O pagamento do licenciamento 2022 SC começou em novembro para veículos com final de placa 9. Você pode realizar a quitação da taxa e regularizar a documentação do veículo de maneira simplificada com o Zul+.

A taxa é essencial para autorizar a circulação do veículo e o pagamento deve acontecer até a data limite entre os meses de março a dezembro. O vencimento exato vai depender do final da placa do seu carro.

Pague IPVA, licenciamento e multas com o Zul+ pela web

É importante lembrar que, para realizar o licenciamento, é necessário quitar todos os débitos pendentes do seu veículo, como IPVA e multas em aberto. Veja aqui como pagar o IPVA 2022 SC.

Calendário do licenciamento 2022 SC

O calendário de vencimento do licenciamento 2022 SC começou a vencer em março e vai até dezembro, quando ocorre o vencimento para placas com final 0.

Lembrando que você pode fazer o pagamento de maneira antecipada. A grande vantagem é regularizar a documentação do veículo e liberar o CRLV Digital 2022.

Veja o calendário do licenciamento 2022 SC abaixo:

PlacasPeríodo para o licenciamento anual
Final 1Até 30/03
Final 2Até 30/04
Final 3Até 31/05
Final 4Até 30/06
Final 5Até 31/07
Final 6Até 31/08
Final 7Até 30/09
Final 8Até 31/10
Final 9Até 30/11
Final 0Até 31/12

Qual o valor do licenciamento 2022 SC?

Em 2022, o licenciamento em Santa Catarina custa R$ 142,69.

Vale lembrar que essa taxa diz respeito à renovação do registro e documento do carro. Do valor pago para o licenciamento, 50% é destinado para o governo estadual e 50% para os municípios. Cidades com mais carros licenciados recebem verba diretamente proporcional.

Como pagar o licenciamento 2022 SC?

1) Consulte o vencimento para o seu veículo

O primeiro passo é checar a data de vencimento do licenciamento 2022 para o seu veículo. O calendário de pagamento varia de acordo com o mês e também o final da placa do carro.

Alguns parágrafos acima, você pode consultar o calendário oficial do licenciamento 2022 SC.

2) Pague todos os débitos pendentes do veículo

O pagamento do IPVA e das multas pendentes é obrigatório. Se existir algum débito do veículo ainda em aberto, você até consegue pagar a taxa de licenciamento pelo Zul+, mas não vai conseguir emitir o CRLV anual do seu carro.

3) Pague a taxa de licenciamento 2022 SC

No app Zul+, é possível realizar o pagamento simplificado de tudo junto usando Pix ou no cartão de crédito.

Para pagar o licenciamento 2022 SC pelo Zul+, basta seguir o passo a passo:

  1. Baixe o app Zul+ no seu iPhone ou Android;
  2. Toque em “IPVA, Multas e Licenciamento″ e consulte o valor;
  3. Faça seu cadastro e adicione seu veículo;
  4. Escolha a melhor opção de pagamento: à vista com Pix ou no cartão de crédito;
  5. Deslize o dedo para pagar.

O que acontece depois de pagar o licenciamento?

Pronto! Agora, é só baixar e até mesmo imprimir o CRLV eletrônico (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) do seu veículo. Veja como fazer o download do documento atualizado em nosso blogpost completo sobre o CRLV Digital 2022.

O que acontece se você não pagar o licenciamento?

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é uma infração gravíssima. A multa neste caso é de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.

Além disso, carro não licenciado pode ser apreendido se oferecer algum risco à segurança. A diferença agora é que, de acordo com a lei 14.299/21, sancionada em outubro de 2021, o condutor terá o veículo liberado – em uma primeira autuação – mediante o pagamento da taxa no momento da blitz. Ou seja, você pode pagar o licenciamento na hora, de forma online, por aplicativo.

Saiba mais sobre licenciamento atrasado em nosso blogpost completo.

Consulte e pague o licenciamento pela web com o Zul+