a taxa fica sujeita a juros diários de 0,33% por dia de atraso até o limite de 20%. Após 60 dias de atraso, o proprietário pode ter o nome inscrito na dívida ativa. Entenda melhor em nosso post completo sobre multa de licenciamento.

Pode andar com o licenciamento vencido?

Não pode. O licenciamento vencido e o CRLV atrasado não têm tolerância de validade. Após o vencimento do documento, o veículo fica proibido de circular em qualquer rua ou avenida do Brasil.

Vale dizer que a renovação do documento deve acontecer o quanto antes, visto que a partir da data de vencimento se inicia a contagem de juros por atraso.

Em 2022, o IPVA estará mais caro do que o normal por conta da valorização dos carros usados no Brasil. Veja o vencimento do IPVA 2022 no seu estado e descubra a melhor maneira de quitar o imposto.

Qual o valor da multa por CRLV atrasado?

O valor da multa por CRLV atrasado é de R$293,47 de acordo com o inciso V do art. 230 do CTB.

Além disso, 7 pontos são adicionados à carteira de habilitação do proprietário do veículo. 

É importante dizer que o valor não se difere para carros que estejam com o documento mais atrasado do que outros. A multa é a mesma independente do intervalo do vencimento.

Como descobrir se o CRLV está atrasado?

Para descobrir se o seu CRLV está atrasado, basta acessar o site do Detran do seu estado e conferir se o licenciamento anual do seu veículo está regularizado. 

Caso esteja tudo ok, você pode emitir o CRLV Digital atualizado através do app Zul+, do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) ou pelo próprio site do Detran ou Denatran. Porém, a emissão é muito mais simples com o app Zul+. Veja no vídeo abaixo como emitir o CRLV atualizado. 

Como regularizar CRLV atrasado?

Caso o seu licenciamento esteja atrasado, será necessário quitá-lo antes de tentar emitir o CRLV. Na prática, você só irá conseguir resolver o CRLV atrasado depois de pagar a taxa de licenciamento e regularizar o veículo no Detran.

Se você for de São Paulo, Paraná ou Santa Catarina, o Zul+ pode te ajudar a pagar o licenciamento atrasado. O app permite o parcelamento da taxa em até 12x. Veja o passo a passo:

1. Baixe o aplicativo Zul+ em seu celular;

Acesse o site oficial do app ou baixe o Zul+ para iPhone ou Zul+ para Android

2. Cadastre o seu veículo no app;

Adicione o modelo, placa e Renavam do seu carro no Zul+;

3. Consulte o valor do licenciamento atrasado;

Após o cadastro do veículo, consulte o valor do licenciamento atrasado do seu carro.

4. Selecione a forma de pagamento;

Escolha a melhor condição de pagamento para quitar o licenciamento atrasado do seu veículo. O app Zul+ permite você pagar à vista utilizando Pix ou parcelar em até 12x com cartão de crédito.

5. Deslize para pagar.

Depois de confirmar as informações, basta deslizar o dedo para concluir o pagamento.

Você só terá que aguardar cerca de 2 dias úteis para que a compensação do Detran seja concluída e você possa emitir o CRLV atualizado.

Como pagar o licenciamento atrasado no banco?

Agora, caso você seja de outro estado do Brasil, infelizmente o Zul+ ainda não pode te ajudar com o licenciamento. E o processo de regularização do veículo deve ser realizado em sua própria conta bancária. 

1) Acesse sua conta bancária em um dos bancos credenciados pelo Detran do seu estado;

2) Informe o Renavam do seu veículo;

3) Consulte a taxa de licenciamento atrasado;

4) Pague com o saldo em conta corrente;

5) Aguarde a regularização do Detran para emitir o CRLV Digital.

banner moça sorrindo mexe no celular dentro do carro

Como imprimir o CRLV?

É muito simples imprimir o CRLV. Você só vai precisar baixar o documento em seu computador e enviá-lo para qualquer impressora caseira.

1. Gere o CRLV no site do Detran;

Você pode baixar o CRLV apenas acessando o site do Detran do seu estado. É possível também solicitar o documento no app Zul+.

2. Imprima o documento.

Após baixar o arquivo, abra o documento em seu computador e selecione o modo de impressão. É recomendado imprimir o CRLV Digital em uma folha A4 (sulfite).

consulte o CRLV Digital aqui