Obrigatória em alguns casos, a placa de padrão Mercosul ainda gera muitas dúvidas entre motoristas de todo o Brasil. Muitos não sabem se devem ou não trocar a placa do veículo para o novo modelo. Dessa maneira, o time do Zul+ resolveu responder neste blogpost as principais questões relacionadas à Placa Mercosul 2022.

O que é a Placa Mercosul?

A placa padrão Mercosul é o atual modelo de identificação veicular nos países pertencentes ao bloco sul-americano. O objetivo da troca foi padronizar a identificação dos veículos no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai e facilitar a fiscalização.

Na prática, há duas grandes mudanças visuais na identificação dos veículos. A placa do seu carro deixa de ser cinza para se tornar azul e branca. Além disso, no Brasil, o modelo Mercosul passa a ter quatro letras e três números (LLL-NLNN), ao invés de três letras e quatro números (LLL-NNNN), como era até então.

A dimensão da nova placa é de 40 cm de comprimento x 13 cm de altura, exatamente a mesma da atual na maioria dos Estados brasileiros.

Histórico

Pensada inicialmente para ser implementada a partir de 1º de janeiro de 2016, a placa com o padrão Mercosul passou por constantes incertezas e adiamentos. Por exemplo, um chip de identificação que deveria dificultar a clonagem deu lugar ao QR Code.

Além disso, as placas de alguns Estados chegaram a ser produzidas com a impressão do brasão dos municípios e Estados do Brasil. Porém, a exigência foi retirada em 2018.

Em setembro de 2018, o Rio de Janeiro se tornou o primeiro Estado a adotar e instalar a nova placa Mercosul. E no dia 31 de janeiro de 2020, a Placa Mercosul passou a ser o modelo padrão de identificação veicular em todo o território nacional (veja abaixo os casos em que ela é obrigatória).

Sua carteira de motorista venceu? Veja como renovar a CNH em 2022.

A Placa Mercosul é obrigatória?

Conforme a resolução 969/22 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a PIV (Placa de Identificação Veicular) – que substitui a antiga PNU (Placa Nacional Única) é obrigatória nos seguintes casos:

– Primeiro emplacamento (veículo 0 km);

– Transferência de Estado ou município;

– Mudança de categoria do veículo (por exemplo, de carro particular para táxi);

– Placa furtada/danificada;

– No caso de reboques, semirreboques, motocicletas, motonetas, ciclomotores, cicloelétricos, triciclos, quadriciclos e guindastes, que deverão ser identificados apenas pela nova placa traseira.

Porém, caso você simplesmente queira adotar o novo modelo em seu carro, saiba que é possível. Veja abaixo como.

Como colocar Placa Mercosul?

Para colocar a Placa Mercosul no seu carro, é necessário a emissão de um novo CRV (Certificado de Registro do Veículo). Ele é o documento que você deve preencher na hora da transferência, o antigo DUT (Documento Único de Transferência). Confira o passo a passo completo a seguir:

1) Acesse o portal do Detran do seu Estado;
O primeiro passo para colocar a Placa Mercosul em seu carro é acessar o site do Detran do Estado onde você mora.

2) Solicite a emissão de um novo CRV;
Depois, solicite a emissão de um novo Certificado de Registro do Veículo.

3) Realize a vistoria do veículo;
Leve o veículo para a vistoria automotiva para liberar o novo CRV.

4) Encontre uma estampadora credenciada pelo Detran;
Após a emissão do novo CRV, você deve procurar por uma estampadora de placas credenciada para realizar o emplacamento do seu veículo.

5) Pague a taxa de emplacamento.
Por fim, basta pagar a taxa cobrada pela estampadora para realizar o emplacamento.

Fiat Uno Mille, Ford Fiesta e Chevrolet Celta. Conheça os 10 carros mais baratos do Brasil por valores abaixo de R$ 12 mil.

Onde comprar Placa Mercosul 2022?

A Placa Mercosul 2022 deve ser comprada em uma estampadora credenciada pelo Detran do seu Estado. Você pode ver a relação de empresas que oferecem o serviço acessando o Portal de Serviços da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Qual o valor da Placa Mercosul 2022?

O valor da Placa Mercosul 2022 varia de acordo com o Estado onde o veículo foi registrado e também com o preço praticado pelo mercado, já que são as próprias estampadoras que determinam o valor. Por isso, não existe uma tabela certa. O preço médio pode variar inclusive dependendo da região do seu Estado.

Como fica a Placa Mercosul na transferência de veículo?

Como já informado acima, a Placa Mercosul deve ser adotada em caso de transferência de veículo para outro município ou Estado. O proprietário deve seguir os mesmos passos citados anteriormente.
Primeiro, é necessário abrir o procedimento de transferência no Detran. Depois, realizar uma vistoria e emitir o novo CRV. Aí então será possível levar o veículo até uma estampadora credenciada para o emplacamento.

Pensando em trocar de veículo? Veja 10 dicas para vender bem o seu carro e não perder dinheiro.

Como fica a Placa Mercosul para as motos?

As placas Mercosul para as motocicletas têm as mesmas características das placas de outros veículos em geral. As únicas diferenças são referentes ao tamanho e ao valor do emplacamento.
A dimensão será a mesma da anterior, de 20 cm de comprimento x 17 cm de altura.

Como vai ficar a placa Mercosul do seu veículo?

Segundo a Senatran, a nova placa mantém todas as letras da identificação antiga e somente o segundo número, nos carros, ou o terceiro número, nas motos, serão substituídos por uma letra.

Placa Antiga

Placa Mercosul

0

A
1

B

2

C
3

D

4

E

5

F
6

G

7

H
8

I

9

J

Ou seja, uma placa de carro modelo cinza com a identificação ABC-1234 passa no novo padrão para ABC-1C34. No caso de uma moto ABC-1234, a placa será atualizada para ABC-12D4.

Cores das categorias

Outra mudança adotada com o padrão Mercosul ocorreu nas cores das placas de acordo com cada categoria. O fundo branco foi mantido em quase todos os tipos de veículos, diferenciando a cor das letras e números da placa.

Por exemplo, os veículos particulares ficaram com a cor preta, enquanto os comerciais passaram a ter a combinação em vermelho. Carros oficiais, em azul; especiais (por exemplo, de teste), em verde; e os diplomáticos, em dourado.

Cor dos caracteres da Placa Mercosul é determinada de acordo com a categoria do veículo/Reprodução: Detran-SP

Veículos de coleção

Já as placas dos carros de coleção passaram por uma recente mudança, depois que muitos proprietários reclamaram da extinção da tradicional “placa preta” com o novo padrão. De acordo com a resolução 957/22 do Contran, em vigor desde 1º de junho de 2022, os veículos de coleção com mais de 30 anos, que atendem aos critérios de originalidade, poderão receber a placa com a cor de fundo preta e caracteres brancos, com validade restrita ao território nacional. Para isso, é necessária a emissão do CVCOL (Certificado de Veículo de Coleção).

Placas de veículos de coleção voltaram a ficar com o fundo preto em alguns casos

E os veículos de coleção modificados, que não receberão mais o CVCOL, usarão a placa Mercosul com fundo branco e caracteres prateados. Nesses casos, a placa é válida em todo o Mercosul.

Veja também

Como comprar carro por leilão?
Dia do Motorista: como surgiu a data