Se você foi multado recentemente no estacionamento rotativo, saiba que você pode se defender utilizando o recurso de multa de Zona Azul. O procedimento é válido desde que o auto da infração contenha informações erradas, como condutor infrator, placa do veículo ou local do estacionamento.

No entanto, se esse não for o caso, também é possível reverter a multa questionando o seu mérito. Para isso, é necessário apresentar argumentos sólidos que possibilitem a interpretação do seu caso. Se os órgãos de trânsito responsáveis entenderem que você não merece ser multado, a infração é revogada.

Neste blogpost, o Zul+ te conta tudo o que você precisa saber sobre o recurso de multa de Zona Azul.

Descubra se a Zona Azul funciona hoje na sua cidade aqui.

estacionamento rotativo zona azul feriado
Ao estacionar o carro em uma vaga rotativo, sempre atente-se às regras indicadas pela sinalização da via.

Como funciona a multa de Zona Azul?

A multa de Zona Azul pode ser aplicada de duas maneiras. A primeira é por estacionar em uma vaga sem ativar o crédito digital ou colocar o talão de papel rotativo no painel do veículo. Já a segunda maneira é permanecer na vaga por mais tempo do que o permitido.

Em ambos os casos, você pode ser autuado com a multa de Zona Azul. Vale lembrar que o veículo pode ser removido do local e levado ao pátio.

Seu carro foi apreendido? Veja aqui o que você precisa fazer para tê-lo de volta.

Quem multa na Zona Azul?

A reponsabilidade de aplicar a multa na Zona Azul é da prefeitura. Ou seja, são os agentes de trânsito municipais que fiscalizam o estacionamento rotativo de cada cidade. 

Em municípios onde ainda se utiliza os talões de papel, o agente de trânsito precisa verificar o horário escrito na cartela, que deve sempre estar vísivel no painel do carro.

Já nas cidades com o sistema eletrônico, o agente de trânsito faz a consulta da placa do veículo em seu sistema de fiscalização também digital.

Você sabe por que um aplicativo de estacionamento rotativo não funciona em mais de uma cidade? Acesse nosso blogpost completo sobre Zona Azul e entenda.

banner mulher sorrindo dentro do carro e celular no app zul+ com texto seu carro mais completo
Só o app Zul+ está presente em Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza e Curitiba oferecendo a melhor experiência de compra e ativação de estacionamento rotativo. Baixe o app clicando na imagem.

A Zona Azul tem tolerância?

Apenas em algumas cidades do Brasil, existem políticas de tolerância para Zona Azul. No entanto, na maioria dos municípios, não há tolerância de tempo.

Em Salvador, por exemplo, você pode cancelar a ativação do crédito da Zona Azul Digital caso saia da vaga antes dos primeiros 15 minutos. O crédito parcialmente utilizado volta integralmente para o seu saldo.

Já em Fortaleza, também existe a tolerância dos 15 minutos. No entanto, ao contrário de Salvador, na capital cearense, não é preciso ativar o crédito para ter direito ao período livre. Lá, o agente fiscal consulta a placa e verifica se o motorista ainda não estourou os 15 minutos gratuitos.

Qual o valor da multa de Zona Azul?

O valor da multa de Zona Azul é de R$195,23. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em desacordo com as regras previstas pela sinalização é uma infração grave de trânsito. 

Como penalidade, além da multa e 4 pontos na CNH, o veículo também pode ser removido do local pela autoridade policial.

Art. 181

Inciso XVII

Infração Penalidade Medida administrativa
Estacionar o veículo em desacordo com Média (5 pontos) Multa de R$195,23

Remoção do veículo

Acesse aqui e veja tudo o que você precisa saber sobre multas de trânsito.

Como recorrer de multa por estacionamento rotativo?

homem usa computador enquanto segura celular e documento
Com a pandemia do coronavírus, o serviço de recurso de multas foi digitalizado nos principais Detrans do Brasil.

1. Receba a notificação de autuação da multa de Zona Azul;

Após receber a notificação de autuação em sua casa, você já consegue recorrer da multa por estacionamento rotativo fazendo o recurso de multa de Zona Azul. 

A notificação de autuação é o primeiro documento enviado pelo órgão autuado e serve para avisar ao proprietário sobre a infração – ela ainda não é propriamente a multa.

Você ainda não sabe qual a diferença entre notificação de autuação e multa de trânsito? Acesse nossa matéria completa sobre o assunto e descubra.

