A Zona Azul é o sistema de estacionamento rotativo mais popular do Brasil. Nele, o motorista paga um valor para utilizar a vaga por tempo limitado. Após o término do período permitido, o condutor deve retirar o carro para outros motoristas terem a oportunidade de estacionar.

placa de estacionamento zona azul no centro da cidade
A Zona Azul funciona nos dias de feriados caso a demanda da população pelas vagas de estacionamento seja alta.

A política de rotatividade de veículos promove que mais pessoas tenham acesso a um mesmo espaço público, que, neste caso, seriam as vagas de estacionamento nas ruas e avenidas da cidade.

O sistema de Zona Azul foi implantado para democratizar o estacionamento público principalmente nos grandes centros urbanos, reconhecidos por serem regiões com grande concentração de pessoas.

O horário de funcionamento da Zona Azul costuma variar bastante de acordo com a cidade, bairro, dia da semana e horário. Geralmente, o sistema de estacionamento rotativo opera de segunda a sexta, ao longo do dia, e aos sábados, em um período mais curto. No entanto, em alguns locais, a Zona Azul funciona também aos domingos e feriados.

Por conta das diferenças entre as regras de cada região quanto ao funcionamento do estacionamento rotativo nos feriados, é imprescindível que o motorista verifique as placas de sinalização na hora em que for estacionar. Nelas estarão contidas todas as informações necessárias para a utilização da Zona Azul.

Tá na dúvida se o estacionamento rotativo está valendo? Descubra se a Zona Azul funciona hoje.

banner do zul+ tudo do carro em um único app
Descubra se estacionamento rotativo Zona Azul está liberado ou não na sua cidade com o app Zul+.

Por que a Zona Azul funciona no feriado?

O sistema de estacionamento rotativo Zona Azul não funciona somente de segunda a sexta, mas também aos sábados, domingos e feriados. O funcionamento fora dos dias úteis se deve por conta de existirem necessidades específicas da população em áreas especiais.

Geralmente, em lugares como parques, estádios, pontos turísticos, praias e outros locais de grande concentração, a Zona Azul é mantida nos dias de feriados. Essas regiões têm características muito específicas e a política de rotatividade de vagas, proposta pela Zona Azul, busca atender essa grande procura por onde estacionar.

Conheça 10 outras políticas de mobilidade urbana que buscam simplificar os deslocamentos nas grandes cidades do Brasil e do mundo.

Confira como a Zona Azul funciona no feriado nas principais cidades do Brasil:

Funcionamento da Zona Azul Digital em São Paulo no feriado

As regiões de São Paulo que têm Zona Azul nos feriados são o estacionamento do Parque do Ibirapuera, do Parque da Aclimação e o estacionamento da Praça Charles Miller. Ambas regiões funcionam de segunda à segunda.

No Parque Ibirapuera e no Parque da Aclimação, o horário de funcionamento da Zona Azul Digital nos feriados é das 8h às 18h. A mesma regra se encaixa aos sábados e domingos.

Em ambos os parques, um crédito digital equivale a 2 horas, sendo que o mesmo veículo pode permanecer na mesma vaga por até 4 horas. Ou seja, o motorista pode utilizar até 2 créditos, prolongando o período direto pelo aplicativo.

Já na região do Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller, o horário de funcionamento da Zona Azul no feriado, e aos sábados e domingos, é das 9h às 18h. Lá, o crédito digital vale por 3 horas e o motorista pode renová-lo por uma vez, estendendo o tempo por até 6 horas na mesma vaga.

Na capital paulista, o Mercado da Cantareira, mais conhecido como Mercadão, também é considerado uma região especial. Com um intenso comércio de alimentos e grande circulação, o Mercadão é também um ponto turístico da cidade.

Embora a Zona Azul opere todos os dias da semana das 7 às 18h, nos dias de feriado, o estacionamento rotativo do local não funciona, diferente das outras regiões especiais da cidade.

Saiba tudo sobre como a Zona Azul Digital funciona em São Paulo aqui.

Baixe o app oficial da Zona azul São Paulo para iOS e Android.

Como a Zona Azul Digital em Salvador funciona no feriado?

Em Salvador, na maioria das regiões de Zona Azul o horário geral de funcionamento é de 2ª a 6ª das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 13h. No entanto, existem algumas regiões da capital baiana que apresentam a obrigatoriedade do crédito aos domingos e feriados.

No bairro da Barra, na ruas Barão de Sergy, Professor Fernando Luz, a Zona Azul Digital opera, aos domingos e feriados, das 7h às 19h e das 19h às 1h, dependendo do nível de duração.

Na Rua Afonso Célso, no mesmo bairro da barra, a Zona Azul opera em período integral aos domingos e feriados devido à alta demanda por vagas de estacionamento na região.

Entenda como funciona a Zona Azul Digital em Salvador aqui.

Como funciona o Rotativo Digital em Belo Horizonte no feriado?

Em Belo Horizonte, o Estacionamento Rotativo não funciona nos feriados e opera somente de segunda a sábado. Somente no Parque das Mangabeiras o sistema funciona aos domingos das 8h às 17h.

Além disso, no parque, o uso do crédito digital é obrigatório todos os dias da semana exceto às segundas-feiras, dia em que o parque se encontra fechado.

Saiba tudo sobre o Rotativo Digital de Belo Horizonte acessando nosso blogpost sobre o estacionamento público na capital mineira.

Funcionamento da Zona Azul Digital em Fortaleza no feriado

Na cidade de Fortaleza, a Zona Azul Digital funciona aos feriados com a mesma regra do domingo sinalizada nas placas de estacionamento rotativo. Nas regiões da Varjota, da Avenida Beira-Mar, do Parque Manibura e da Cidade dos Funcionários, a Zona Azul opera das 7h às 15 aos domingos e feriados.

Já na região da Praia do Futuro, o horário de funcionamento do estacionamento rotativo digital aos domingos e feriados é das 7h às 19h.

Confira tudo sobre como funciona a Zona Azul Digital em Fortaleza aqui.

Como funciona o EstaR em Curitiba no feriado?

De acordo com informações divulgadas no site do Setran (Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba), o Estacionamento Regulamentado não funciona aos domingos e feriados. Segundo as placas de sinalização, o EstaR opera somente nos dias úteis das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 14h.

O EstaR de Curitiba se modernizou e o motorista agora pode estacionar o carro com Zul Digital. Baixe já o app na App Store ou na Play Store e tenha a melhor experiência de pagamento de estacionamento rotativo da capital paranaense.

Como o Rio Rotativo no Rio de Janeiro funciona no feriado?

Na Zona Sul do Rio de Janeiro, como nas praias do Leme e de Copacabana, o Rio Rotativo funciona somente aos sábados, domingos e feriados das 7h às 19h, sendo que durante a semana, é proibido o estacionamento de veículos em algumas áreas próximas às praias.

placa de estacionamento rio rotativo em praia no rio de janeiro
Nas praias cariocas, é necessária a rotatividade de vagas nos feriados por conta da alta demanda por estacionamento. Foto: Ângela Goldstein

Em outras regiões da cidade, como nos arredores do Largo de São Francisco da Prainha, no bairro da Gamboa, o Rio Rotativo opera durante os dias úteis da 7h às 19h e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 13h.

banner app zul+ seu carro mais completo