Com a chegada do verão vêm também os temporais e, consequentemente, o risco de enchentes e chuvas de granizo. Você que tem carro e possui seguro do veículo, já consultou para saber se ele cobre danos causados por esses fenômenos naturais? Este item pode estar entre as coberturas básicas oferecidas pelas seguradoras, entretanto, é importante checar na apólice para confirmar.



Vale ressaltar que existem casos em que o seguro pode não cobrir o prejuízo, mesmo que o item desastres naturais esteja descrito na apólice. Se o motorista se arriscar em um alagamento, por exemplo, a seguradora pode alegar que o problema com o veículo foi causado pelo condutor, o que não ocorre se o carro estiver parado na rua e, após uma tempestade, apresentar problemas. Nesta segunda hipótese, o reembolso geralmente está garantido.

Marco Antonio Gonzaga, Head de Seguros do Zul+, aplicativo que facilita a vida de quem dirige, dá dicas sobre como agir nessas situações e como escolher o melhor seguro para cada perfil. Confira:

O que fazer ao se deparar com uma enchente?

O primeiro ponto é analisar se há carros trafegando no local e a altura onde a água chega neles. Se ela já estiver acima da metade da roda, nem vale a pena correr o risco.

Outro fator a se observar é se é possível enxergar o asfalto pois, se ele estiver coberto por água, o motorista não conseguirá ver  buracos ou outras irregularidades no solo e pode ser arriscado passar. O ideal é sempre procurar um lugar alto para aguardar a água baixar. “O mais importante neste caso é não se arriscar e se manter em segurança. A recomendação é nunca entrar em um alagamento, porque além de perigoso, poderá haver negativa de cobertura em caso de sinistro”.

chuva forte em avenida de sao paulo
No verão aumentam os riscos de enchentes e chuvas de granizo. Quem tem carro precisa estar atento aos itens que o seguro cobre

E ao enfrentar uma tempestade de granizo?

Assim como ocorre com a questão das enchentes, o seguro contratado costuma cobrir danos no veículo devido a outros desastres naturais. A chuva de granizo se enquadra nesta categoria. Importante, porém, sempre verificar a apólice do seguro e ver se há exceções.

Em alguns casos, as seguradoras podem entender que o condutor colocou o automóvel em risco, caso ele decida enfrentar uma tempestade ao invés de parar em um local coberto ou em caso de “abandonar” o veículo nessas ocasiões.

O melhor a se fazer é buscar um lugar seguro e esperar a tempestade passar antes de voltar a transitar. Enfrentar uma tempestade de granizo é arriscado, pois as pedras de gelo podem não só amassar o carro como quebrar vidros e atingir os passageiros.

Como acionar o seguro auto após um acidente de trânsito? Saiba neste post.

Como definir qual seguro contratar?

Para definir qual seguro contratar, é importante fazer uma cotação para saber preços, o que cada seguradora oferece de cobertura, benefícios, entre outros aspectos. Os valores variam de acordo com a idade do motorista ou de quem eventualmente utiliza o carro, inclusive.

Por exemplo, numa família em que o filho ou filha de 20 anos também dirige, haverá uma taxa maior em comparação se o seguro tivesse apenas os pais como usuários do automóvel.

O seguro de carro é essencial para o motorista se sentir protegido ao se deparar com os riscos diários de quem dirige no Brasil. Veja este post sobre tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Onde cotar o seguro auto?

Uma dica para quem precisa realizar a cotação é o aplicativo Zul+, plataforma criada para facilitar a vida de quem dirige e que oferece a possibilidade de cotar gratuitamente. É muito simples. Basta instalar o app, cadastrar o carro, clicar na opção seguro e responder algumas informações extras. Após isso, um dos parceiros entrará em contato para apresentar uma proposta.

“Entendemos que esta funcionalidade é muito importante para os motoristas, pois contratar um seguro é uma ótima proteção para o seu patrimônio. Além disso, o aplicativo Zul+ apresenta os telefones de diversas seguradoras, ou seja, quem já contratou, mas teve um contratempo na estrada, é só acessar o app, achar o número para contato e ligar para a seguradora”, diz André Brunetta, CEO do Zul+.