2. Envie sua defesa prévia;

Depois de receber esta carta, você deve conferir as informações, como nome do motorista, placa do veículo, horário e local da infração. 

Caso algum dado esteja incorreto, você já deve apresentar seu recurso de multa de Zona Azul utilizando a defesa prévia. Vale lembrar que aqui também é o momento de indicar real o condutor infrator.

Para isso, basta preencher as informações solicitadas na notificação de autuação e enviar a carta de volta para o órgão autuador. Esse procedimento também pode ser realizado pela internet. Veja aqui em nosso blogpost completo sobre recurso de multas na pandemia.

3. Defesa prévia negada? Envie seu recurso de multa de Zona Azul;

Se a defesa prévia não for aceita, a infração de trânsito será registrada e o você irá receber em sua casa a notificação de penalidade – isto é, o documento referente à multa. Esta segunda carta informa o condutor sobre o valor a ser pago e os pontos somados à CNH.

No entanto, mesmo após o recebimento da multa, você ainda tem o direito a dois recursos de defesa: o de primeira e o de segunda instância, analisados pela Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) e pelo Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), respectivamente. Entenda o que cada um dos órgãos faz aqui

Nesta fase da defesa, você precisa apresentar argumentos concretos que possibilitem interpretar a particularidade do seu caso, relacionando o cometimento da infração com as leis de trânsito. Tanto a Jari quanto o Cetran irão analisar o mérito da infração.

Para entender melhor o que significa mérito da infração, acesse nosso blogpost com 8 passos de como fazer o recurso de multas perfeito.

Como saber se foi multado na Zona Azul?

Existem algumas maneiras de saber se você foi multado na Zona Azul. A primeira (e mais óbvia) é verificar se existe algum comprovante debaixo do para-brisa ao retornar para o veículo. Um agente de trânsito pode ter colocado a notificação ali.

No entanto, isso não acontece em todas as cidades. Assim, você pode acabar descobrindo sobre a infração apenas quando a carta chegar em sua casa, em maios ou menos 30 dias.

Agora, se o seu carro for registrado no Estado de São Paulo, você consegue saber se foi multado na Zona Azul utilizando o app Zul+. No aplicativo, você pode consultar suas multas e tributos e ainda realizar o pagamento com Pix ou em até 12x no cartão de crédito.

Como evitar multa de Zona Azul?

A maneira mais fácil de evitar multa de Zona Azul é sempre respeitar as regras do sistema de estacionamento rotativo de sua cidade. Tente não ocupar uma vaga regulamentada sem a ativação do crédito digital ou cartela de papel. Esse é um dos principais motivos de multas de Zona Azul.

Também é importante não permanecer na vaga de estacionamento rotativo por mais tempo do que o permitido. Isso também causa multa. Logo, a recomendação é: sempre ao estacionar, verifique e respeite as regras de funcionamento descritos na placa de sinalização mais próxima.

Como pagar multa de Zona Azul?

banner mulher sorrindo dentro do carro e celular no app zul+ com texto seu carro mais completo
Motoristas de todo o Estado de São Paulo podem pagar a multa de Zona Azul estacionamento rotativo através do aplicativo Zul+.

1. Baixe o aplicativo Zul+ em seu celular;

Acesse a App Store ou Google Play para fazer o download do app.

2. Cadastre o seu veículo no app;

Adicione o modelo, placa e Renavam do seu carro no Zul+;

3. Consulte as multas do seu carro;

Após o cadastro do veículo, busque pela multas do seu carro. Caso não a encontre, fique tranquilo, a multa ainda pode não estar no sistema. Agora, caso a multa de Zona Azul apareça, você poderá quitar o débito utilizando o Pix em até 12 vezes.

4. Clique na multa de licenciamento e selecione a forma de pagamento;

Selecione a multa e as condições de pagamento para quitar o débito pendente do seu veículo. O Zul+ permite o pagamento de taxas e tributos do carro via Pix, cartão de crédito ou carteiras digitais Apple Pay e Google Pay.

5. Deslize para pagar 

Depois de confirmar as informações de pagamento, basta deslizar o dedo para concluir o pagamento da multa de Zona Azul do seu carro.

Caso o seu veículo esteja registrado em outro estado, basta acessar sua conta bancária e consultar os débitos atrelados ao auto.

banner app abasteça seu carro com zul mais