O calendário do IPVA 2023 SC começa a vencer nesta terça-feira (31) para pagamentos em cota única. A alíquota para veículos de passeio, utilitários e motor-casa, nacionais ou estrangeiros, é de 2%.
No Estado não há desconto para o pagamento em cota única. O parcelamento pelo governo em até três vezes começou a vencer no início do mês.
Além disso, você pode pagar o IPVA 2023 SC com o Zul+ pela web (via Pix) ou baixando o app em seu celular (Pix ou em até 12x no cartão de crédito). Tudo de um jeito simples, rápido e inteligente.
A seguir, o time do Zul+ te conta tudo o que você precisa saber sobre o IPVA 2023 SC e ainda te mostra qual a melhor opção para fazer o pagamento do tributo.
O que é o IPVA?
O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e o seu valor não é o mesmo para todos os automóveis.
Funciona da seguinte maneira: cada Estado cobra uma determinada porcentagem sobre o valor de mercado do veículo, que é definido pela Tabela Fipe.
Dessa forma, o preço de mercado do carro influencia diretamente no valor do seu IPVA. É por esse motivo que carros mais caros têm IPVAs mais caros.
Qual a alíquota do IPVA 2023 SC?
No caso de Santa Catarina, a alíquota do IPVA é de 2% sobre o valor de mercado para os veículos de passeio em geral.
Quando vence o IPVA 2023 SC?
O IPVA 2023 SC parcelado começou a vencer no dia 10 de janeiro de 2023 para carros com placa final 1.
O pagamento do IPVA 2023 SC pode ser feito de três maneiras diferentes: em cota única, parcelado em 3x pelo calendário do governo ou em até 12x com o app Zul+. Em todos os casos, o vencimento depende do final da placa.
Ao contrário de alguns Estados como SP e RJ, não é possível pagar o IPVA com desconto em Santa Catarina.
Quem tem direito à isenção do IPVA 2023 SC?
Em Santa Catarina, veículos com mais de 30 anos de fabricação são isentos do pagamento do IPVA 2023 SC.
De acordo com a SEF (Secretaria de Estado da Fazenda), a legislação do IPVA também prevê várias hipóteses de isenção do imposto, como por exemplo para:
- Veículo terrestre adaptado para ser dirigido, exclusivamente, por motorista portador de deficiência física que o impeça de dirigir veículo normal;
- Veículo terrestre de propriedade de pessoa portadora de deficiência física, visual, mental severa ou profunda ou autista, ou de seu responsável legal, para uso do deficiente ou autista, ainda que conduzido por terceiro (equipado com motor de cilindrada não superior a dois mil centímetros cúbicos);
- Veículo terrestre de aluguel (táxi), dotado ou não de taxímetro, destinado ao transporte público de passageiros;
- Veículos terrestres e de embarcações de propriedade das sociedades corpos de bombeiros voluntários devidamente registradas e reconhecidas como de utilidade pública municipal e estadual;
- Veículos de consulados credenciados junto ao governo brasileiro;
- Veículos de instituições religiosas, de educação e de assistência social;
- Veículos de associações de pais e amigos de excepcionais legalmente constituídas;
- Veículos dos partidos políticos.
Para a concessão das isenções, é necessário o preenchimento de determinadas condições e requisitos, que serão analisadas e concedidas por meio de processos administrativos. Veja mais informações a respeito na página da SEF.
É seguro pagar o IPVA no Zul+?
Sim, é muito seguro usar o Zul+. Após o pagamento do IPVA 2023 SC, enviamos um comprovante via e-mail para você acompanhar a quitação do débito junto ao Detran-SC.
O Zul+ foi desenvolvido com tecnologia nativa de cada plataforma, utilizando as melhores práticas de segurança e usabilidade. A nota média é de 4,9 (máximo de 5) nas lojas de aplicativos, considerando mais de 250 mil avaliações.
IPVA atrasado dá multa?
IPVA atrasado não dá multa de trânsito. Na verdade, a multa por IPVA atrasado está relacionada ao acréscimo de juros diários e mensais no valor do imposto, mas deixar de pagá-lo não gera uma infração de trânsito.
Contudo, se você não pagar o IPVA, você não consegue licenciar seu carro. De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é uma infração gravíssima. A multa neste caso é de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.
E sem o licenciamento em dia, o veículo pode até ser retido caso seja parado em uma blitz policial e apresente algum risco à segurança. Além disso, o nome do proprietário é incluído na dívida ativa e também na lista de devedores do SPC, Serasa e SCPC.