No Brasil, diversas empresas contam com veículos registrados em seu nome para serem utilizados por seus funcionários. Porém, não faz sentido transferi-los para cada um deles, por conta de tempo e burocracia. Assim, o veículo permanece no nome da empresa que o comprou.

Como consequência, surgem algumas dúvidas em relação à utilização de um carro registrado por uma Pessoa Jurídica, principalmente por conta da documentação e no caso de possíveis infrações de trânsito, já que não há nenhuma Carteira Nacional de Habilitação registrada naquele veículo.

Para ajudar você com essas dúvidas em relação ao CRLV de Pessoa Jurídica, o Zul+ preparou este post explicando tudo sobre o tema. Confira a seguir:

O que é o CRLV Digital?

O CRLV Digital é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico. Na prática, ele é o documento do carro que deve ser renovado anualmente. Também conhecido como CRLV-e, ele contém todas as informações do antigo CRLV impresso, porém em um novo layout.

Vale lembrar que licenciar o veículo é fundamental para obter o CRLV Digital. Veja quando vence o licenciamento 2023 no seu Estado neste post.

Problemas para baixar o CRLV digital do seu carro? Saiba o que fazer.

O porte do documento do carro é obrigatório?

Sim, o porte do CRLV é obrigatório. Segundo o artigo 133 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), é obrigação de todo motorista sempre portar o documento atualizado.

A infração por não portar o CRLV (impresso ou digital) é de gravidade leve, como prevê o artigo 232 do CTB. A multa é de R$ 88,38 e 3 pontos acrescentados à CNH. O veículo também fica retido pela polícia até a apresentação do documento.

Multa de trânsito para Pessoa Jurídica: como funciona?

Atualmente, há duas formas possíveis de obter o CRLV-e tanto para PF quanto PJ: pelo smartphone ou impresso em qualquer impressora caseira.

Como baixar o CRLV Digital de Pessoa Jurídica pelo Zul+?

Ao contrário do veículo registrado em nome de Pessoa Física, o CRLV-e de Pessoa Jurídica não pode ser obtido por meio da CNH Digital – que você baixa pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito).

Mas, se você for de um Estado em que o serviço esteja disponível pelo Zul+, pode baixar o CRLV-e de Pessoa Jurídica pelo aplicativo. Atualmente, é possível emitir o CRLV no app nos seguintes Estados: Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

Em breve, a funcionalidade também estará disponível para outros Estados.

Para baixar o CRLV-e de Pessoa Jurídica, você pode fazer de duas maneiras pelo Zul+. Acompanhe a seguir:

Cadastro pelo CPF

  1. Baixe o app Zul+;
    Busque por “Zul+” na loja de aplicativos do seu dispositivo ou baixe o app aqui com o link direto: iPhone ou Android.

  2. Faça o cadastro e registre o veículo;
    Insira seu nome, CPF e e-mail para criar uma conta no app. Adicione também o veículo em questão. O número do Renavam, presente no CRLV atual, será fundamental para realizar a emissão do novo documento na base de dados do Detran.

  3. Toque em “CRLV Digital”;
    Depois de concluir o cadastro, toque em “CRLV Digital” na home do Zul+. Também é possível acessar o documento clicando na aba de “IPVA, Multas & Licenciamento”.

  4. Solicite a emissão do CRLV;
    Clique em “Emitir documento”. O aplicativo vai perguntar se o veículo está registrado em seu nome. Aqui, você marca o CPF ou CNPJ do proprietário.

  5. Pague a taxa de emissão;
    Pague a taxa de emissão do CRLV Digital. Vale dizer que o custo varia de acordo com a localidade. Para saber o valor em seu Estado, consulte no aplicativo. Após o pagamento, o documento ficará disponível no app entre 1 e 5 dias úteis, caso não exista nenhuma pendência para a emissão.

  6. Caso você já tenha um CRLV no seu app Zul+, você deve clicar nos três pontos no canto superior direito e clicar em “Emitir novo documento”.

  7. Também é possível anexar o CRLV Digital no Zul+ de maneira gratuita caso você já tenha emitido o documento anteriormente. Para isso, basta você baixar o CRLV no site do Detran ou app CDT, enviar o arquivo para o seu celular e depois anexá-lo no app Zul+ clicando em “Anexar documento”.

  8. Pronto! Consulte o documento quando quiser.
    Depois da emissão do documento no Zul+, você poderá consultar o documento em qualquer horário do dia, mesmo se estiver sem acesso à internet.

Cadastro pelo CNPJ

Nesta opção, você pode fazer o cadastro no Zul+ já utilizando o CNPJ da empresa que tem o veículo registrado em nome dela. Para isso, basta seguir o mesmo passo a passo acima, mas informando o CNPJ da empresa já no cadastro (passo 2).

Outros Estados

O CRLV Digital PJ também pode ser baixado no site da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), sendo necessário ter o Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da Pessoa Jurídica proprietária do veículo. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o Portal de Serviços da Senatran;
  2. Clique em “Entrar com gov.br”, depois selecione “Certificado digital”;
  3. Na tela inicial clique em “Meus Veículos”;
  4. Na sequência, serão exibidos os veículos registrados em nome da Pessoa Jurídica;
  5. Clique no veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos “pdf” ou “p7s”;
  6. O documento será baixado e você poderá imprimi-lo em folha A4.

Veja também
Licenciamento atrasado: como pagar?
e-CRV: o que é e como obter?