No mês de setembro foram registradas 5.072.949 multas de trânsito em todo o Brasil, 12% a mais em relação a agosto, quando houve 4.528.513. Tais dados foram disponibilizados pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Multas por excesso de velocidade lideram ranking no Brasil

Multas

As estatísticas ficam mais impressionantes na comparação com setembro de 2021, período em que foram registradas 1.424.406 infrações, ou seja, um aumento de 256%. Importante destacar que, na época, por conta da pandemia de Covid-19, muitas empresas ainda estavam em esquema remoto, assim como instituições de ensino, implicando numa menor circulação de automóveis nas ruas.

Excesso de velocidade lidera ranking

A multa mais comum em setembro deste ano foi “transitar acima da velocidade máxima permitida em até 20%”, com 2.037.322 infrações. Esta já havia sido a mais aplicada no mês anterior: 1.657.891 registros. A autuação é de natureza média, gera 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista e o valor da penalidade é de R$ 130,16.

Completam a lista das cinco infrações mais aplicadas: avançar o sinal vermelho do semáforo ou de parada obrigatória (339.853); não identificação do condutor infrator, ou seja, multa imposta à pessoa jurídica (305.822); transitar acima da velocidade máxima permitida de 20% a 50% (278.769); e, por fim, deixar de utilizar o cinto de segurança (209.219).

Motorista sem multa já pode se cadastrar para receber benefícios, veja neste post.

Os condutores que recebem infrações também devem ficar atentos ao prazo limite para o pagamento das multas. Não quitá-las implica em consequências, tanto ao veículo quanto ao motorista. Para o primeiro, não é possível licenciá-lo nem transferi-lo após uma venda. Já no segundo caso, a pessoa é considerada inadimplente e tem o nome inscrito na dívida ativa.

Como pagar multas pelo Zul+?

Quem recebeu a notificação de multa e possui veículos registrados em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro ou Santa Catarina tem a opção de efetuar o pagamento pelo aplicativo Zul+.

O motorista desses Estados pode consultar e quitar seus débitos pendentes pelo celular em até 12 vezes pelo cartão de crédito. Basta se cadastrar no app e adicionar seu veículo para verificar suas multas em menos de um minuto.

Para isso, veja o passo a passo a seguir:

  1. Faça o download gratuito do app para iOS ou Android;
    Em seguida, insira suas informações pessoais como nome, e-mail e CPF para completar o cadastro.
  2. Cadastre a placa, modelo e o número do Renavam do veículo;
    Esses dados são fundamentais para o sistema realizar a busca das multas de trânsito associadas ao carro.
  3. Clique no menu principal em “IPVA, Multas e Licenciamento”;
    Em seguida, acesse “Multas” e consulte se existem ou não multas pendentes.
  4. Após a consulta, selecione a multa que deseja pagar;
    Ao clicar na multa, as informações referentes ao dia, horário, local e motivo da autuação serão exibidas ao usuário do app.
  5. Escolha a opção de pagamento: à vista ou parcelado em até 12x;
    Selecione a melhor condição de pagamento para quitar suas multas. O aplicativo Zul+ oferece diversas opções para efetuar o débito. Pelo cartão de crédito, o motorista pode parcelar a multa pendente em até 12 vezes ou pagar à vista.
  6. Deslize para pagar.
    Após confirmar as informações da multa e escolher a forma de pagamento, basta deslizar o dedo para pagar o débito da infração

Vale lembrar que para uma multa aparecer no app pode levar alguns dias. Uma notificação de infração só se torna uma multa após cerca de 30 dias, quando se esgota o prazo para a indicação do condutor infrator ou da defesa primária. Esse tempo pode ainda variar dependendo do município onde a autuação tiver ocorrido.

É possível recorrer da multa por excesso de velocidade?

Sim, é possível recorrer de multas por excesso de velocidade, já que o recurso de multa de trânsito é direito de todo condutor brasileiro.

Porém, não basta dizer o motivo para você ter excedido o limite de velocidade da via. Estar atrasado para uma reunião, por exemplo, é insuficiente para que os órgãos julgadores cancelem a multa.

Mesmo encontrando um ponto para se embasar sua defesa, ainda é preciso preparar um recurso bem feito para conseguir anular uma multa de trânsito. E neste ponto, o Zul+ pode te ajudar.

A razão é que você já consegue criar o recurso de multa ideal na plataforma. Para isso, contamos uma parceria com o Doutor Multas, especialista em direito no trânsito.

Como fazer o recurso de multa no Zul+?

telas de recurso de multa do app Zul+
  1. Após fazer o processo de cadastro do motorista e do veículo no aplicativo, clique em “IPVA, Multas e Licenciamento” e depois selecione “Recurso de multa” para iniciar a criação do documento.
    
  2. Confirme o veículo que foi autuado;
    Antes de responder algumas perguntas sobre a sua infração, confirme a placa e o veículo que foi autuado.
    
  3. Responda algumas perguntas que vão fundamentar sua defesa;
    Para criar o recurso ideal, o app fará algumas perguntas sobre a sua infração para personalizar sua defesa.
    
  4. Pague a taxa para receber o recurso completo no seu e-mail.
    Pronto! Depois de responder as perguntas, basta realizar o pagamento da taxa no app para receber o recurso completo no seu e-mail.
    

É importante dizer que o app apenas elabora o recurso de multa personalizado. O envio do documento ao órgão de trânsito é de total responsabilidade do usuário.

Desta forma, após receber o documento, você deve fazer a impressão, assinar e enviar para o endereço do órgão julgador presente na notificação de autuação.

Licenciamento