Andar com o IPVA vencido pode gerar uma grande dor de cabeça para o motorista por conta dos juros de atraso. Porém, deixar de pagar o imposto mais caro relacionado ao carro no Brasil não gera multa de trânsito nem apreensão do veículo. 

O verdadeiro problema do IPVA vencido é que ele impossibilita o licenciamento anual. E sem o licenciamento, veículo nenhum pode circular no trânsito. 

Quem está com o IPVA vencido não necessariamente está também com o licenciamento atrasado. E nesse caso, nenhum motorista precisa se preocupar caso seja parado por uma blitz.

Porém, quem pensa que deixar o IPVA atrasar pode até ser uma boa, é melhor já ir esquecendo essa ideia. O IPVA vencido acumula juros a cada dia de atraso e o débito vira dívida ativa em 60 dias, o que vai sujar o seu nome.

banner pague o ipva do seu carro em até 12x com o Zul+
No app Zul+, você pode parcelar o pagamento do IPVA vencido SP em até 12x e ainda consegue consultar outros tributos, como multas e licenciamento. Baixe o Zul+ no seu iPhone ou Android e tenha o app que deixa o seu carro muito mais completo.

Tem problema viajar com o IPVA atrasado?

Não se preocupe, não tem problema viajar com o IPVA atrasado. O problema só é real caso o licenciamento do seu veículo também esteja vencido. 

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é uma infração de trânsito gravíssima.

Isso significa que você será multado em R$294,47 caso a autoridade de trânsito verifique que o licenciamento do seu carro não está em dia. Além disso, o veículo também é retido pelo polícia e 7 pontos são somados a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Quanto tempo tenho para andar com o IPVA vencido?

transito de carros em avenida de sao paulo
O tempo para andar com o IPVA vencido vai depender de quando é o licenciamento do seu carro.

Por exemplo, no estado de São Paulo, um carro com placa final 8 deve ser licenciado até o mês de outubro. Logo, todos os débitos relacionados ao veículo (multas e IPVA) devem estar devidamente quitados até lá. 

Nesse caso específico, o motorista poderia andar com o IPVA vencido do final de março (quando se encerra o calendário oficial do IPVA) até outubro, quando é o limite para o seu licenciamento. Depois dessa data, ele dever quitar o IPVA atrasado. Caso este motorista opte por não pagar, ele poderá ser multado e ter o carro apreendido.

Dessa maneira, o tempo permitido para andar com o IPVA vencido é o período entre o final do calendário de pagamento do IPVA até o mês limite para o licenciamento do veículo.

Em São Paulo, o calendário de pagamento do IPVA 2021 se encerra no mês de março. Confira as datas de vencimento do licenciamento anual para calcular quantos meses o seu carro pode rodar com IPVA atrasado.

Placa

Quando pagar?
Final 1

Abril

Final 2

Maio
Final 3

Junho

Final 4

Julho
Final 5 e 6

Agosto

Final 7

Setembro
Final 8

Outubro

Final 9

Novembro
Final 0

Dezembro

Como pagar IPVA vencido?

telas do app zul+ em pagamento do IPVA 2021 SP

1. Baixe o app Zul+ no seu celular;

Busque por “Zul+” na loja de aplicativos do seu celular ou baixe o app aqui com o link direto: Zul+ para iPhone ou Zul+ para Android.

2. Faça seu cadastro pessoal no app;

Insira seu nome, CPF e e-mail para criar uma conta no app.

3. Informe o modelo, a placa e o Renavam do seu veículo;

Adicione seu veículo no app. O número do Renavam, presente no CRLV (documento) do carro, é fundamental para realizar a consulta do IPVA vencido na base de dados do Detran. 

4. Consulte o IPVA vencido do seu carro;

Após realizar o cadastro com sucesso, consulte o IPVA vencido. É muito simples. Basta tocar em “Multas, IPVA & Licenciamento” na home do aplicativo.

5. Escolha a melhor condição de pagamento e deslize para pagar 

Selecione se você deseja pagar o IPVA vencido SP à vista via Pix ou em até 12x no cartão de crédito ou nas carteiras digitais Apple Pay, Google Pay ou Masterpass.

É importante dizer aqui que a consulta do valor do IPVA 2021 ainda está disponível apenas para veículos emplacados no Estado de São Paulo

Mas fique tranquilo, o time do Zul+ já está trabalhando para que, em breve, a consulta do imposto também esteja aberta para motoristas de outras regiões do Brasil.

Qual o valor da multa por atraso no IPVA?

Em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a multa por atraso no IPVA é de 0,33% por dia até alcançar o limite de 20%, o que ocorre em 60 dias. Após esse período, o débito entra em dívida ativa. Vale lembrar também que o IPVA vencido sofre juros mensais baseados na taxa Selic.

Como já dito antes, rodar com o carro com IPVA atrasado não é uma infração. Assim, o proprietário não é penalizado com uma multa de trânsito ou pontos na CNH.

banner telas do app zul+ com pagamento de ipva