O IPVA atrasado pode ser uma grande dor de cabeça. O não pagamento do imposto compromete a vida financeira de qualquer motorista, já que o valor da dívida aumenta a cada dia de atraso. Além disso, o IPVA atrasado também impossibilita o licenciamento do veículo. E sem a renovação anual do documento, o carro corre o risco de ser apreendido pela polícia.

A melhor recomendação sobre o que fazer com o IPVA atrasado é parcelar o débito o mais rápido possível. Seja por perder o calendário de pagamento ou por não conseguir arcar com os custos do imposto, deixar o IPVA atrasar é muito mais preocupante. No entanto, o motorista consegue regularizar o débito de algumas maneiras, que falaremos aqui.

Uma delas é com o app Zul+. Com ele, motoristas dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Ceará, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso e Roraima conseguem consultar o valor e pagar o IPVA atrasado em até 12x. Tudo de maneira simples, rápida e segura.

Confira o calendário atualizado de pagamento do tributo em nosso post com as datas de vencimento do IPVA 2023 nos Estados

Como emitir o boleto do IPVA atrasado?

Há também outras maneiras possíveis para pagar o IPVA atrasado. Uma delas é realizar o pagamento do débito em atraso em uma conta bancária por meio do site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu Estado:

  1. Acesse o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu Estado;
    Na página do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu Estado, você deve realizar seu cadastro e consultar os débitos pendentes do veículo. Para visualizar o valor do IPVA atrasado, informe a placa e o número do Renavam do seu veículo.

  2. Emita uma nova Guia;
    Após realizar a consulta e identificar o débito, você deve gerar um boleto para pagar o IPVA atrasado, também conhecido como Guia para Regularização de Débitos (GRD). Neste documento estarão os valores atualizados, com os juros e multas já inclusos para o pagamento.

  3. Escolha uma forma de pagamento;
    Para efetuar o pagamento é possível optar por pagar o valor integral de uma vez ou parcelar o débito com juros.

Atualmente, existem soluções para o pagamento do IPVA atrasado como o Zul+, mencionado anteriormente.

Como pagar IPVA atrasado parcelado?

A melhor solução para o pagamento do IPVA em atraso é pelo Zul+. O aplicativo oferece diversas formas de pagamento e permite o parcelamento do débito em atraso em até 12 vezes.

Para isso, veja o passo a passo a seguir:

  1. Baixe o app Zul+ no seu celular;
    Busque por “Zul+” na loja de aplicativos do seu dispositivo ou baixe o app com o link direto: Zul+ para iPhone ou Zul+ para Android.

  2. Faça seu cadastro pessoal no app;
    Insira seu nome, CPF e e-mail para criar uma conta no app.

  3. Informe o modelo, a placa e o Renavam do seu veículo;
    Adicione seu veículo no app. O número do Renavam, presente no CRLV (documento) do carro, é fundamental para realizar a consulta do IPVA vencido na base de dados do Detran.
     
  4. Consulte o IPVA atrasado do seu carro;
    Após realizar o cadastro com sucesso, consulte o IPVA atrasado. É muito simples. Basta tocar em “IPVA, Multas & Licenciamento” na home do aplicativo.

  5. Escolha a melhor condição de pagamento e deslize para pagar.
    Selecione se você deseja pagar à vista ou em até 12x no cartão de crédito.

O que acontece se eu atrasar o IPVA?

O IPVA atrasado é capaz de gerar diversos transtornos para quem dirige. Ao deixar o imposto atrasar, a taxa passa a acumular juros, aumentando seu valor a cada dia.

Em Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a multa por IPVA atrasado é de 0,33% por dia de atraso até alcançar o limite de 20%, o que ocorre em 60 dias. E o IPVA atrasado também sofre juros mensais baseados na taxa Selic.

Lembrando ainda que não pagar o IPVA impossibilita a emissão do licenciamento do veículo. De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é uma infração gravíssima. A multa neste caso é de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.

E, sem o licenciamento em dia, o veículo pode até ser apreendido caso seja parado em uma blitz policial e apresente algum risco à segurança.

Ao deixar de pagar o IPVA no prazo previsto, inicia-se também o processo de cobrança do valor por meio do envio da Notificação de Lançamento ao devedor, que é publicada no Diário Oficial do Estado e enviada ao endereço cadastrado do contribuinte e proprietário do veículo.

​Após 30 dias do lançamento e não havendo contestação ou pagamento, o débito poderá ser liberado para inscrição em dívida ativa.

O que é veículo com bloqueio diversos?

IPVA atrasado dá multa?

IPVA atrasado não dá multa. Na verdade, a multa está relacionada ao acréscimo de juros no valor do imposto e não representa uma infração de trânsito.

Ao deixar de pagar o tributo dentro do prazo estipulado pelo calendário estadual, você terá que arcar com uma multa de acordo com o tempo de atraso. O valor é calculado sobre o imposto do carro e não gera pontos na CNH do proprietário.

IPVA SP: transferência é liberada mesmo com parcela atrasada 

Pode apreender veículo com IPVA atrasado?

Não, veículo com IPVA atrasado não pode ser apreendido. O IPVA é um tributo e não pode ser cobrado de maneira coercitiva. Dessa forma, o Estado, representado pela polícia ou agente de trânsito, não pode apreender o veículo como forma de forçar o proprietário a pagar o imposto.

Quanto tempo tenho para andar com IPVA atrasado?

Como vimos aqui, deixar de pagar o IPVA não leva à apreensão do veículo. Dessa maneira, o tempo limite para andar com o IPVA atrasado é o prazo de vencimento do licenciamento do carro, quando será preciso quitar todos os débitos pendentes.